Rio das Ostras comemora Semana da Água com ações educativas | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras comemora Semana da Água com ações educativas

Entre as ações, houve palestras e atividades informativas sobre o uso racional da água
Técnicos da Prefeitura participam de Fórum e alunos desenvolvem projetos nas escolas

O Dia Mundial da Água, 22 de março, não passou em branco em Rio das Ostras. Durante a semana, as escolas municipais se mobilizaram e promoveram projetos educativos, caminhada e exposições. Técnicos da Prefeitura e o secretário de Meio Ambiente, Max Almeida, participaram de um fórum, na terça-feira, 22, com estudantes do curso de Meio Ambiente, da Escola Técnica Profissional - ETP.

As escolas municipais promoveram atividades lúdicas e educativas, envolvendo professores, alunos e comunidade. Entre as ações, houve palestras e atividades informativas sobre o uso racional da água e a preservação dos recursos hídricos.

Alunos da Escola Municipal Ondina Pinto Marcondes, no Âncora, fizeram uma caminhada até o rio Jundiá e distribuíram panfletos para a população. A Escola João Bento Duarte Neto, em Nova Esperança, apresentou exposição de maquetes. A Escola Municipal Alzir David Pereira, no Serramar, programou apresentações teatrais sobre o tema, além de outras unidades escolares, que também debateram questões relacionadas à água em diferentes projetos.

FÓRUM – Os estudantes do curso técnico de Meio Ambiente da ETP debateram com especialistas da Prefeitura a situação da água no Planeta e propostas para garantir a manutenção desse recurso natural. Participaram do fórum, o secretário de Meio Ambiente, Max Almeida, o especialista em Meio Ambiente e representante do Comitê de Bacias dos rios Macaé e das Ostras, Mauro Prioste, o professor e assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Ivan Noé, e coordenadoras da Núcleo de Educação Ambiental Claudia Correa e Celma Nunes, além da professora Priscila Araújo, da escola técnica.

O secretário Max Almeida falou sobre as ações da Prefeitura em prol da preservação da água no município, destacando as obras de saneamento. “Estamos cumprindo a legislação, fiscalizando os empreendimentos, mantendo projetos de recuperação de mata ciliar e arborização e estimulando o controle social do uso desse recurso, com participação no Comitê de Bacias e no Conselho de Meio Ambiente”, explicou o secretário.

Ele lembrou das medidas mitigadoras e compensatórias exigidas pela Secretaria de Meio Ambienta para compensar o impacto ambiental dos novos empreendimentos, como a impermeabilização do solo causada pelas construções.
Os especialistas falaram ao público sobre propostas que garantam a preservação da água diante do adensamento das cidades e responderam perguntas dos alunos do curso.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. O bairro de Nova Cidade realmente foi esqueçido.
    São ruas sem asfalto, sem esgoto, ainda temos fossas em nossas casas e em algumas ruas só cae agua uma vez por semana e em outras nem isso.
    A rua que moro por exemplo hoje tem tubulação de agua do CEDAE porque mensalmente fui a sede do CEDAE pedir por tubulação e enfim depois de participar de reuniões com associação amigos de bairro, prefeito e dirigentes do CEDAE colocaram mesmo assim não colocaram hidrometros, mas mesmo sem hidrômetro eu recebo mensalmente conta de agua, gostaria de saber onde eles leem meu consumo de agua se não tem marcador ou melhor hidrometro.
    E como citei antes nossa agua não é diária cae uma vez por semana isso quando não dizem que dá problema como em janeiro que caiu agua no dia 7 de janeiro e depois só no dia 4 de março.
    Olha o absurdo tres anos indo mensalmente ao CEDAE.
    Convivemos em completa sujeira sendo que nem a coleta de lixo é feita em todas as ruas.
    Na rua Sete só se recolhe do lado direito da rua se colocar o lixo do lado esquerdo não recolhem.
    O valão em frente o parque da cidade que antigamente era limpo quase toda a semana não vê limpeza a meses ou melhor a anos.
    Eu moro na rua da Fonte Travessa 3 Nova cidade e não recolhem o lixo da rua que moro desde o dia 15 de março, será tão difícil normalizar pelo menos isso?
    Saiu uma matéria que escrevi para o jornal Primeira Hora, ligo todos os dias no SEMAP e todos os dias quando me atendem fingem que é a primeira vez que telefono, são novos protocolos e ainda pegam de novo meu nº de telefone e nem sei porque anotam, já que nunca ligaram, fui pessoalmente ao SEMAP e lá chegando fui informada que os fiscais não ficam lá o dia todo (só na parte da manhã e isso é até 11 horas mais ou menos) e ai marcaram então uma nova reclamação minha e pra variar não me deram nenhuma resposta.
    Já escrevi tres vezes a ouvidoria para que tome providencias junto ao SEMAP e a resposta que recebo é que não tem resposta para me dar, pois alegam que o SEMAP não se manifestou ainda.
    Graças as ruas não asfaltadas temos muita lama e agua empoçada em dias de chuvas e dias após as chuvas é agua empoçada pra todo lado, terrenos abandonados que tambem ficam cheios de agua, mas diz a vigilância a quem tambem já recorri e lá fui informada que poças de lama e de terrenos não tem mosquito da dengue porque a folhagem dos terrenos não permite que o mosquito se crie na poça de agua e tambem não cria na poça de agua com lama.
    Pedi o caro fumacê e eles alegam que é ineficiente que foi constatado qeu não tem quase nenhum efeito sob o mosquito, então pergunto se de nada adianta o fumaçê porque ele passa nas ruas do centro e de bairros nobres e não de Nova Cidade.
    Somos realmente os sujos de Rio das Ostras, portas com lixo, quintais com fossas e saimos com lama ou terra nas bainhas das calças e em nossos sapatos.
    Será que em eleição virá alguem aqui já que não vem ninguem durante quase quatro anos nem para recolher o lixo?
    Att

    Viviane

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade