ROC&VB capta 4 provas ciclísticas Audax para calendário de eventos 2011
No ano de 1904, a França foi palco da primeira grande prova ciclística da europa no estilo audax-randonnée.
Em 2011, Rio das Ostras será palco das quatro etapas classificatórias para a mais tradicional prova ciclística do mundo: o Paris - Brest - Paris de 1200 km, que ocorrerá em agosto, na França.
Na Região dos Lagos, ciclistas do Rio de Janeiro e de outros estados vão pedalar provas organizadas pelo Clube Audax Rio de 200, 300, 400 e 600 km para obterem o Brevet, atestado de capacidade para se inscrever no tradicional evento francês que reune milhares de ciclistas de todo o mundo.
No ano de 1904, a França foi palco da primeira grande prova ciclística da europa no estilo audax-randonnée. Saindo de Paris até Brest, no Noroeste francês e voltando, num evento esportivo não competitivo de 1200 km. Todos os que concluem dentro de um limite de tempo de 92 horas recebem a medalha. Anos mais tarde essa prova deu origem ao mundialmente famoso Tour de France (Volta da França), versão competitiva do Paris-Brest-Paris (PBP). Realizado a cada quatro anos o PBP chega a ter mais de 5 mil ciclistas de diversos países, todos atletas amadores, já que os profissionais não são aceitos no evento.
Para poder se inscrever no PBP 2011, os atletas devem completar as quatro etapas dentro do tempo limite calculado com base na média horária de 15 km/h, ou seja, 13hs 30 min para os 200km, 20 hs para os 300 km, 27 hs para os 400 km e 40 horas para os 600 km.
Cada etapa é chamada de Brevet e é classificatória para a próxima. Todas terão largada e chegada em Rio das Ostras.
Apenas veículos a propulsão humana podem ser usados, tais como patins, skates, patinetes e bicicletas, mas estas são as preferidas da maioria. Qualquer tipo de bicicleta é aceito e não há divisão por categorias ou limitação de equipamentos e acessórios. Os participantes recebem uma planilha e um mapa com a rota a ser seguida e devem parar em Postos de Controle ao longo do caminho para registrar sua passagem em um passaporte. Apenas nos PCs eles podem receber apoio de equipe, parentes e amigos, no resto do percurso devem ser autosuficientes, mas podem parar em lanchonetes, oficinas mecânicas, etc, bem como receber auxílio de outros participantes.
Os eventos são homologados pelo Audax Club de Paris (ACP), já que o Audax Rio é uma instituição organizadora reconhecida pelo órgão máximo do Audax-randonnée. Cabe ao Audax Rio organizar os eventos, receber as inscrições, garantir o cumprimento do regulamento e enviar os resultados ao ACP.
São esperados 100 atletas no Brevet 200 de 20 de fevereiro, a primeira etapa de um calendário que inclui ainda o Brevet 300 (18/03), Brevet 400 (14/05) e o Brevet 600 (18/06), todas acontecendo em Rio das Ostras.
Para participar dessa aventura basta acessar www.rio.audax.org.br.
As provas do Audax foram captadas pelo Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, associação, que não tem fins lucrativos, e congrega empresas e entidades ligadas aos setores de turismo, transportes, comércio e serviços de Rio das Ostras. A função do Convention Bureau é promover o turismo e suas atividades inerentes, atraindo novas oportunidades de negócios para seus associados, fortalecendo, assim, a imagem da cidade.
O Convention tem ainda a missão de promover e ampliar o potencial turístico da região, aumentando o fluxo de turistas de negócios ou de lazer. Por meio de apoio e captação de eventos ou promovendo os atrativos turísticos da região, e de parcerias que envolvem programas de treinamento e capacitação de mão-de-obra, desempenha um papel estratégico no desenvolvimento sócio-econômico de Rio das Ostras, sendo o principal articulador da parceria entre o poder público e o privado, estruturando atividades turísticas, promovendo e divulgando o destino e, consequentemente, o aumento do fluxo de turistas na região.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!