Rio das Ostras é pioneira na utilização de novo cadastro da Bolsa Família | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras é pioneira na utilização de novo cadastro da Bolsa Família

Município foi um dos oito escolhidos pelo Governo Federal para testar a versão 7.0 do Cadastro Único

O Cadastro Único identifica famílias de baixa renda e reúne dados para as políticas sociais do município e Governo Federal.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome escolheu Rio das Ostras como um dos oito municípios, entre os 5.561 do País, para utilizar o novo sistema de cadastramento de programas sociais do governo federal, dentre eles, o Bolsa Família. A cidade foi escolhida por seu perfil de desenvolvimento tecnológico e pelo compromisso da Administração Municipal em contribuir para a concretização do projeto.

O Cadastro Único identifica famílias de baixa renda e reúne dados que vão direcionar as políticas sociais do município e Governo Federal. A nova versão do cadastro foi lançada no último dia 7, em Brasília, durante as comemorações dos sete anos do Programa, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente eleita Dilma Rousseff, da Ministra da pasta, Márcia Helena Carvalho, e da secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Márcia Almeida, além de outras autoridades.

Em Rio das Ostras, cabe à Secretaria de Bem-Estar Social cadastrar os moradores em projetos sociais do governo federal como o Programa Bolsa Família.

“Ficamos satisfeitos com o reconhecimento do Governo Federal do nosso município como um parceiro efetivo na consolidação das políticas sociais voltadas para as famílias de baixa renda. O levantamento desses dados vai contribuir tanto para que programas federais alcancem seus objetivos, quanto para a eficiência das ações da Prefeitura”, disse a secretária Márcia Almeida.

MAIS PARCERIAS - A secretária ressaltou também a importância de participar do desenvolvimento da nova tecnologia. “Conseguimos sair na frente. Apenas oito municípios começaram a implantação e fazer parte do que há de mais moderno em tecnologia é essencial para melhorar nossos serviços”, completou. Márcia Almeida colocou o Sistema de Avaliação de Ensino de Rio das Ostras, com eficácia comprovada, à disposição do Governo Federal, que busca instrumentos de avaliação dos estudantes beneficiados pelo Bolsa Família.

Durante seu pronunciamento, o gerente operacional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Augusto da Silva, agradeceu a parceria na implantação do sistema. “Rio das Ostras e os outros sete municípios estão de parabéns por acreditarem no trabalho que desenvolvemos. Agradeço esta confiança e o apoio que nos foi dado”.

NOVO SISTEMA – O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Essas informações possibilitam o reconhecimento da realidade socioeconômica da cidade.

A nova versão, chamada de V7, traz aprimoramentos que permitem caracterizar melhor as famílias, identificando situações de vulnerabilidade, como moradores de rua e crianças submetidas a trabalho infantil. Também permitirá a inserção de dados mais qualificados sobre domicílios e necessidades de pessoas com deficiência.

No novo projeto, a cidade está ao lado de capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba. Também foram escolhidos os municípios de Piraí (RJ) e Nova Lima (MG).

BOLSA FAMÍLIA – Voltado para a redução da pobreza e fomento ao desenvolvimento, o programa completou sete anos em outubro deste ano, somando investimentos que chegam a R$ 60,2 bilhões. O benefício médio do Bolsa Família, significa um acréscimo, em média, de 47% na renda das 50 milhões de pessoas atendidas em todos o Brasil.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Excelente a matéria sobreo "Bolsa Família" . Sou agente social da PMRO e só tenho a elogiar a iniciativa da cidade em participar da nova versão do cadastro único.Como sempre Rio das Ostras se destaca na área social. Todos nós estamos de parabéns!!! Margareth Muniz de Souza

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!