Congresso defende a unidade nacional e internacional dos trabalhadores
A participação dos parlamentares do Rio de Janeiro Alcebíades Sabino e Jandira Feghali, destaca a união da classe aquaviário.
Acontece em Rio das Ostras o 5º Congresso Extraordinário da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreos, na Pesca e nos Portos, o evento começou ontem segunda-feira, (29) de novembro e vai até amanhã, 1º de dezembro no Vilarejo Praia Hotel, No evento está sendo debatidos os rumos de ação sindical para os próximos anos e os cenários dos mercados de trabalho para os setores que a Confederação representa, o congresso reúne parlamentares, lideranças sindicais nacionais e argentinas. Presente também estava o Ministro interino da Pesca e Aquicultura Clebrson Carneiro Zavaski.
A deputada federal Jandira Feghali, lembra aos congressistas a luta que foi negociar com os parlamentares e a situação, na época do governo Fernando Henrique Cardoso, que queriam privatizar a Petrobrás, principalmente a Frota Nacional de Petroleiros (FRONAPE). Necessitamos fortalecer a classe e estar vigilante, respaldar a mulher e unicidade sindical. “Seria muito confortável continuar secretária, mas, sei da importância de nossa luta, pela classe trabalhadora marítima, pesqueira e os demais seguimentos aqui presentes” salientou.
O deputado reeleito, Alcebíades Sabino, presidente da Comissão de Aquicultura e pesca da ALERJ, agradece a comissão organizadora por realizar o evento em Rio das Ostras, deixando clara a felicidade de receber importantes entidades da classe em um só lugar, a presença do Secretário do Meio Ambiente, Max de Almeida, representante da prefeitura de Rio das Ostras e ao vereador Alzenir Pereira Melo, “Nini”, representando o poder legislativo. No congresso, o parlamentar explica que, nos últimos dez anos, ano a ano, a Federação de Pescadores do Rio de Janeiro, Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), esta perdendo os recursos, profissionais, e convida aos presentes a comparecer na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) para criar força para melhorar a situação. “Lamentavelmente admitimos que estejamos ainda desarticulados, mas, todos aqui estamos para resgatar o crescimento da classe e garantir o sucesso”, declarou Sabino.
Delegação Argentina
Já o líder da delegação argentina, Henrique Venturini, em entrevista ao ROJORNAL, disse que devemos resgatar a marinha mercante e não permitir que os navios com bandeira de conveniência continuem trabalhando e navegando em nossas águas sem pagar os encargos como deve ser. “Argentina e Brasil tem frota suficiente para trabalhar e dar trabalho a sua gente, sem a necessidade dos navios com bandeira de conveniência”, “Essas empresas exploram demais os países em desenvolvimento, eles só querem ganhar sem se importar com os demais, principalmente os trabalhadores”, afirma o representante da Confederação Geral dos Trabalhadores da Argentina.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!