O projeto de construção de banheiros obedece a um modelo padronizado.
Verba de R$243 mil permite a realização das obras
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Habitação, Saneamento e Urbanismo, detectou que há várias residências que não dispõem de banheiros, no município. O problema está sendo combatido graças a uma parceria do governo municipal com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O convênio de R$243 mil foi obtido através da Assessoria de Captação de Recursos. As obras de 60 banheiros na localidade Palmital acontecem até dezembro.
De acordo com o secretário de habitação, Carlos Alberto de Oliveira, mais da metade das obras foi concluída. “Isso trará mais qualidade de vida às famílias de Palmital. Muitas viviam em condições precárias, mas isso já começa a melhorar” diz. Para a assessora Sonia Coelho, responsável pela Captação de Recursos, o valor do convênio com a Funasa não foi o suficiente para atender mais de 60 residências. “Estamos empenhados em conseguir recursos que venham atender outras famílias”, comentou.
O projeto de construção de banheiros obedece a um modelo padronizado. O módulo sanitário é composto de: privada com vaso sanitário, chuveiro, caixa d’água de 250 litros, lavatório de louça pequeno, tanque de lavar roupas de marmorite ou similar, caixa de inspeção, tanque séptico e sumidouro (fossa absorvente). Este deve ser construído em locais onde não haja a possibilidade de contaminação do lençol freático, não sendo permitida sua construção em locais sujeitos a inundações, a fim de evitar a contaminação dos poços e fontes de abastecimento de água. As partes de alvenaria, instalações hidráulicas e acabamento estão a cargo de uma construtora contratada. O arquiteto da prefeitura Renato Santa Cruz acompanha a execução do projeto.
Entre as famílias beneficiadas com as melhorias sanitárias na localidade Palmital estão as de Solange Cândida Brito, João Carlos Correia e José Cordeiro. Para eles, ter banheiros em casa traz os benefícios para a saúde e higiene coletiva. “A iniciativa é importante porque muitas famílias locais não têm condições financeiras para construir banheiros. A ação da prefeitura vai tornar um pouco melhor a rotina desses moradores”, prevê o secretário Carlos Alberto.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!