Os jovens também estão recebendo informações sobre a Hepatite C
A equipe do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS/Hepatites faz duas visitas em cada escola
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras está realizando a vacinação contra Hepatite B. Nesse primeiro momento, a imunização está direcionada aos jovens de 11 a 19 anos, que estão mais expostos a transmissão, por meio de visitação às escolas municipais e estaduais.
A equipe do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS/Hepatites faz duas visitas em cada escola – uma para fazer um trabalho de divulgação e conscientização, e outra para aplicação da vacina. A transmissão da Hepatite B pode acontecer por relação sexual desprotegida, soluções de continuidade (pele e mucosa), compartilhamento de seringas e agulhas, piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, podólogos e manicures, transmissão da mãe para o feto.
Os jovens também estão recebendo informações sobre a Hepatite C, que ainda não tem vacina, e pode ser transmitida por todas as formas da Hepatite B, sendo que a transmissão sexual é pouco frequente e a transmissão vertical é rara quando comparada com a do tipo B. Os principais sintomas da hepatite são cansaço, tontura, enjôo,febre, dor na região do fígado, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As pessoas podem ser portadoras dos vírus e não manifestar a doença. Por isso é importante a ampla imunização dos jovens. Para ficar protegido contra Hepatite B é preciso tomar três doses e a vacina é oferecida na rede básica de saúde para as pessoas até 19 anos e também para aquelas com maior risco de contrair o vírus, como profissionais do sexo, profissionais da saúde, usuários de drogas, hemofílicos, pacientes que fazem hemodiálise, portadores dos vírus da hepatite C e HIV.
Quando recebem a primeira dose, os jovens já têm a data marcada para a nova visita à escola para aplicação da 2ª dose. Quem não tem Cartão de Vacina, recebe um comprovante que servirá para todas as doses.
- A expectativa da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras é imunizar 10 a 12 mil jovens na rede municipal de educação. E também pretendemos fazer o mesmo trabalho na rede particular, mas ainda estamos planejando essa ação, explicou Bianca Monteiro, coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS/Hepatites.
Onze postos de saúde de Rio das Ostras já têm a vacina à disposição – Operário, Recanto, Cidade Praiana, Extensão do Bosque, Nova Cidade, Nova Esperança, Jardim Mariléa, Âncora, Rocha Leão, Mar do Norte e Cantagalo.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!