A comitiva riostrense era formada pelas conselheiras do Orçamento Participativo Jovem
A Escola de Todos é um projeto em parceria entre o Centro de Promoção da Saúde – Cedaps e o Instituto Interamericano sobre Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo.
O município de Rio das Ostras se fez representar no Encontro Nacional sobre Saúde e Prevenção na “Escola de Todos”, realizado nos últimos dias 6 e 7 de outubro, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência (Ciad) Mestre Candeia, no Rio de Janeiro. A comitiva riostrense era formada pelas conselheiras do Orçamento Participativo Jovem, Carol Lopes e Winne Freitas, pela gestora de projetos da Secretaria de Educação, Eliane Camacho; pela pedagoga Carolina Pimentel; e pela enfermeira Andreia Viana.
O objetivo da equipe riostrense no Encontro foi fazer um intercâmbio, conhecer as ações e saber detalhes para formatar o projeto “Saúde e Prevenção nas escolas” que será implantado no município. Além disso, as conselheiras do OP Jovem tiveram informações para capacitar jovens em geral para serem multiplicadores de informações sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e Aids em comunidades populares.
De acordo com Carol Lopes, o encontro foi muito importante porque tiveram oportunidade de ver metodologias de como implantar ações e diretrizes de inclusão de portadores de necessidades especiais dentro das escolas. “Valeu muito a pena porque pude conviver diretamente com esses alunos e comprovar que, sendo bem orientados, a adaptação nas escolas é muito fácil e proveitosa”, declarou.
Escola de Todos – A Escola de Todos é um projeto em parceria entre o Centro de Promoção da Saúde – Cedaps e o Instituto Interamericano sobre Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo. A meta prioritária do projeto é a elaboração participativa de um conjunto de ferramentas que subsidie e fortaleça uma prática escolar baseada na inclusão, promoção da saúde e participação.
O Projeto Escola de Todos busca oferecer ferramentas que proporcionem mudanças práticas e substanciais no cotidiano escolar, considerando fundamental que professores, alunos, famílias e comunidades se tornem promotores de princípios e ações de inclusão e desenvolvimento. A idéia de uma Escola de Todos é a da prática docente e da cultura escolar baseadas nos pilares da inclusão, promoção da saúde e participação da comunidade escolar, em especial dos alunos. Fomenta um processo educativo baseado no diálogo e na construção coletiva do conhecimento e da cidadania.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!