Garis, mergulhadores e outros voluntários limpam a água, areia e pedras da Ilha do Francês.
O plano de manejo é fundamental para qualquer área de proteção ambiental.
Em Macaé, um grupo de voluntários se une para limpar as três ilhas que compõe o Arquipélago de Santana. Garis, mergulhadores e outros voluntários foram à Ilha do Francês. Um plano de manejo está em andamento para definir regras de uso para o local.
O plano de manejo é fundamental para qualquer área de proteção ambiental. É ele que define, por exemplo, as regras de utilização do espaço e quem deve fazer a fiscalização. Mas, enquanto o arquipélago não ganha um plano de manejo, a alternativa para preservá-lo é colocar em prática ações de voluntários.
Como é feito o trabalho?
O trabalho envolve vários grupos. O dos garis percorre cada canto das ilhas para recolher o lixo deixado pelos visitantes. Na última ação, encheram 15 sacos com isopor, latinhas de refrigerante e pedaços de rede entre outros materiais. Os mergulhadores vasculharam o fundo do mar. Encontraram desde garrafas plásticas e de vidro até peças de metal.
Os paredões de pedra também recebem limpeza. Com escova e produto químico, funcionários de várias secretarias municipais e voluntários tentam remover as pichações.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!