As promessas e desafios continuam
Vereadores e população interpelam a representante da CEDAE
Na quarta-feira (9) no final da tarde ouve na câmara de vereadores mais uma audiência publica sobre a falta d´água em Rio das Ostras.
Presentes na mesa, o vereador e presidente da Câmara Carlos Afonso Fernandes, O Promotor representante do Ministério Publico, João Luiz e o responsável pela CEDAE na Região Fernando Arruda.
Os vereadores interpelaram o representante da CEDAE, mas, tudo ficou como está, na sequencia os moradores tiveram a oportunidade de questionar a falta d´água e mais uva vez as promessas ficaram na câmara. Em diversas oportunidades o representante da CEDAE fez questão de deixar bem claro que o governo municipal tem uma boa relação com a empresa e que o prefeito não media esforços para que Rio das Ostras tenha constantemente e direto a sua água.
O Sr. Lucas, morador do Bairro Terra Firme, na sua oportunidade de falar, explicou claramente os sérios problemas que a CEDAE teve para administrar e que até hoje enfrentamos deixando uma copia de sua explanação para a mesa da qual faziam parte as autoridades. No final o Sr. Lucas foi aplaudido e parabenizado pela sua colocação.
Já o representante do Bairro Nova Cidade, também reclamou dos acontecimentos pela falta e problemas que esta bendita água causa no seu bairro, entre eles, das mais de 300 contas para dar de baixa na comunidade dele.
Na própria audiência já se esclareceu que vem mais um imposto por ai, a taxa de saneamento público que será embutido na conta d’água. As dificuldades d’água esta na nossa cara, ainda acrescentaram mais um imposto? Diga-se de passagem, a Estação de Tratamento de Esgoto de Rio das Ostras é NOSSA, mas teremos que desembolsar o pagamento desta taxa para a CEDAE.
A exceção das demais lideranças presentes, a representante da associação de moradores do Bairro Marileia, disse, que não tinha problemas com a CEDAE, que o bairro esta muito bem servida pela empresa, por que tudo o que reclamava e pedia a mesma resolvia. E ainda recomendo a seus pares de que deveriam de fazer o mesmo.
O ROJORNAl, perguntou ao vereador Carlos Afonso, que depois de tantos problemas que a CEDAE já causo e que ainda não consegue resolver ou dar solução a falta d’água, o prefeito preocupado com a falta do liquido para seus munícipes e populares descontentes, por que não criar a Empresa Municipal de Águas e Esgoto de Rio das Ostras? Um Projeto de Lei que autoriza ao prefeito a criação desta empresa de sua própria autoria. Será que vamos continuar fazendo audiências para tentar tapar o sol com uma peneira?
A resposta foi curta e nada convincente, “sim, é de minha autoria, é uma Lei que autoriza ao prefeito a criar a Empresa Municipal de Água e Esgoto de Rio das Ostras, mas acho que em este momento pela reforma que vive a CEDAE, gerando lucro e que esta por um bom caminho e não teria a necessidade de criar a empresa ou municipalizar a água na cidade, mas que era a favor. Mas quando colocado de quem seria a responsabilidade do abastecimento, controle de qualidade e tudo o demais seria da prefeitura e que no momento é da CEDAE.
Se pudermos ter uma estação de Tratamento de Esgoto (como temos) de primeiro mundo, um emissário submarino que joga a mais 3 mil metros de distancia do litoral há 30 metros de profundidade o esgoto tratado e temos sérios problemas de abastecimento de água há muito tempo, ora, por que não criar a empresa municipal?, Será que o prefeito não quer assumir o problema d’água por que é um assunto muito sério ou tem algum impedimento politico de fazê-lo?, Na realidade falta vontade politica para resolver isto, o próprio vereador Carlos Afonso, autor do projeto que autoriza ao prefeito a criação da empresa, representante do povo, fiscal das contas públicas diz que a CEDAE esta muito bem e gerando lucro(sem duvida, para a empresa e a população que compre água), a própria Cedae informa que a prefeitura é uma ótima parceira e que faz de tudo para atende-la,(imagina se não faz).
Em resumo, depois de longas horas de debate pela falta d’água, (esta foi a terceira audiência pública), alguns ânimos alterados pelo desconforto de perguntar constantemente quais seriam os parâmetros que se tomariam para resolver o problema e nada, lideres que defendem a CEDAE e Prefeitura, a população órfã sem proteção alguma, faltando de todo e tudo, não da para entender de que lado estão o nossos políticos, se é do lado da população ou de seus próprios interesses.
Saiba mais:
Água em Rio das Ostras: Pagamos por ar e por nada
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!