| Rio das Ostras Jornal

Casimiro de Abreu promove Famtour para operadoras de turismo

Doze operadoras serão convidadas para participar da visita.

A Secretaria de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu vai promover no dia 13 de julho o primeiro Famtour, uma visita de familiarização, para operadoras de turismo e agentes de viagens no município. O objetivo da inspeção técnica é apresentar às operadoras e aos agentes o potencial da cidade para o turismo de aventura e ecoturismo. O Famtour inclui visitas aos pontos turísticos da sede, serra e distrito de Barra de São João. Doze operadoras serão convidadas para participar da visita.

“Nossa intenção é fazer com que eles visualizem os atrativos e voltem depois para desenvolver produtos turísticos. Sabemos do potencial do município e queremos que eles nos incluam nos pacotes de turismo”, disse o assessor de Turismo e Eventos, Maurício Weichert.

O assessor explicou que o Famtour já é resultado de contatos feitos em feiras como o Salão de Turismo Estadual e Nacional e Feiras das Américas (ABAV). Ele também frisou a importância de contatos feitos com agências que operam em municípios próximos, como Silva Jardim. “Contatamos três agencias que operam no Poço das Antas e queremos aproveitar essa proximidade para incrementar o turismo em Casimiro”, afirmou o assessor.

Peça de teatro faz alusão ao meteorito que caiu em Casimiro de Abreu

O Projeto Caminhos Geológicos promoverá uma discussão sobre o tema "Meteorito: um ET em Casimiro de Abreu".

O Grupo Na Ponta da Língua começa a apresentar no dia 21, na Escola Rosa Branca, às 9h30, o espetáculo "Praxidike", que faz parte do projeto ?2010 vai ser 10? da Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu. O objetivo do espetáculo é despertar o interesse dos alunos em relação aos meteoros, já que a peça faz alusão a um meteorito que caiu na Fazenda Andorinha, em Casimiro de Abreu, em 1947. O espetáculo leva o nome de uma das luas de Júpiter.

A peça, encenada por Adilson de Araújo e Mary Machado, que também são responsáveis pelo texto, será feita em parceria com o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ). O Projeto Caminhos Geológicos promoverá uma discussão sobre o tema "Meteorito: um ET em Casimiro de Abreu".

PROJETO - Ao longo de 2010 serão trabalhados 10 verbos no Projeto "2010 vai ser 10": crescer, aprender, fazer, trocar, valorizar, participar, sonhar, realizar, agradecer e acreditar. Nesta etapa, que contempla os alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, será a vez do verbo "aprender". O primeiro a ser trabalhado foi ?crescer?, com crianças da educação infantil, através do espetáculo "Brincar de Crescer".

ESCOLAS - A peça será apresentada em outras escolas municipais ainda este mês. São elas: Escola Municipal Laurentino, dia 22, às 10h e 14h30; Ciep 459 José Bicudo Jardim, dia 23, às 14h; Escola Municipal Patrick Portal, dia 28, às 10h e 14h30; Escola Municipal Santa Luzia, dia 29, às 10h e 14h.

Festival de Gastronomia de Macaé tem como tema ‘Sabores da Serra e do Mar’ Começa na quinta-feira (17), e vai até domingo (20).

o Festival Macaé de Cultura & Gastronomia que tem como tema: “Sabores da Serra e do Mar”. O festival é uma realização da Prefeitura de Macaé e da Confraria Gastronômica e tem o patrocínio da Souza Cruz, Sebrae-RJ e conta com o apoio do Macaé Convention & Bureau. O evento apresentará pratos regionais, incluindo os da serra macaense. Degustações de cachaças e vinhos, cursos de culinária e muita música também movimentarão o espaço do festival que será montado na Orla da Praia dos Cavaleiros. Uma cozinha experimental será construída em ambiente climatizado para a realização dos cursos, palestras e demonstrações. O ponto de entrada do festival será o Botequim, onde serão servidos os pratos, frutos do mar e os petiscos típicos da serra, apresentados por cozinheiros locais. Haverá música ao vivo diariamente, a partir das 18h.

Outro local importante dentro do festival é o Espaço Macaé, onde estarão os profissionais da Colônia de Pescadores de Macaé e os produtores rurais. Os pescadores vão mostrar como preparar vários tipos de pescados. Já os produtores rurais, da localidade de Serra da Cruz, farão receitas regionais. - Esse é um evento consolidado em várias cidades. Estamos trabalhando em direção a um turismo regional, para isso, eleger um mês do ano para exaltar a culinária local, com chefs renomados é um grande passo para ampliar nosso turismo, que atrai uma diversidade de público que é o de negócios”, diz o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes. Dentre os cursos programados destacam-se os de “Gastronomia da serra”. O primeiro será ministrado pelos chefs Adailto e Nilza, do restaurante Parada São Miguel (distrito de Trapiche), que farão galinha caipira com angu de banana. O outro será preparado por Dona BC, também de Trapiche, que fará galinha caipira com fruta pão cozida. O chef Gerson Lucas, do Lucas Bistrô, apresentará o curso “Sabores da serra e do mar”. A culinária de Quissamã, município vizinho, também estará presente com a chef Amanda, que apresentará pratos da Casa de Artes Machadinha. Estão programados também festins no Hotel Lagos Copa, em que dois chefs consagrados apresentarão receitas especiais, com preços variando entre R$ 100 e R$ 125, com direito a meia garrafa de vinho. Um deles é o francês Roland Villard, do Le Pré Catalan (Hotel Sofitel, Rio de Janeiro); o outro, Antonio Malaquias, do Blue Mountain Hotel, de Campos do Jordão. Para o presidente do Macaé Visitors & Convention Bureau, Marco Navega, o evento pode ser um marco para a implantação do turismo na cidade “Estamos abrindo um novo espaço e um nicho de mercado importante na cidade, que é o da gastronomia”, ressalta.

Defesa Civil de Macaé monitora orla da cidade

O alerta foi divulgado pela Defesa Civil na sexta-feira (11) A Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil, da Prefeitura de Macaé, informa que, a partir desta segunda-feira (14), a intensidade da ressaca nas praias da região começou a diminuir e deve voltar ao normal até sexta-feira (18). O alerta foi divulgado pela Defesa Civil na sexta-feira (11). No domingo (13) e início desta segunda-feira, as ondas atingiram dois metros de altura. A previsão para o clima nos próximos dias é de tempo estável, mas ainda com temperaturas baixas e rajadas de vento com intensidade moderada. Desde sexta-feira passada (11), a Coordenadoria de Defesa Civil está monitorando a orla da região, principalmente nas áreas consideradas críticas, como Barra de Macaé e Fronteira. A Defesa Civil de Macaé continua orientando a população para evitar o banho de mar e as embarcações para não atravessarem a área de arrebentação. Em caso de emergência, ligar para 199 ou 2757-4046, onde há plantão para qualquer eventualidade. Com a divulgação dos alertas, a Defesa Civil pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e órgãos públicos. Os alertas preventivos emitidos são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), Laboratório de Modelagem de Processos Marinhos e Atmosféricos (Lamma) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).

Vendedores ambulantes foram retirados do Soberbo

Decisão da ANTT se baseou no fato de que os vendedores não são registrados pela Prefeitura, nem fiscalizados pela vigilância sanitária

Ponto de parada para quem visita Teresópolis, o mirante do Soberbo oferece a melhor imagem do Dedo de Deus. Lá os turistas tiram fotos, fazem seus lanches rápidos. Aliás, faziam.... é que uma decisão da agência nacional de transportes terrestres, a ANTT, determinou que os vendedores ambulantes fossem retirados do local. A decisão foi baseada no fato de que os vendedores não são registrados pela prefeitura, nem fiscalizados pela vigilância sanitária. Por enquanto, o dono de um sítio ao lado do mirante cedeu uma área para que os ambulantes trabalhem. A concessionária que administra a estrada informou que pode negociar a volta do comércio no mirante se eles forem regularizados pela prefeitura. Eles são moradores de Teresópolis, mas a área do mirante e do Dedo de Deus pertence a Guapimirim. E caberia a prefeitura de Guapimirim fazer a regularização deles. O secretário de governo de Guapimirim, Nelson Costa Melo, disse por telefone hoje de manhã, que a prefeitura não pretende regularizar a situação dos vendedores do Soberbo.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!