| Rio das Ostras Jornal
REGIÃO

Recadastramento para o Bolsa Família é reaberto em Casimiro de Abreu

Hoje segunda-feira, dia 3 de maio, será reaberto o recadastramento para o Programa Bolsa Família em Casimiro de Abreu.

O cadastro vai até o dia 25 de junho e é obrigatório a todos os que possuem registro no Cadastro Único do Governo Federal, mesmo que não sejam beneficiários dos programas.

Para o recadastramento é necessário o agendamento prévio na Secretaria Municipal de Assistência Social através do telefone 2778-3933.

Conferência da Cidade de Macaé reúne grande público na Cidade Universitária

A terceira edição da Conferência da Cidade de Macaé lotou o auditório da Cidade Universitária no final de semana

O auditório da Cidade Universitária ficou pequeno para a multidão que se aglomerava para participar da III Conferência da Cidade de Macaé, com a presença de diversas autoridades municipais e também do estado.

Com o tema “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”, o lema da terceira edição da conferência foi “Cidades para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social”. Entre os objetivos da conferência estão avançar na construção da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, indicar prioridades e avaliar os progressos, dificuldades e desafios na implementação das políticas municipais.

Dividida em quatro grupos de trabalho, os eixos temáticos tinham como foco de discussão os seguintes temas: Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal; Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território - política fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana; e Relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano.

A mesa diretora da conferência foi composta pelo presidente da Câmara Permanente de Gestão, Rômulo Campos, pela gerente do Plano Diretor Municipal, Miriam Reid, pelo Subsecretário de Estado de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente de Paula Loureiro, pela representante do Sindipetro, Maria das Graças Alcântara, pelo vereador e representante da Câmara Municipal de Macaé, Carlos Emir Júnior, e pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi.

Em seu discurso de abertura do evento, o prefeito Riverton Mussi falou a respeito de algumas características da cidade de Macaé, como sua população flutuante, da administração de recursos com a brusca queda nos valores dos royalties repassados ao município e das obras previstas para a cidade a curto, médio e longo prazo.

“Macaé é uma cidade que está fora de qualquer tipo de estatística oficial, de órgãos como IBGE ou outros do gênero. Somos um município com características bastante peculiares, pois a população que fica durante a semana na cidade é completamente diferente da que fica durante o final de semana, por exemplo. Por mais que se faça um levantamento do número de moradores do município, nunca refletirá o real quantitativo de pessoas que circulam por aqui”, declarou o prefeito.

Durante seu discurso, Riverton também confirmou a inauguração de algumas obras já aguardadas há um bom tempo pela população para o mês de maio, e outras para os próximos meses e anos.

“No dia 08 de maio estaremos inaugurando o Hospital Pediátrico e nesta sexta-feira (30) a Praça Mirante dos Navegantes da Barra. Até o final do ano, esperamos concluir as obras da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna) que, na nossa visão, é uma das obras mais complexas e importantes do município atualmente, pois tem o objetivo de evitar de vez os alagamentos nos dias de chuva. Nos próximos dias também estaremos assinando o contrato para o início da duplicação da Rodovia Amaral Peixoto, além de estarmos organizando uma exposição de modelos dos VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos)”, detalhou.

A conferência ainda contou com a apresentação de três painéis. O primeiro painel foi “Mobilidade e Acessibilidade”, com o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, e com o subsecretário de Acessibilidade do município, Hildemar Miranda; o segundo painel foi “Saneamento”, com o presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Marcos Túlio Aguiar; e do painel “Habitação - Relação entre os programas governamentais como PAC e Minha Casa, Minha Vida e a política de Desenvolvimento Urbano, com o secretário de Habitação José Cabral da Silveira.

Na parte da tarde, foi dado início aos debates dos quatro grupos de trabalho da conferência, para elaboração de um texto final com propostas para o governo municipal, estadual e federal. Os grupos também foram responsáveis pela criação e eleição dos membros do Conselho Municipal das Cidades.

Durante a plenária final, os trabalhos foram discutidos e aprovados para a elaboração do relatório final e eleição dos delegados que participarão da conferência estadual e federal.

Por determinação de lei estadual, Inea interdita bica de escola em Nova Friburgo

O padre reitor Benjamin, da escola onde fica a fonte, disse que em breve ela poderá ser usada novamente

Em Nova Friburgo muita gente está acostumada a levar galões de água e pegar água mineral de uma bica que fica dentro de um colégio. Mas a nascente foi interditada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Uma lei estadual proíbe o consumo desse tipo de água. A bica foi fechada por determinação de uma lei estadual. O padre reitor Benjamin, da escola onde fica a fonte, disse que eles foram notificados pelo INEA e precisaram tomar esta atitude. Mas ele garante que, em breve, a bica poderá ser usada novamente. O advogado Leonardo Penna explica que a determinação que obrigou o fechamento da bica, tem o obejtivo de evitar que águas contaminadas sejam utilizadas. Mesmo sendo aparentemente pura e limpa, o químico Peterson Nogueira explica que as águas de nascentes podem ser facilmente contaminadas. Por isso, as pessoas devem ter cuidado e procurar saber ao certo a procedência da água que estão ingerindo.

Adolescente é espancada dentro de escola em São Pedro da Aldeia

A estudante desmaiou e foi levada ao hospital. Segundo os médicos, ela teve um trauma no cotovelo e está sob medicação.

Uma adolescente chegou a desmaiar após ser espancada por uma colega, dentro da própria escola na zona rural de São Pedro da Aldeia. A menina foi levada ao hospital e segundo os médicos, ela teve um trauma no cotovelo e está sob medicação. Para a mãe, não há mais tranquilidade para mandar a filha à escola. O diretor do colégio disse que ao ser comunicado do estado de saúde da criança tentou avisar os pais. Dentro da escola, os tipos de violência mais comuns são as agressões físicas e verbais. Para se ter uma ideia, em São Pedro da Aldeia, o conselho tutelar registra pelo menos cinco casos por mês. A maioria das brigas acontece entre os próprios estudantes. Para os educadores, diversos fatores influenciam no comportamento agressivo da criança, e a origem do problema pode estar dentro de casa. Enquanto nada é feito, a violência escolar vai deixando as suas marcas. Para combatê-las, não restam dúvidas, de que é preciso uma integração entre as escolas e a comunidade.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade