URGENTE! ALERJ vota emancipação de Tamoios, distrito de Cabo Frio
Tamoios ocuparia uma área de 300 quilômetros quadrados.
População do distrito é a favor da emancipação. Cabo Frio é contra pois a cidade perderia muitos recursos dos royalties.
Hoje, tem votação em caráter de urgência na Assembleia Legislativa do Rio para decidir o futuro de Tamoios, distrito de Cabo Frio. Pode ser o primeiro passo para a emancipação do distrito. Em jogo, além da divisão territorial está a arrecadação dos royalties do petróleo.
Pela proposta o município de Tamoios ocuparia uma área de 300 quilômetros quadrados. Seria maior que Cabo Frio, em extensão territorial, e com população estimada de 50 mil pessoas. Mas a independência depende de várias etapas.
Etapas da emancipação
Se o projeto passar na ALERJ, segue para avaliação do governador do estado. Se Sérgio Cabral também aprovar, aí quem vai decidir se Tamoios vira ou não município será a população. A escolha seria feita num referendo e apenas os moradores do distrito teriam direito a voto.
Posição do município
Mas a disputa vai além da separação territorial. Em jogo um mar de dinheiro: os royalties do petróleo.
A prefeitura de Cabo Frio é contra a emancipação e encomendou estudo para ver quanto a cidade perderia com o projeto.
O projeto de emancipação encontra resistência na Assembleia Legislativa. A comissão de constituição e justiça entende que o projeto é inconstitucional.
Famílias de Casimiro de Abreu serão beneficiadas com casas populares
Todas as famílias beneficiadas foram inscritas em um cadastro prévio.
Mais de 70 famílias de Casimiro de Abreu serão beneficiadas com novas casas populares, frutos de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As unidades, que farão parte de dois conjuntos habitacionais, estão sendo construídas desde o início do mês de abril no distrito de Professor Souza e serão entregues gratuitamente à população até o final do ano.
Para que a obra fosse realizada com recursos federais, a Prefeitura cedeu o terreno, a infraestrutura do local e obteve as concessões. Todas as famílias beneficiadas foram inscritas em um cadastro prévio, de acordo com as condições de habitação e renda familiar, e são moradoras do município há mais de cinco anos.
Sétima edição do Prainha Moto Turismo acontece no dia 1º
O evento, realizado pelo Motoclube Charadrins.
Acontece no próximo dia 1º a sétima edição do Prainha Moto Turismo de Casimiro de Abreu, no distrito de Barra de São João. O evento, realizado pelo Motoclube Charadrins, é apoiado pela Prefeitura de Casimiro de Abreu e acontece entre 10h e 22h, no estacionamento da Prainha.
Além da confraternização com peixe frito, uma tradição do evento, três bandas prometem agitar o encontro de motociclistas de Casimiro de Abreu: Dona Opala, de Casimiro de Abreu; a Big Bee e Segredo de Estado.
Casimiro de Abreu participa da 2ª edição do Salão Estadual de Turismo em Paraty
Além de Casimiro de Abreu, dividirão o mesmo estande os municípios de Carapebus, Quissamã e Macaé.
O município de Casimiro de Abreu apresentará suas potencialidades na segunda edição do maior evento de turismo do Estado do Rio, o Salão de Turismo, que acontece entre os dias 23 e 24 de abril em Paraty. O objetivo é divulgar as belezas do município associado a outras cidades da Região da Costa do Sol. Além de Casimiro de Abreu, dividirão o mesmo estande os municípios de Carapebus, Quissamã e Macaé.
"Temos que trabalhar não só a cidade, mas a Costa do Sol como destino. Por isso estaremos juntos no estande. Além disso, é uma orientação do Ministério do Turismo", disse o assessor técnico da Secretaria de Turismo, Maurício Weichert. Esse é o segundo ano que as quatro cidades dividem o espaço na feira estadual.
FEIRA - A cidade de Paraty, por ser um dos cinco destinos indutores de turismo do estado, foi escolhida como sede e deve receber cerca de 10 mil visitantes durante o encontro. Este ano, o evento será aproximadamente 20% maior que no ano passado, com 60 municípios participantes e 65 estandes. Em 2009, o Salão reuniu em Petrópolis cerca de 8.500 pessoas, dentre elas mais de 800 agentes de viagem e 50 municípios participantes.
O evento é promovido pelo governo fluminense, através da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e TurisRio, e pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério do Turismo, RioTur, Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Rio Convention e Visitors Bureau, SEBRAE-RJ, Prefeitura de Paraty e o Paraty Convention & Visitors Bureau.
Prefeito e governador inauguram UPA nesta terça-feira
União entre os governos municipal e estadual consolida três projetos voltados para o desenvolvimento de Macaé
A véspera do feriado de Tiradentes será de comemoração em Macaé. O relacionamento administrativo entre o prefeito Riverton Mussi e o governador Sérgio Cabral (ambos PMDB) consolidam três projetos para o município nesta terça-feira (20): as inaugurações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra, a Delegacia da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) e a entrega de equipamentos do Programa Estradas da Produção, ao Escritório Regional da Emater.
A solenidade com a presença do governador será realizada na UPA da Barra, na Rodovia Amaral Peixoto, em frente ao Batalhão de Polícia Militar, às 8 horas.
- O governador Sérgio Cabral tem sido um grande parceiro de Macaé desde que assumiu a chefia do Executivo estadual. Inauguramos a Delegacia Legal, está em andamento a pavimentação asfáltica das estradas da Serra, estamos preparando a Unidade de Emergências Pediátricas para inauguração, na área cedida pelo estado e temos certeza que outras parcerias virão – comentou o prefeito.
O secretário de Governo, André Braga, pontuou a importância da união entre os poderes executivo municipal e estadual na realização de projetos nas áreas de infraestrutura urbana, saúde, segurança e logística. “Estamos conversando outras parcerias, como a duplicação da RJ-106, importante para o cenário econômico de Macaé e do Estado do Rio”, citou, lembrando que convênio assinado entre Riverton Mussi e Sérgio Cabral garante à prefeitura de Macaé a emissão de licença ambiental para empreendimentos de pequeno e médio porte. A medida facilita também a instalação de empresas na cidade e na região, desburocratizando o processo.
De acordo com o prefeito, A UPA será de emergência, terá serviços de raio-x, eletrocardiograma, ocupa uma área de 1,5 mil metros quadrados e possui cinco consultórios médicos, um consultório dentário, farmácia, laboratório, sala de medicação, higienização, raios-X, área de esterilização, entre outras.
- A UPA é fruto da parceria da prefeitura com os governos estadual e federal, está localizada estrategicamente em uma área que reúne grande volume de moradores e vai funcionar 24 horas, garantindo à população atendimento médico e pediátrico, dentistas e outros profissionais de saúde - disse.
Macaé se candidatou para abrigar uma UPA porque garante toda a estrutura para sustentar a unidade, como o HPM, para onde serão levados grandes traumas e acidentados.
Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funcionará dia e noite, inclusive nos finais de semana. No local, os pacientes poderão fazer consultas e exames. No térreo, funcionará o atendimento aos pacientes e no segundo andar será o setor administrativo. A área de atendimento contará com 15 leitos, sendo três pediátricos, quatro masculinos e quatro femininos, dois isolamentos e dois de observação. Toda a estrutura está equipada para abrigar portadores de necessidades especiais.
Já a Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro funcionará no prédio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), na Avenida Rui Barbosa, 270, Centro. A unidade de Macaé será a primeira do estado a ter o Portal do Registro de Informações (Regin) funcionando integrado no mesmo local.
De acordo com o secretário de Fazenda, Cassius Ferraz, que acompanhou o processo de instalação da Jucerja, a Delegacia Regional vai facilitar a abertura de empresas. “A modernização em serviços que fomentam a economia local está cada vez mais evidente em Macaé, ampliando as oportunidades para quem quer investir ou ampliar seus negócios”, avaliou.
Prefeitura de Macaé monta um esquema especial para o feriadão no Sana
Ação é garantir a ordem e tranquilidade num dos mais belos locais do município
Com a chegada dos feriados desta quarta-feira (21, Tiradentes) e sexta-feira (23, São Jorge) a maioria das pessoas opta por passar alguns dias na região serrana de Macaé. Atendendo aos apelos da Comunidade do Sana, a prefeitura preparou um esquema especial de segurança, fiscalização e trânsito desta terça-feira até domingo (25), com o objetivo de garantir a ordem e a tranquilidade dos moradores e turistas, bem como o respeito à lei e à natureza.
A ação “Grito do Sana” conta com a participação de cerca de 50 pessoas que vão monitorar o acesso à região do Sana, envolvendo equipes das secretarias de Saúde, Ordem Pública, Guarda Municipal Ambiental, Mobilidade Urbana/Mactran, Governo, Meio Ambiente, Fiscalização Ambiental e de Posturas, Câmara Permanente de Gestão (CPG), Gerência de Programa e Segurança da CPG, Subsecretaria de Comunicação Social, Subsecretaria de Turismo, Coordenadoria de Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros.Toda a articulação da ação foi organizada pelo Gabinete da Vice-Prefeita, Marilena Garcia.
O objetivo da ação integrada é: desobstrução do passeio público, repressão a armas e drogas, ordenamento do comércio informal, licenciamento de estabelecimentos, fiscalização ambiental, educação ambiental, cadastramento e revista no portal de entrada do sexto distrito, combate à poluição sonora, ordenamento do acesso às cachoeiras e ordenamento do trânsito.
- A missão do Projeto “Grito do Sana” é ordenar o local, tais como: evitar carros e ônibus de excursões estacionados em lugares impróprios e não será tolerado a permanência de carros de sons ligados nas vias do Arraial do Sana, informou o gerente do Projeto de Segurança, Lúcio Aracati.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, o objetivo é dar ênfase para a fiscalização de carro de som. “Nossa equipe vai contar com decibelímetro para auferir as emissões sonoras e embasar possíveis autuações”, disse.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, um esquema de trânsito foi montado, para melhorar o tráfego na região. “Até domingo, fica proibido o estacionamento de veículos em ambos os lados da via, entre o Posto Médico de Saúde até a Casa de Cultura Emílio Gato (na altura da ponte), compreendendo o entorno da praça principal. Será permitido o estacionamento nas demais vias somente de um lado, de acordo com as orientações dos agentes de trânsito; será disponibilizada uma área na chegada do Arraial do Sana para estacionamento dos ônibus de excursões e veículos de visitantes (que não estejam hospedados nas pousadas”, disse Jorge Tavares Siqueira.
Ele lembra ainda que, serão mantidos agentes de trânsito em ronda ostensiva e postos fixos para assegurarem o ordenamento do trânsito. Em caso de necessidade, haverá um reboque para fazer a remoção dos veículos de condutores que não seguirem as determinações.
Polícias Militar e Civil tentam conter onda de assaltos à jovens em Nova Friburgo
Segundo a Polícia Civil, o número de assaltos aumentou em torno de 30%
É nos horários de entrada e saída das escolas que os estudantes ficam mais vulneráveis. Por dia é registrada pelo menos uma ocorrência desse tipo.
Em Nova Friburgo, as Polícias Militar e Civil estão monitorando um planejamento para conter uma ocorrência que aumenta a cada dia. O assalto a adolescentes perto das escolas.
É nos horários de entrada e saída das escolas que estudantes ficam mais vulneráveis. O número de assaltos em plena luz do dia aumentou bastante nos últimos meses. O delegado José Pedro tem observado que as ocorrências não tem acontecido apenas nas proximidades das escolas. As ruas principais do centro da cidade, também estão sendo locais de assaltos. Ele disse ainda, que por dia, está sendo registrada pelo menos uma ocorrência desse tipo.
Segundo a Polícia Civil, o número de assaltos cometidos por jovens e adolescentes durante o dia, aumentou em torno de 30% nos últimos dois meses. Um dado que assusta e preocupa, principalmente os pais dos estudantes.
A Polícia Militar já está trabalhando na tentativa de diminuir os números. Viaturas já estão sendo deslocadas para portas de escolas nos horários de maior movimentação. Mas segundo o relações públicas do 11º Batalhão Capitão Rodrigo Mattos, é importante que as vítimas informem a PM sobre as ocorrências para que seja feito um mapeamento das áreas de maior criminalidade.
Petropolitanos elogiam intervenção da Prefeitura no transporte
O processo pode durar no máximo seis meses e pretende apurar irregularidades nas companhias
A intervenção em três empresas de ônibus em Petrópolis teve repercussão positiva na cidade. A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira que vai administrar temporariamente parte do setor de transporte. O objetivo é apurar possíveis irregularidades.
No primeiro dia de intervenção da Prefeitura os ônibus das empresas Autobus, Esperança e Petrópolis circularam normalmente pela cidade. No terminal do centro não encontramos fiscalização nos veículos. Mas para a população a medida veio em boa hora.
A segunda-feira em Petrópolis começou com uma operação sigilosa para a Prefeitura assumir o comando de três empresas de ônibus do município. O Prefeito Paulo Mustrangi e procuradores se reuniram com empresários e decretaram a intervenção. O processo pode durar no máximo seis meses e pretende apurar irregularidades nas companhias.
O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) disse que vai avaliar a intervenção feita pela Prefeitura.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!