TAXA DE HOMICIDIOS AUMENTA EM RIO DAS OSTRAS SEGUNDO INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA
Cidade se destaca a nível nacional
Taxa de homicídios do RJ supera em duas vezes a de SP
Estado do Rio também supera SP quanto aos números absolutos de assassinatos
A taxa de homicídios dolosos - quando há intenção de matar - no Estado do Rio de Janeiro em 2009 superou em duas vezes a proporção de assassinatos por cem mil habitantes em São Paulo. No território fluminense, que tem uma população estimada em 16.860.908 habitantes, de acordo com o site do ISP (Instituto de Segurança Pública) e somou 5.794 assassinatos no ano passado, o índice foi de 34,36. Em São Paulo, o total de homicídios dolosos foi de 4.778, e a taxa foi de 10,95.
Na comparação entre as duas capitais, as maiores do país, a do Rio também tem uma taxa quase duas vezes maior. O município do Rio de Janeiro somou 2.155 homicídios dolosos em 2009, uma taxa de 32,64 mortes por cem mil habitantes. Já a taxa da capital paulista, que somou 1.299 assassinatos, foi de 11,23.
Apesar de ter território e população menores, o Rio superou São Paulo não só na média de homicídios, como também em números absolutos.
Outras regiões do Estado do Rio de Janeiro apresentaram taxas de homicídio acima da média do Estado e da capital. É o caso da Baixada Fluminense que apresentou índice de 43,85. Outra que superou foi a área compreendida entre as cidades de Macaé, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, também no norte do Estado, cuja taxa foi de 43,18.
Considerando os municípios, uma das maiores taxas ficou com Duque de Caxias - em 2009, esse índice chegou a 57,04.
O número de homicídios registrado no Rio em 2009 superou em 1,3% o de 2008. Esse aumento frustrou as expectativas da Secretaria de Segurança Pública que estimou para o segundo semestre do ano passado uma redução de 11,7%, mas só conseguiu 9%.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!