Rio das Ostras abre vagas para bolsistas em informática educativa
Alunos devem ter entre 13 e 20 alunos, morar e estudar na cidade
Estudantes de 13 a 20 anos que já atuaram como voluntários na informática educativa podem participar da seleção para bolsistas do Programa Pró-Interação (Print), da Secretaria de Educação de Rio das Ostras, no período de 23 a 25 de fevereiro. O candidato, além de residir há mais de dois anos na cidade, precisa estar matriculado e frequentando unidade de ensino pública ou particular, na condição de bolsista, comprovar rendimento familiar e ter disponibilidade de quatro horas diárias para as atividades do Print.
Os jovens podem continuar no programa até completar 21 anos ou concluir o Ensino Médio. Aos 17 anos, Weverthon D’Avilla está no Print desde julho de 2008. Morador de Rio das Ostras e aluno do 3º ano do Ensino Médio, ele não tinha computador em casa quando foi selecionado para o Print. “Ganhei um micro antigo do meu padrasto e, com o dinheiro da bolsa, fui comprando programas e aperfeiçoando a máquina”, conta Weverthon, que hoje custeia um curso profissionalizante.
Todos os bolsistas do Print ganham meio salário mínimo por quatro horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira. “Muitos tiveram o seu primeiro contato com os computadores na escola e descobriram um potencial”, conta Johnny Charles Monteiro, gestor de tecnologias educacionais da rede municipal de ensino. “Com a atuação como monitores esses estudantes aumentam a sua auto-estima, melhoram as notas e, algumas vezes, descobrem uma profissão”.
Foi assim com Ícaro Olégario, 22 anos, ex-bolsista do Print que hoje atua como webmaster profissional. “Eu era pouco motivado para o estudo mas, quando passei a ser aluno-monitor, descobri que a escola poderia me dar importantes oportunidades”, explica. Para valorizar e desenvolver ainda mais o talento de alunos como ele foi criado o projeto de lei do Print, aprovado na Câmara Municipal no final de 2006.
Reconhecimento – Selecionado como finalista do Prêmio Microsoft de Educadores Inovadores em 2006, o Print já foi apresentado em congressos de Educação em Portugal, Equador e Cuba. O projeto, no entanto, não seria possível se a Prefeitura de Rio das Ostras não tivesse investido na tecnologia educacional. Atualmente, todas as 15 escolas de rede municipal que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental contam com salas de informática e cerca de 400 alunos atuavam como monitores voluntários nesses espaços digitais.
Rio das Ostras conta ainda com um Laboratório de Informática para alunos com necessidades especiais e com a sala de Gestão de Tecnologia Educacional, totalizando cerca de 200 computadores disponíveis para os estudantes.
Seleção – Quem quiser se inscrever para concorrer a uma vaga de bolsista deve comparecer entre os dias 23 e 25 de fevereiro, das 9h às 16h, à sede da Secretaria de Educação, situada na Rua Guanabara, nº 3603, na Extensão do Bosque. O candidato deve levar a seguinte documentação: certidão de nascimento ou carteira de identidade; declaração de escolaridade atual e cópia da ficha individual do aluno, autenticada pela unidade de ensino, do último ano cursado; declaração dos pais ou responsáveis dos alunos de que dispõem de 4h diárias para atuar nas atividades do Print; comprovante de residência (um atual e outro de no mínimo dois anos atrás) em Rio das Ostras.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!