A sucessão de boas notícias em 2009 fez a mãe da menina Yumi, de 18 anos, morta num deslizamento na Ilha Grande, em Angra dos Reis, desconfiar do que o futuro lhe reservava.
“Eu te confesso que tinha medo. Tudo dava tão certo. Em 2009, eu falei para o Geraldo (marido), que estava dando tudo certo demais: será que vai inverter alguma coisa?”, contou Sônia Faraci.
Na manhã desta terça-feira (5), foi ao ar no Bom Dia Brasil a íntegra da entrevista exibida numa versão reduzida no Jornal Nacional, na última segunda-feira (4). “Eu fiquei o tempo inteiro dentro de casa tentando tirar os escombros: telha, madeira, tudo, para tirar a Natasha. Só que eu não tinha força. A Yumi estava por baixo de tudo. Eu tive que tirar quem estava com vida”, lembrou Geraldo Faraci.
Em sua primeira entrevista após o desastre, os pais falaram sobre a morte da filha, que, segundo eles, era uma jovem cheia de vida.
"A gente tá vivendo um pesadelo ainda. Não sabemos o que vai acontecer daqui pra frente. Foi um sonho, um pesadelo", disse o pai.
Já a mãe de Yumi contou que a jovem era muito tranquila.
"Isso é um privilégio para uma mãe poder criar a filha ao lado. Eu mesmo alfabetizei minha filha. Ela foi uma menina prodígio. Nunca tive problemas com ela. Ela comemorava a vida. Ela tinha muitos planos", afirmou a mãe.
"Há muito tempo, eu disse que queria ser cremada e que minhas cinzas fossem jogadas ao mar. Pedi ainda que minha filha tocasse a música 'Tears In Heaven', do Eric Clapton. Eu achava a música bonita", afirmou Sônia.
"A Yumi tinha como tradição, depois de festejar, dar um mergulho e sair do mar. Ela dizia que o sal carregava as coisas ruins do ano passado. Ela sempre foi obediente, então, ele foi e voltou rapidamente. Nadem e subam, porque está ficando frio", relembrou a mãe.
"Depois disso nós escutamos um estrondo. Tinha comprado uma TV de plasma e achei que ela tivesse caído. Mas, de repente, eu vi um barro descendo. Comecei a gritar pelas nossas crianças. Estava tudo muito escuro. Nesse momento, um rapaz disse que tinha gente lá em baixo. Tem gente gritando", disse Sônia.
Amigos de Yumi
Mariana pôs na tela do computador a foto com a amiga. "A Yumi era uma pessoa completamente de bem com a vida. Não tinha tempo ruim pra ela". As duas se conheceram num cursinho pré-vestibular, há 1 ano. E comemoraram juntas a aprovação na faculdade de arquitetura. Mariana foi convidada pra passar o réveillon em Angra dos Reis. Acabou não indo. Ela já conhecia a pousada Sankay. Pelo computador Yumi divulgava essa paixão. Na internet, postou vários vídeos. Só no YouTube, os vídeos da Yumi cantando já tiveram mais de 320 mil acessos. Ela adorava a internet. Mas segundo a família e os amigos, a estudante exemplar também nunca deixou de lado o velho e bom livro. "A Yumi sempre gostou de ler. O grande presente que a gente dava pra Yumi, porque, pra ir de Angra até a escola dela, no continente, é uma hora de barco. Então, ela lia sempre", contou um tio da jovem. "Ela lia e escrevia muito. Nesta outra página da internet, ela registrou em inglês que 'acreditava que a música está dentro de nós. E que quando nos esforçamos para fazer o melhor que podemos, qualquer coisa é possível'", disse o tio.
Pousadas de Angra agora sofrem com cancelamentos de reservas
Turistas fogem da cidade atingida por desmoronamentos no dia 1º. Proprietários dizem ter condições de receber hóspedes.
As chuvas que atingiram a cidade de Angra dos Reis (RJ) pouparam a maior parte das pousadas e hotéis da cidade, mas esses estabelecimentos também sofrem as consequências da tragédia.
Na praia do Bananal, onde a pousada Sankay foi destruída, as pousadas que sobraram receberam ordens da Defesa Civil para cancelar todas as reservas “até segunda ordem”.
Já nas pousadas distantes dos locais atingidos, os cancelamentos, em plena temporada de verão, são resultado da vontade dos próprios turistas.
Na madrugada de sexta (01), dois deslizamentos deixaram 50 mortos em Angra dos Reis, na praia do Bananal, em Ilha Grande, e no Morro da Carioca, na área continental da cidade.
O hotel Acrópolis Marina fica no centro de Angra, em uma área afastada de qualquer morro, e que não sofreu nenhum tipo de dano pela chuva. Ainda assim, todas as reservas foram canceladas até metade do mês de janeiro, segundo o funcionário Emerson Domingues.
“Somos o hotel mais centralizado da cidade. Não tem perigo nenhum, podem todos os morros de Angra vir abaixo que aqui não chega. Não tivemos problema nenhum, nossos hóspedes aproveitaram toda a festa do Ano Novo”, afirma Domingues. “Mas os hóspedes estão cancelando. Nós não temos insistido, porque a gente entende que a situação é complicada e que não adianta nada o turista vir aqui preocupado. Estamos devolvendo os depósitos e cancelando, como pedido”, explica.
Também na área continental da cidade, a pousada Ponta do Leste é outra que enfrenta cancelamentos. E os próprios funcionários têm orientado os turistas a transferir as reservas desta semana para a próxima.
“Não tivemos nada quebrado, mas estamos sem luz desde o dia 1º. Os hóspedes foram todos embora, a pousada está vazia.”, conta o gerente Roberto Couto Vieira. “Então estamos sendo sinceros. Acabou de ligar um senhor aqui e eu recomendei transferir a reserva para a semana que vem”, afirma.
Ilha Grande
Na Ilha Grande, a pousada Recanto dos Limas, que fica numa praia vizinha à do Bananal, teve cancelamentos em 40% de suas reservas, segundo o gerente Marcelo Hadama.
“Temos 43 hóspedes no momento e vamos funcionar normalmente. Não tivemos nenhum dano pela chuva. Só ficamos sem energia, mas estamos dando conta com o gerador”, afirmou Hadama.
Na praia da Biscaia, a Pousada dos Golfinhos também teve cancelamentos de reservas para o mês de janeiro.
“A primeira e a segunda semana são as melhores do ano para a gente. Sempre está lotado. Agora, estão sobrando vagas”, conta o gerente Luís Madureira. “A gente só vai saber a extensão do prejuízo daqui uma ou duas semanas.”
No Recanto Kamomê, próximo à praia do Bananal, a proprietária Ivete Taguchi precisou procurar sua advogada por causa dos cancelamentos.
“Não aconteceu nada aqui, nem árvore caiu e todos cancelaram no mês de janeiro. Todos. Teve cancelamento até de uma moça que viria da Itália. E estão pedindo o dinheiro do depósito de volta. Eu não tenho condições de devolver esse dinheiro”, afirma Ivete.
Segundo ela, a pousada deixa claro que o dinheiro do depósito para reservas não é devolvido em caso de cancelamentos. “Falei com minha advogada, ela disse que eu não sou obrigada a devolver. Mas é uma pressão muito grande”, conta a proprietária.
“A pousada está em perfeitas condições e dá para chegar aqui pela estrada sem problemas. Meu filho veio no dia 2 numa boa. As pessoas precisam entender que tem segurança e que se todos cancelarem aí sim é que isso aqui vai virar o caos”, lamenta.
Praia do Bananal
As pousadas vizinhas à Sankay tiveram que dispensar todos os hóspedes e cancelar as reservas, a pedido da Defesa Civil. “Não tem ninguém e não tem prazo pra voltar”, afirma o funcionário da pousada Três Coqueiros José Maria dos Santos.
Na Pousada do Preto, o proprietário Kiyoshi Nakamashi pediu “sensibilidade” da Prefeitura. “Os hóspedes saíram, não temos reservas, mas a vida continua e a gente tem funcionário para pagar, impostos. A prefeitura devia sensibilizar para dar uma anistia aí para a gente do IPTU”, afirma o dono do local.
Efeito contrário
Na contramão da maioria das hospedagens, no entanto, a Pousada Lagamar, na praia Vermelha, não apenas enfrenta poucos cancelamentos, como ainda conta com a solidariedade dos turistas, segundo o proprietário Rogério de Campos Mel.
“Os hóspedes que estão chegando ligam e perguntam o que a gente precisa. E prometem trazer lanterna, vela, comida, remédio”, conta Mel. Das 40 reservas feitas para janeiro, apenas duas foram canceladas.
“Felizmente não fomos atingidos, mas estamos sem luz. Para quem liga, eu falo com franqueza: a situação em Angra é caótica, mas aqui está tudo em paz. Só precisa enfrentar o banho frio”, afirma ele.
“O que aconteceu foi uma tragédia, mas a vida não pode parar. Ilha Grande é um paraíso muito grande para parar”, diz Mel. “A mensagem para o turista é 'venha, venha sim. Estamos esperando'."
Veja imagem de área de São Luís do Paraitinga antes e depois da chuva
Cidade foi atingida por temporal neste início de 2010. Centro histórico do município ficou destruído.
O temporal que atingiu no dia 1º de janeiro a cidade de São Luís do Paraitinga, a 182 km de São Paulo, causou prejuízo de cerca de R$ 100 milhões, segundo estimativa da prefeitura. Neste ano, o tradicional carnaval do município foi cancelado, o que deve gerar mais perdas.
O G1 esteve na cidade durante o carnaval de 2009 e voltou este ano. Veja como estava uma área do Centro histórico no ano passado e como ficou após a chuva desde início de 2010.
Inflação ficou menor para a baixa renda em 2009, mostra FGV
IPC-C1 fechou ano com alta acumulada de 3,69%, ante 7,37% em 2008. Para o conjunto da população, inflação ficou em 3,95%.
A inflação para a população de baixa renda fechou 2009 com alta acumulada de 3,69%, abaixo da taxa de 7,37% registrada no ano anterior, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa também ficou abaixo da verificada para o conjunto da população (calculada pelo IPC-BR), que verificou alta de 3,95% no mesmo período.
Em 2009, a principal contribuição para a taxa acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que calcula a variação de preços para famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos, partiu do grupo habitação, que respondeu por 41% da variação do índice nos últimos 12 meses, impulsionado pela alta de 6,69% no aluguel residencial e de 11,57% no gás de botijão.
A maior alta, no entanto, foi acumulada pelo grupo despesas diversas, cujos preços subiram em média 13,84% no ano passado. Já os alimentos acumularam variação de 1,52% no mesmo período.
Dezembro
Na passagem de novembro para dezembro, a taxa do IPC-C1 recuou de 0,23% para 0,16%, puxada pelos preços dos alimentos, que tiveram queda de 0,16%, seguindo uma alta de 0,40% no penúltimo mês do ano. Uma desaceleração maior do indicador de inflação foi contida pelo aumento das taxas dos grupos vestuário (de 0,98% para 2,17%), saúde e cuidados pessoais (de -0,44% para 0,18%), despesas diversas (de -0,04% para 0,36%), habitação (de 0,18% para 0,25%) e educação, leitura e recreação (de 0,05% para 0,08%). Já a taxa do grupo transportes repetiu a registrada em novembro, de 0,01%.
Polícia registra assalto à cantora Gretchen em Salvador
Cantora estava com mais dois amigos quando foi abordada. Segundo delegada, dupla levou mala, celular e chave das vítimas.
A cantora Gretchen foi assaltada na madrugada desta terça-feira (5), perto do Dique do Tororó, em Salvador, de acordo com boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil.
A delegada Florisbela Rodrigues da Rocha disse ao G1 que Gretchen estava em um carro com dois amigos quando foi abordada por uma dupla. Os criminosos pediram para que o grupo saísse do veículo. "Pediram a chave do carro, mas a amiga deu a chave de casa. Como não conseguiram levar o veículo, eles roubaram outras coisas", afirmou.
Segundo Florisbela, os ladrões roubaram uma mala com roupas, um celular, sapatos e a chave da casa da amiga de Gretchen. "Eles chegaram a dar coronhada na Gretchen e dispararam um tiro, que por sorte não atingiu um amigo dela", comentou a delegada.
Florisbela contou que as vítimas estiveram na delegacia e já prestaram depoimento. Ainda de acordo com ela, Gretchen estava abalada e disse que pensou que seria sequestrada. Até a manhã desta terça, ninguém foi preso.
Herdeira da Johnson e Johnson morre aos 30 anos
Socialite Casey Johnson, tataraneta de fundador de gigante farmacêutico, era noiva de celebridade da internet Tila Tequila.
A herdeira da gigante farmacêutica Johnson & Johnson, Casey Johnson, morreu aos 30 anos de idade em Los Angeles, nesta segunda-feira. Segundo o jornal Los Angeles Times, o departamento de Polícia de Los Angeles disse que Casey foi declarada morta por paramédicos que atenderam a um chamado em sua casa, no bairro de Beverley Grove.
Investigações iniciais apontam para morte por causas naturais, mas um relatório final de toxicologia será preparado pela polícia, ainda segundo o jornal.
A socialite, que era abertamente gay, aparentemente estava noiva da modelo, cantora e celebridade de TV Tila Tequila, tida como a artista mais popular - com o maior número de acessos - do site de música e relacionamentos MySpace.
A morte foi anunciada inicialmente por Tila em sua página no site de mensagens Twitter. "Todos, por favor, rezem por minha 'esposinha' Casey Johnson", dizia a mensagem. "Ela morreu. Obrigada a todos pelo amor e apoio, mas estarei fora da rede para estar com família."
Nesta terça-feira, a última mensagem na página de Tila dizia: "Descanse em paz meu anjo. Você estará para sempre em meu coração. Eu te amo tanto e nós nos casaremos quando eu te encontrar no céu, minha 'esposinha'".
Casey, que deixa uma filha pequena, Ava, era tataraneta do fundador da Johnson & Johnson e filha de Robert Wood Johnson, dono do time de futebol americano New York Jets. Johnson fez colegial com Paris Hilton e chegou a declinar um convite para atuar com a socialite na série americana The Simple Life, da rede MTV.
A série acabou tornando famosa a também socialite Nicole Richie, filha do cantor Lionel Richie, que atuou ao lado de Hilton no programa. Casey disse em uma entrevista à revista Vanity Fair, em 2006, que a decisão foi "o erro mais estúpido" de sua vida.
Fuvest aplica provas de conhecimentos específicos nesta terça
Candidatos já fizeram provas de oito matérias em dois dias. G1 traz correção comentada.
Os candidatos que disputam vagas no vestibular 2010 da Fuvest fazem provas de conhecimentos específicos nesta terça-feira (5). O G1 vai trazer a correção elaborada por professores de cursinhos.
As provas são diferentes e dependem da carreira escolhida. Os exames terão 12 questões dissertativas de duas ou três disciplinas. Em caso de duas disciplinas, serão seis perguntas de cada; se forem três matérias, o aluno responderá a quatro questões de cada uma.
Os candidatos terão de apresentar o original do documento de identidade. Além disso, devem levar caneta esferográfica azul ou preta, lápis nº 2, borracha, água e alimentos. Para as provas de matemática, física e química, serão necessários régua graduada, esquadros, transferidor e compasso. O uso de equipamentos eletrônicos, como bips, pagers, celulares, calculadoras e computadores é proibido.
Os portões serão abertos às 12h30. O fechamento ocorrerá às 13h. A entrada de estudantes atrasados não será permitida. A recomendação é chegar ao local com uma hora de antecedência. A duração máxima da prova é de quatro horas e os candidatos só poderão deixar as salas de prova a partir das 15h. O manual do candidato para o processo seletivo 2010 da Fuvest está disponível para consulta no site www.fuvest.br.
Segunda fase
No domingo (3) e segunda (4), os candidatos fizeram provas de português, que incluía dez questões e uma redação, além de responderem a 20 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.
O índice de abstenção no segundo dia da Fuvest chegou a 7,39%. Dos 37.603 vestibulandos inscritos (os candidatos às duas carreiras da Polícia Militar só fizeram as provas do domingo), 2.779 não compareceram.
No domingo (3), faltaram 2.695 alunos, o equivalente a 7,10%, maior índice desde 2007, de acordo com dados divulgados pela instituição.
Enem
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usado em anos anteriores, não será mais considerado na Fuvest por uma questão de prazo -o Enem teve de ser adiado após vazamento.
Os estudantes disputam 10.812 vagas, sendo 10.622 na USP, cem no curso de medicina da Santa Casa e 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Os candidatos às duas carreiras da Polícia Militar só fazem a prova deste domingo.
Jovem é suspeito de cortar cabelo de mulheres dentro de ônibus
Jared Weston Walter, de 22 anos, foi preso em Milwaukie.
Pelo menos três mulheres tiveram cabelo cortado.
Um jovem foi preso em Milwaukie, no estado americano de Oregon, suspeito de cortar o cabelo de mulheres dentro de ônibus, segundo reportagem da rede "KGW".
De acordo com a porta-voz da empresa de ônibus, Jared Weston Walter, de 22 anos, foi flagrado com uma tesoura e fios de cabelo de uma passageira na madrugada de ano novo e acabou sendo preso. A vítima teria conseguido conter o suspeito com a ajuda do motorista. Pelo menos outros dois casos de mulheres com cabelo cortado foram registrados em ônibus da mesma empresa, em 20 de novembro e 24 de dezembro. Em um deles, o homem teria tentado passar cola no cabelo de uma das mulheres.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!