REGIÃO
Quissamã reclama da falta de água e quer denunciar convênio com a Cedae
A falta de água na cidade foi um dos assuntos debatidos no plenário da Câmara de Quissamã
O problema da falta de água que vem causando transtornos a população de Quissamã há alguns anos esgotou terça-feira passada na reunião da Câmara Municipal, quando o vereador Edir da Silva, em veemente discurso na tribuna, requereu ao presidente Nilton Pinto, envio de correspondência convocando o superintendente da Cedae para, em audiência pública, discutir qual a possível solução. Na reunião que é transmitida ao vivo pela rádio 87,9 FM, ele chegou a convocar a população para comparecer à Câmara para expor pessoalmente o drama vivido com a falta de água, situação que não está sendo mais suportada pelo descaso das autoridades.
Tudo indica que a revolta maior com a falta de água ocorreu durante o último apagão quando a estação de captação do município teve a bomba queimada e uma chave danificada. Os equipamentos não foram substituídos em tempo hábil e o sistema de distribuição parou afetando todas as partes da cidade. O caso repercutiu e o vereador Edir da Silva ganhou de imediato o apoio dos vereadores Janio Pinto, Chiquinho Aruê, Jorginho Ruço, Luiz Carlos, Fátima Pacheco e até do presidente Nilton Pinto que ao final decidiram tomar iniciativas enérgicas e até recorrer à Justiça para que a população não seja sacrificada com a falta de abastecimento.
A Cedae justificou o problema por causa da falta de energia mas o vereador Luiz Carlos não admitiu que uma empresa como a Cedae não tenha um plano de emergência e não mantenha no local uma bomba e chave reserva. “Vou levar o caso ao prefeito para que seja dada uma satisfação para a população e dizer a ele que pode contar com o apoio desta Casa”, disse Luiz Carlos.
O presidente da Câmara Municipal, Nilton Pinto (Furinga), esclareceu que o convênio da concessão para que a Cedae seja a responsável para a distribuição de água em Quissamã já teve o prazo terminado e ele pretende, na Justiça, denunciar o acordo e sugeriu ao prefeito que abra concorrência para que outra empresa privada atenda a todo o município. “Está faltando água e o problema é grave. O que não pode faltar é o respeito da Cedae com a população e com o município de Quissamã”, disse.
Petrobras é autorizada a fazer nova perfuração na região do pré-sal
Empresa receberá nesta quinta-feira dois helicópteros EC-225 Super Puma
A diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANP), autorizou a Petrobras, nesta terça-feira (1/12), a perfurar um poço na área norte do pré-sal da Bacia de Santos, em área contígua à descoberta de Iara, fora dos limites dos blocos já licitados. A região é elegível para integrar as áreas que poderão vir a ser objeto da Cessão Onerosa, uma vez aprovado o Projeto de Lei nº 5.941/09.
A perfuração terá como objetivo a obtenção de informações sobre a região, ainda carente de avaliação geológica mais detalhada e, para tanto, espera-se atingir a profundidade de 6.425 metros. Os dados e estudos coletados serão enviados à ANP.
A Petrobras pretende direcionar a sonda SS-53 para a região, que deve iniciar a operação até meados de dezembro deste ano. A Companhia será responsável pela operação e custo da perfuração do poço. A intenção é obter informações estratigráficas (classificação dos estratos sedimentares, sua ordenação cronológica e os ambientes de sedimentação e distribuição geográfica) para evoluir no conhecimento geológico da seção pré-sal na parte norte da Bacia de Santos e contribuir para o futuro desenvolvimento da área.
Companhia adquire novas aeronaves
A Petrobras receberá nesta quinta-feira (3) dois helicópteros EC-225 Super Puma, da empresa Eurocopter. As aeronaves chegarão no Aeroporto Internacional de Cabo Frio trazidas pelo Antonov NA-124, o maior avião de carga do mundo. Está sendo esperada, ainda, a entrega de uma terceira aeronave (um S-92, da empresa Sikorsky) na próxima segunda-feira, dia 7. Com isso, a empresa terá recebido seis novos helicópteros de última geração, já que, recentemente, foram entregues três aeronaves de grande porte.
Os helicópteros fazem parte de um lote que totaliza 16 aeronaves. Até o final do primeiro semestre de 2010 serão entregues outros 13 helicópteros, sendo nove de grande porte e os demais, de médio porte. As aeronaves atuarão no Heliporto de São Tomé e Aeroporte de Macaé, no início de janeiro, para fazer o transporte da força de trabalho offshore até as unidades de exploração e produção da Bacia de Campos. Os modelos têm capacidade para 18 passageiros cada.
As novas aeronaves estão equipadas com tecnologias de última geração, capazes de detectar, graças a sensores altamente sofisticados, a mais sutil vibração ou sinal de risco operacional. Os sensores podem prevenir colisões, com o auxílio de sistemas que identificam a presença de outras aeronaves no espaço aéreo ou fornecem informações do terreno sobrevoado.
Além disso, as aeronaves possuem botes salva-vidas instalados externamente para todos os passageiros e tripulantes. A aplicação de novas tecnologias à segurança de voo faz parte do pacote de ações implantadas pelo Programa de Excelência Operacional em Transporte Aéreo e Marítimo (PEOTRAM).
Teixeira de Gouveia: estacionamento liberado a partir desta segunda-feira
A partir desta segunda-feira (7), os condutores de veículos poderão estacionar nos dois lados da rua Teixeira de Gouveia, Centro, sem a cobrança do rotativo.
A medida, adotada pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana, busca facilitar o acesso às lojas neste período de fim de ano em que se percebe um aumento considerável de movimento nesta região.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, a liberação da via atende a uma solicitação dos comerciantes, por meio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM).
- Essa alteração temporária da regulamentação visa facilitar a locomoção dos clientes que vão fazer as compras de Natal, no calçadão e nas lojas do Centro. Vale ressaltar aos motoristas que nas ruas adjacentes e em outros pontos da cidade o rotativo com a respectiva cobrança vai continuar, afirma.
A mudança será válida até o dia 31 de dezembro, quando então as regras do rotativo voltam a vigorar.
Prefeitura apresenta equipe feminina do Macaé Sports que disputará Super Liga
A prefeitura quer transformar Macaé na cidade mais Olímpica do estado do Rio de Janeiro, de olho nos Jogos Olímpicos Rio-2016.
Iniciando este projeto, o município retoma sua participação na maior competição de vôlei do país, a Super Liga 2009/10, com a equipe feminina do Macaé Sports, tendo como base as campeãs mundiais juvenis. A apresentação da comissão técnica e das jogadoras foi realizada nesta quinta-feira (3), à tarde, no Paço Municipal da prefeitura, com a presença da prefeita em exercício, Marilena Garcia.
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, que é formado em educação física e um incentivador da prática esportiva, já desenvolve políticas públicas, com diversos projetos nessa área. Com a realização das Olimpíadas Rio-2016, com certeza, todo o estado do Rio vai olhar com carinho para o esporte como forma de inclusão social, assim como a educação também é -, destacou Marilena Garcia.
O cunho social da participação do Macaé Sports na Superliga foi lembrado pelo presidente da comissão técnica da equipe, Rogério Maciel de Oliveira. “Estamos tendo total apoio do prefeito e do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes, para essa retomada da equipe do vôlei feminino à Superliga. Os dois estão engajados neste projeto que tem como meta transformar Macaé na cidade mais Olímpica do interior do estado”, disse
Alex de Moraes fez um panorama das políticas públicas da área esportiva desenvolvidas pelo governo municipal e, agora, em parceria com o governo do estado do Rio e prefeitura do Rio, para tornar Macaé a cidade do interior mais Olímpica do estado.
- É emocionante ver esta equipe de volta à competição nacional. Participamos por nove vezes consecutivas da Superliga e estivemos afastados por dois anos, porque o município investiu seus esforços na ida do Macaé Esporte para a primeira divisão do Campeonato Carioca. Hoje, somos a quinta potência do futebol carioca e vamos disputar a Copa do Brasil em 2010 e a Série C do Brasileiro. A equipe paraolímpica de basquete em cadeira de rodas – o Macaé Paraolímpica – vai disputar o Brasileiro da série B, daqui a duas semanas, em Vitória (ES). O Projeto Prata da Casa beneficia 800 crianças no Ginásio Municipal Maurício Bittencourt e, o Bolsa Atleta, atende 150 atletas em diversas modalidades individuais. Esse projeto Olímpica visa fazer com que Macaé respire esporte e local de aclimatação dos atletas que disputarão as Olimpíadas de 2016. No dia 10 estrearemos na Superliga e nosso objetivo é participar da competição, galgando cada vez lugares mais altos -, explicou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes.
O técnico do Macaé Sports, Alexandre Ferrante, que já dirigiu também as equipes do Fluminense, Flamengo, CIB (RJ) e a seleção Carioca, lembra que este é um projeto para médio e longo prazo. “Este projeto tem um cunho social, vamos plantar para estar colhendo mais tarde, com objetivo das Olimpíadas de 2016. Estamos treinando há duas semanas e nossa base é de jovens da seleção brasileira sub-17. Por isso, apostamos numa boa participação do Macaé Sports na Superliga, a médio e longo prazo”, disse.
No próximo ano, Macaé também vai retomar as equipes de futsal e do basquete.
Thais Rodrigues Ferreira, 18 anos, 1,78, ponteira do Macaé Sports, é a única jogadora formada nas categorias de base de Macaé. Cabofriense, ela mora há um ano e meio na cidade, trazida por Claudomiro Santana, o Gordo, um dos fundadores da Prosport. “Vim para Macaé aprimorar minha técnica no esporte. Se estou onde estou hoje é por causa do Gordo que me incentivou e me trouxe para Macaé. Moro, junto com outros dois atletas, na casa de Lúcia Regina de Almeida (também uma das fundadoras da Prosport). É bom ver meu trabalho crescendo, pois quero seguir carreira dentro do vôlei. É um sonho e isto mostra que podemos chegar aonde os sonhos almejam”.
Bodyboard: começa nesta sexta a luta de Jéssica pelo título mundial.
Nesta sexta-feira (4) será a vez da macaense Jéssica Becker, bodyboarder profissional, começar a sua luta pelo tão sonhado título mundial.
A última etapa do tour, como é chamado o Circuito Mundial de Bodyboard começou na última terça-feira (1), nas Ilhas Canárias, na Espanha, mas até quinta-feira (3) apenas os homens entraram na água. Jéssica é patrocinada pela prefeitura de Macaé, através do programa Bolsa Atleta.
Jéssica, Top 3 do ranking mundial, tem à sua frente as atletas Eunate Aguirre, da Espanha e a também brasileira Neymara Carvalho. Jéssica está apenas 235 pontos atrás da líder do circuito, mas devido ao sistema de descartes adotado pelo Circuito Mundial a macaense não depende apenas de seus resultados.
O sistema de descartes faz parte da regra do bodyboard e é utilizado em todos os campeonatos da modalidade, seja municipal ou até mundial. O sistema contabiliza apenas um certo número de melhores resultados obtidos pelo atleta. Em um circuito de 10 etapas, são somados os seis melhores resultados de cada atleta para que seja definido o campeão. Porém, com a mudança do regulamento do circuito mundial em 2009, com a inclusão de etapas Grand Slan, são somados os 3 melhores resultados obtidos em Grand Slans e apenas os 2 melhores resultados das demais etapas. Sendo assim Jéssica descartou, por exemplo, a vitória conquistada em Búzios e soma para o ranking as vitórias da Espanha e Venezuela, além dos demais resultados nas etapas Grand Slan.
A situação da macaense - que já não era fácil - se tornou um pouco mais difícil. Para ser campeã mundial Jéssica, que também tem o patrocínio da Academia Life e pranchas Kung, precisa em primeiro lugar lutar para chegar à final da etapa. Mas a companhia de Neymara Carvalho, pois caso a capixaba chegue à final é declarada automaticamente campeã mundial de 2009, seu 5º titulo da carreira.
Se chegar à final, Jéssica precisa vencer a etapa de El Confital, Ilhas Canárias. Caso fique em segundo lugar, Jéssica ainda poderá ser campeã,apenas se as rivais Eunate e Neymara perderem nas quartas-de-final.
Entre os homens, o Brasil ainda têm Guilherme Tâmega na luta pelo título, em busca do seu heptacampeonato. GT, como é chamado, precisa vencer a etapa e torcer para que dois australianos percam nas semi-finais e que o havaiano Jeff Hubbard, líder do campeonato, não cheguem às quartas-de-final do evento.
A última etapa do circuito Mundial tem transmissão ao vivo pela internet através do site www.ibatour.com, vale lembrar que o fuso horário é de apenas duas horas, ou seja, as transmissões são inicias às 7 horas da manhã pelo horário de Brasília.
Comércio de Macaé estica horário para vendas de Natal
Até dia 24 as lojas vão funcionar até às 22h
O comércio de várias cidades já se adaptou aos novos horários para as compras de Natal, em Macaé, os lojistas já esticaram o funcionamento para lucrar mais. Dezembro já chegou e alguns estão no corre-corre das compras para o natal, mas não precisa de tanta pressa.
Afinal, até o fim de ano, os consumidores ganharam umas horinhas a mais. Até o dia 24, o comércio popular em Macaé vai funcionar até as 22h. Em uma loja, 30% do faturamento de dezembro vem justamente entre 17 e 22h, horário em que muita gente sai do trabalho e vai às compras. O horário especial foi firmado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Macaé e o Sindicato do Comércio Varejista.
O acordo estabelece que a véspera das outras datas comemorativas como dia dos pais, das mães, dos namorados e das crianças o comércio de Macaé vai funcionar até às 22h. Para quem trabalha comissão, a notícia chegou em boa hora.
Após acidente, caminhão de uma rede de supermercados tem carga saqueada
Centenas de pessoas saquearam a carga, inclusive funcionários da prefeitura de Rio Bonito.
Confusão após tombamento de caminhão da rede de supermercados Pão de Açúcar na ViaLagos. Centenas de pessoas saquearam a carga. No meio do tumulto funcionários da prefeitura de Rio Bonito brigaram pela mercadoria.
Nem a presença de policiais intimidou os saqueadores.
O acidente
O acidente aconteceu na manhã dessa quinta-feira (3), na altura de boa esperança, distrito de Rio Bonito. O caminhão tombado fechou três faixas e o acostamento da RJ-124, na altura de Rio Bonito, deixando o trânsito interrompido. Ele foi desvirado por volta do meio dia. O motorista do caminhão teve ferimentos leves e foi levado para o hospital de Rio Bonito.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!