| Rio das Ostras Jornal
CIDADE
PEIXE VIVO
Deputado Sabino
Em janeiro de 2010, o Brasil vai comemorar os 54 anos da posse de Juscelino Kubitschek, o Presidente Bossa-Nova. Personagem essencial da história do Brasil, JK comandou um choque desenvolvimentista durante seu governo, coroado pela construção de Brasília. JK foi um polêmico divisor de opiniões. Mas acabou virando um mito, usado como exemplo pelas mais variadas correntes políticas. Collor, Fernando Henrique e Lula: todos querem ser JK.
“Juscelino foi o primeiro presidente eleito após o surgimento das emissoras de TV no Brasil. Foi o primeiro a perceber a importância da imagem na formação da opinião pública, antecipando a tendência do ‘casamento’ entre a mídia eletrônica e a figura do político”, diz o jornalista Cláudio Bojunga, autor da biografia JK: Artista do Impossível.
Mineiro de Diamantina, JK adorava serenata, em especial quando se cantava o "Peixe vivo", canção folclórica que acabou se convertendo numa espécie de hino com que era saudado em toda parte.
A morte do ex-presidente JK, ocorrida em um estranho acidente automobilístico no dia 22 de agosto de 1976, desencadeou forte emoção no país e levou o então Presidente General Geisel a decretar luto oficial por três dias, na primeira homenagem feita por um governo do ciclo pós-1964 a um político cassado. O corpo de JK foi velado no Rio por três mil pessoas e trasladado a Brasília, onde 100 mil pessoas acompanharam seu enterro cantando o Hino Nacional e o Peixe Vivo.
Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria?
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?
È claro que não dá para voltar aos tempos de JK. Mas ainda é tempo de descobrir a pesca no Brasil. Está na hora de se apropriar da canção preferida de JK e, quem sabe, transformá-la numa espécie de hino em homenagem aos milhões de trabalhadores e trabalhadoras das águas deste imenso Brasil.
Banhado pelo Oceano Atlântico, o litoral brasileiro tem 9.198 km de extensão, com inúmeras reentrâncias com praias, falésias, mangues, dunas, recifes, baías, restingas etc. Temos um mar territorial de 12 (doze) milhas e uma Zona Econômica Exclusiva de 200 (duzentas) milhas náuticas. É a nossa Amazônia Azul.
Na parte terrestre, o Rio de Janeiro possui uma área modesta de 43.864,3 km², somos o vigésimo quarto estado em extensão territorial e o terceiro em população.
Já na parte marítima, o Estado do Rio de Janeiro possui um litoral gigante de aproximadamente 635 km de extensão. Somos o estado com o terceiro maior litoral do país.
Como pode um peixe vivo viver fora dessas águas? Como podemos voltar às costas para os mais de 30 mil pescadores regularmente legalizados das águas do nosso estado? Como poderemos viver sem a companhia deles?
Não há pranto sem saudade
Nem amor sem alegria
É por isso que eu reclamo
Essa tua companhia
Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria?
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!