Dois menores de 10 anos foram apreendidos na noite de segunda-feira (14) suspeitos de arrombar um carro na Rua Oliveira Rocha, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio.
Esta não foi a primeira vez que os menores foram flagrados roubando.
Os menores foram surpreendidos por moradores e impedidos de fugir por um segurança particular de uma rua do bairro. PMs do 23º BPM (Leblon) foram ao local e apreenderam os suspeitos. Segundo informações iniciais, um terceiro suspeito, que seria maior de idade, fugiu com a chegada dos moradores.
Os menores foram encaminhados para a 15ª DP (Gávea). Depois de passar pela delegacia, os dois meninos foram levados para um abrigo municipal, que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco. Os dois só foram para o local, porque os pais não foram localizados. Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os meninos não podem receber punição. No caso de infratores com menos de 12 anos de idade, os pais é que são responsabilizados. Se a família tivesse comparecido à delegacia, as crianças poderiam ter voltado para casa. “Nós temos que pernoitá-los para que eles fiquem em um local seguro, até o dia seguinte, para fazer a reinserção que é devolvê-los a família”, explica o conselheiro tutelar Sérgio Correia. Apesar da pouca idade, segundo o Conselho Tutelar, esta não era a estreia da dupla de menores no crime. Em pelo menos outras duas ocasiões, eles já haviam sido flagrados praticando o mesmo tipo de roubo, na Zona Sul do Rio. Os pais podem perder a guarda das crianças. “Na verdade, aí é negligência e abandono destes pais, até pelas outras vezes que já se encontraram na mesma situação. Neste caso, cabe aí uma destituição do poder familiar”, acrescenta o conselheiro.
Detentas do Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, foram obrigadas a apagar tatuagens com produtos improvisados, segundo a Pastoral Carcerária. Fotografias mostram as lesões, marcas e queimaduras nos corpos das presas.
De acordo com a pastoral, elas foram obrigadas pela direção do presídio a apagar os desenhos, sob pena de serem transferidas, no início do mês. Elas disseram que usaram todo tipo de produto, como álcool, removedor de esmalte, cloro, solvente e até cinzas de cigarro. A Justiça de São Paulo deve ouvir as mulheres ainda esta semana. “Com base nas investigações realizadas, nós teremos uma conclusão efetiva para a adoção de qualquer medida cabível”, disse o promotor Antonio Baldin. A Defensoria Pública diz que elas podem ter sido vítimas de abuso de autoridade. “Não existe uma razão lógica ou qualquer norma que imponha as sentenciadas a estarem retirando esses desenhos que não atrapalham o bom andamento da unidade prisional e não representam risco nenhum”, afirmou o defensor público Leandro de Castro Silva. A reportagem tentou falar com a Secretaria de Administração Penitenciária, mas não teve retorno.
Promotoria quer barrar saída de 100 presos de manicômio durante o Natal
MP alega que internos não respondem por seus atos e são perigosos. Em 2007, Maníaco da Cantareira deixou Franco da Rocha e matou jovens.
O Ministério Público tenta impedir a saída de 100 presos internos do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico 1 de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, durante o Natal. Os promotores dizem querer evitar que casos como o do Maníaco da Cantareira voltem a se repetir. Em 2007, a Justiça autorizou o psicopata Ademir Oliveira do Rosário a deixar a unidade para passar os fins de semana em casa, com a família, na Zona Norte da capital. Enquanto cumpria o regime de desinternação progressiva, ele matou dois irmãos adolescentes, abusou sexualmente de outros garotos e passou a ser conhecido como Maníaco da Cantareira.
Os pedidos de saída temporária feitos pela diretoria do HCTP 1 já foram encaminhados à Justiça para análise, e dois deles foram autorizados para mulheres que cometeram assassinatos. Uma havia matado a filha a facadas; outra esfaqueou e matou o vizinho. Dirigentes da unidade afirmaram ao G1, sob a condição de anonimato, que a saída delas às ruas, e de demais homens e mulheres que cumprem medida de segurança, faz parte do tratamento.
A Promotoria da Vara de Execuções Criminais, no Fórum da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, não entendeu assim e recorreu da decisão: entrou com um mandado de segurança com pedido de liminar e o Tribunal de Justiça suspendeu o benefício, que, geralmente, só é concedido a presos comuns.
“Os presos internos não podem ter direito à saída temporária. Isso não está na lei. Os internos cometeram um crime e estão em tratamento, são portadores de doença mental, não têm condições de viver em sociedade. As únicas possibilidades de permitir a saída do interno são: acompanhados por uma equipe do hospital ou quando eles são desinternados, ou seja, quando recebem alta médica após o tratamento”, afirmou o promotor Marcelo Orlando Mendes. “Todos têm relatório médico atestando que são perigosos. Como é possível se permitir que alguém perigoso fique solto?”.
Perigosas Documentos obtidos pela reportagem mostram o perfil das duas mulheres que a Justiça queria pôr na rua durante o Natal, entre os dias 23 a 28 de dezembro e na virado do ano. Uma é assassina da própria filha e foi diagnosticada como psicótica e alcoólatra pelos médicos. Ela esfaqueou a vítima após uma discussão em 2007.
Procurada por telefone pelo G1, a mãe da interna, que tem 72 anos e é cadeirante, afirmou que perdoa a filha pelo assassinato de sua neta. “Não foi culpa dela. Foi do namorado dela. Ele a drogava e ela matou a menina quando saiu de si”, disse a idosa, que pediu para não ter seu nome divulgado. “Eu espero que ela venha me visitar neste Natal.”
A outra mulher que o HCTP entende como apta a sair às ruas matou um vizinho em 2003. Ela foi considerada esquizofrênica e paranóica no relatório do serviço de saúde do próprio hospital. Ela invadiu a casa do homem, golpeou seu peito e arrancou-lhe o coração: alegava se defender de vampiros.
Nos dois casos acima, a orientação foi a mesma dos médicos do HCTP: tratamento em regime fechado para garantir a segurança do próprio paciente e da sociedade.
Segundo o promotor Pedro Juliotti, o Ministério Público vai se manifestar contrário a todos os pedidos de saída temporária para hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico. “Estamos todos convictos de que o benefício não pode ser estendido a pacientes psiquiátricos que cometeram crimes e ainda possuam alto risco de periculosidade. A saída temporária só vale para presos comuns”, disse Juliotti.
Outro lado
Procurada para comentar o assunto, a juíza Claudia Barrichello, que autorizou as saídas temporárias das duas internas do HCTP, afirmou que a decisão de deixá-las sair nas festas de fim de ano não é ilegal, mas foi prematura. “Por isso, eu reconsiderei. Faltou um estudo mais profundo do respaldo que essas famílias têm para acompanhar o paciente. Seriam muitos dias fora da unidade”, disse a juíza.
Ela afirmou agora que só vai autorizar a saída de internos que estejam em transição para a unidade 2 do manicômio. “Esses pacientes que vão para Franco da Rocha 2 são considerados aptos a realizar visitas semanais aos familiares”, afirmou Claudia Barrichello. Ela diz ter autorizado oito saídas desse tipo.
“Estou autorizando. Sei que pode haver problemas [com os internos], mas estou aplicando a lei. Uma experiência dessa foi realizada na Páscoa e todos os pacientes voltaram”, disse a juíza.
Desde o dia 3 de dezembro, a reportagem tenta uma resposta da Secretaria da Administração Penitenciária sobre o assunto. Nesta terça-feira (15), o órgão voltou a dizer que o pedido do G1ainda estava sendo analisado.
Em 2008, dos 20.514 detentos do Estado de São Paulo beneficiados com a saída temporária para comemorar as festas de Natal e Ano-Novo, 1.520 (7,41% do total) não voltaram às unidades prisionais e foram considerados foragidos, segundo a secretaria.
Entre os foragidos, estava ex-cirurgião plástico Hosmany Ramos. Preso em 1981 pelos crimes de homicídio, roubo de joias e carros, tráfico de drogas e contrabando, ele não regressou à penitenciária de Valparaíso, no interior de São Paulo, onde cumpria pena em regime semiaberto desde agosto de 2008. Ainda não há dados de quantos sairão neste ano.
Saída temporária O benefício da saída temporária é concedido pela Justiça apenas a presos que cumprem pena em regime semi-aberto e que têm bom comportamento.
De acordo com o órgão, os presos beneficiados podem ficar até, no máximo, sete dias fora das prisões. Aqueles que não regressam aos presídios após o término do prazo são considerados foragidos e, caso recapturados, perdem o direito à progressão de regime -- retornando ao fechado.
Conforme a Lei de Execuções Penais, as saídas temporárias são concedidas na Páscoa, no Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças (ou Finados) e nas festas de Natal e Ano Novo.
Criança de 5 anos cai de terceiro andar de sobrado no Centro
Bombeiros dizem que ele estava sozinho em casa. Vítima foi socorrida e levada para o Hospital Souza Aguiar.
Bombeiros do quartel Central socorreram na manhã desta terça-feira (15), uma criança de 5 anos que caiu do terceiro andar de um sobrado na Rua Bento Ribeiro, no Centro do Rio, próximo ao Terminal Rodoviário Américo Fontenelle. O menino foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. De acordo com os bombeiros, ele estava sozinho em casa no momento da queda. A mãe teria chegado ao local depois do ocorrido e está no hospital com o filho.
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o menino passa por exames na ala pediátrica da unidade. Ele não sofreu fraturas. Está com o rosto machucado e vai ser submetido a uma tomografia de face.
Urso viaja 1.600 km para acasalar no Zoo do Rio
Casal ficará exposto ao público, em ambiente climatizado. Animal veio do Zoo de Salvador e terá nome escolhido pelo Twitter.
O amor está no ar no Zoológico do Rio, onde um urso de óculos viajou mais de 1.600 quilômetros para fazer par com uma ursa da mesma espécie. Aos 16 anos, ela teve seu primeiro namorado "importado" do Zoo de Salvador.
A missão do casal é acasalar e ter filhotes, já que, segundo o Zoo do Rio, esta é a única espécie de urso da América do Sul e está ameaçada de extinção. O macho chegou ao Rio no início de novembro e permaneceu até agora em quarentena. Após avaliações médicas e um processo de adaptação, ele já começa a ter uma maior aproximação com sua nova companheira.
Segundo o Zoo do Rio, os animais ficarão em exposição ao público em um ambiente climatizado, com piscina e chuveiro. Para suportar o verão carioca, a alimentação também receberá cuidado especial, com cardápio que inclui sorvete e comida servida em cubos de gelo. Ambos os ursos não têm nomes e a população poderá dar sugestões pela página da Fundação RioZoo (@riozoo) no Twitter.
O urso não é o primeiro a atravessar o país em busca de um amor animal. Em março de 2008, a girafa Zagallo, então com 10 anos de idade e 5,10 metros de altura, recebeu tratamento VIP para viajar de São Paulo até o Rio, com direito a contêiner acolchoado e munido com 50 kg de comida.
Girafa se faz de ‘difícil’
Tudo isso para fazer companhia à girafa Beija-Céu, de 3,8 metros e quatro anos mais velha. Até agora, no entanto, os dois ainda não acasalaram e tiveram filhotes. No Zoo, corre o boato de que a culpa é de Beija-Céu, que está se fazendo de difícil. Aos veterinários, resta esperar.
Campeão, pastor alemão feroz é furtado dentro de aeroporto de Cumbica
Testemunhas viram homens colocando caixa em camionete. Animal ia participar de competição nacional no Chile.
Descrito pelo próprio dono como um cão feroz, o pastor alemão Kempes Von Nurburgring, de 36 kg e 64 cm de altura, foi levado por dois homens do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 26 de novembro.
Testemunhas disseram que viram dois homens colocando a caixa em uma camionete. Câmeras de vigilância não gravaram as cenas ocorridas perto do saguão de check-in. "Ele latiu, mas estava latindo várias vezes", disse o empresário Sérgio Tadeu Herbert, de 57 anos, que deixou a caixa do lado de fora de uma loja para tentar resolver problemas relativos ao embarque do animal quando o bicho sumiu.
Desde então, o empresário Ricky Thadeu Hergert, de 27 anos, filho de Sérgio Tadeu, tenta localizar o animal, que tem na orelha a inscrição D4681SP. Ele ofereceu recompensa de R$ 5 mil e colocou anúncios em jornais, na internet e até carro de som na rua. Campeão do sudeste e da Argentina em 2008 e campeão paulista em 2009, o pastor alemão Kempes seria levado para um campeonato nacional no Chile caso não tivesse sido furtado do dono. Também viajariam o pai e a mãe do empresário, dois empregados e outros três cães de raça.
Hergert afirma que não sabe o que motivou o furto do cachorro. De acordo com ele, sem os documentos que comprovam a origem do animal, será difícil vender Kempes. Mesmo com os papéis em mão, o animal não valeria muito mais do que R$ 6 mil, porque, segundo o dono, já cobriu muitas cadelas e já estava se aposentando. A grande perda foi sentimental. "Cancelamos a viagem. Minha mãe ficou com problema no coração, emagreceu. Eu não sei como é ter filho, mas é como se tirassem meu filho", afirmou. O concurso do qual Kempes participaria no Chile não prevê prêmio em dinheiro. A competição mede critérios como a movimentação, qualidade anatômica e de temperamento, mas representa muito mais um hobby do que fonte de renda para os donos dos animais. "Se a pessoa achou que ele é valioso e que vai conseguir vender, não sabia o que estava fazendo", disse Ricky. "Ele era apenas o cachorro de que eu mais gostava. É tudo o que mais gosto", disse o empresário com a voz aparentemente abatida. Para o empresário, Kempes já fez prova de ataque e pode ser uma dor de cabeça para estranhos. "Ele é muito bravo. Está dando dor de cabeça para quem pegou, porque é difícil de manejar. Se abrir ou entrar no canil dele, ou se passar a mão, ele morde mesmo", afirmou.
Agressor de Berlusconi pede desculpas por 'ato covarde'
Comunicado foi divulgado pelo advogado de Massimo Tartaglia. Agredido no rosto, premiê italiano deve receber alta na quarta (16).
Tartaglia, que tem histórico de problemas mentais, agiu sozinho e sem nenhum interesse político ou militante, disse o advogado dele em breve comunicado, divulgado no final da segunda-feira.
Em carta enviada a Berlusconi, Tartaglia expressou seu "sincero arrependimento por um ato superficial, covarde e impulsivo no qual ele não se reconheceu", afirma o comunicado.
Os aliados de Berlusconi descreveram o ataque como um exemplo do "clima de ódio" que envolve o premiê, que frequentemente acusa juízes "comunistas", a mídia e esquerdistas de fazerem campanha para derrubar seu governo. Figura popular, mas controversa, Berlusconi tem lutado ao longo de todo este ano contra acusações de relações impróprias com uma modelo adolescente e festas com garotas de programa. Ele também enfrenta a reabertura de vários processos judiciais.
Alta
O primeiro-ministro italiano deve receber alta nesta quarta (16) e não deve voltar ao trabalho por 10 dias, disse o médico pessoal do premiê, Alberto Zangrillo. O médico acrescentou que as condições do primeiro-ministro "não são preocupantes". O primeiro-ministro passou uma noite mais tranquila que a de ontem, acordou muito cedo e pediu os jornais, disse à televisão pública "RAI" o subsecretário do governo e que atua como porta-voz, Paolo Bonaiuti.
EUA devem anunciar que prisão do Illinois recebará presos de Guantánamo
Até 90 detentos seriam transferidos para o Thomson Correctional Center. Complexo tem 1.600 celas e seria cedido ao Departamento de Defesa.
Construído em 2001, o presídio concebido para o sistema penal federal teria custado aos cofres públicos cerca de US$ 120 milhões. O complexo tem 1.600 celas, mas estaria recebendo cerca de 200 prisioneiros. O prédio seria cedido ao Departamento de Defesa.
O fechamento da prisão de Guantánamo, onde estão presos suspeitos de atos terroristas, foi uma das promessas de campanha de Obama. Ele disse que fecharia o complexo em um ano, a partir de sua eleição à Presidência dos EUA.
Um porta-voz do senador Durbin disse ainda que a instalação erguida em Illinois abrigaria, além de presos federais, entre 35 e até 90 transferidos de Guantánamo.
Lula embarcou na manhã desta terça-feira para Copenhague
Presidente antecipou a viagem, que estava programada para o dia 17. Ele deve se reunir com representantes de IBAS, China e França.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou às 8h45 desta terça-feira (15) para Copenhague, na Dinamarca, onde se junta à comitiva brasileira que participa da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-15). Lula desembarca na capital dinamarquesa por volta das 2h da madrugada de quarta-feira (16).
Segundo a assessoria, a agenda do presidente ainda está indefinida na quarta, mas nos dias em que estiver em Copenhague, Lula deve ter pelo menos duas reuniões já confirmadas, mas ainda sem data marcada. Uma será com o grupo de países de compõem o IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) e a China. Outra reunião já acertada é com o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Brasil e França já haviam acertado ter posições conjuntas no debate sobre clima em reuniões anteriores. Lula antecipou sua participação na COP-15, que estava marcada inicialmente para os dias 17 e 18. Segundo auxiliares da presidência, ele preferiu chegar um dia antes para que sua agenda não ficasse muito atribulada.
Dilma
A ministra chefe da Casa Civil, que chefia a delegação brasileira na COP-15, se reúne na manhã desta terça-feira com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, às 11 horas. E, às 17h30, ela participa de recepção oficial do governo da Dinamarca.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!