| Rio das Ostras Jornal

BRASIL / MUNDO

São Paulo ou Flamengo: 90% de chances de um dos dois ficar com o título nacional

Caminho difícil diminui bem a possibilidade de o Palmeiras ser campeão

Após a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, os números mostram que a disputa do título ficou restrita a São Paulo e Flamengo. O Tricolor Paulista tem 50% de possibilidade de ser campeão contra 40% dos rubro-negros de acordo com o matemático Tristão Garcia. A chance de o vencedor ser conhecido apenas na última rodada não mudou muito, ficando em 82%, uma queda quase irrisória, já que há uma semana o percentual estava em 83%. - O Flamengo diminuiu o favoritismo do São Paulo, pois 50% é o limite. O time rubro-negro fez a diferença ao vencer dois jogos fora. Agora, cabe aos tricolores fazerem o mesmo para diminuir a pressão. Em um campeonato de líderes fracos, a equipe carioca tem uma boa chance de quebrar essa hegemonia paulista - analisou Tristão Garcia. O Palmeiras depende de um milagre para mudar esse panorama. As suas chances caíram de 24% na última rodada para apenas 7% por causa do empate em casa diante do Sport. O Verdão fica em desvantagem para o Fla por ter apenas mais um jogo no Palestra contra dois dos adversários no Maracanã. Em relação ao São Paulo, o caminho teoricamente mais difícil da equipe alviverde é o grande problema. Os dois jogam fora contra o Botafogo. Tudo igual até aí. Mas o adversário em casa do Palmeiras é o Atlético-MG, na luta por uma vaga na Libertadores, enquanto o dos tricolores, mesmo tendo que jogar a 100km da capital paulista, é o Sport, já rebaixado à Série B. Fora de casa, alviverdes pegam o Grêmio, invicto em seus domínios, e são-paulinos encaram o Goiás, um time sem maiores objetivos na competição.

Chances de título

São Paulo50%
Flamengo40%
Palmeiras7%
Inter1%
Atlético-MG1%
Cruzeiro1%

Para se confirmar a vaga à Libertadores da América, uma equipe precisa de 63 pontos, o que deixa o São Paulo (99%) a um empate e o Flamengo (98%) a uma vitória do objetivo. Com dois times praticamente garantidos, Palmeiras, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro lutam pelas duas vagas restantes com uma chance mínima ainda para o Avaí. O Verdão, que ficou para trás na luta pelo título, continua dependendo dos próprios esforços para assegurar o seu lugar na competição continental. Quatro pontos seriam o suficiente para que a equipe terminasse no G-4. - A grande vantagem do Palmeiras, além da pontuação, é que seus dois principais perseguidores, Inter e Atlético, se enfrentam, e o time alviverde ainda recebe o Galo - comentou o matemático.

Chances de vaga na Libertadores
São Paulo99%
Flamengo98%
Palmeiras79%
Atlético-MG51%
Inter44%
Cruzeiro25%
Avaí4%

A rodada do fim de semana deixou Náutico e Santo André com um pé na Série B, com chances de 99% e 97% de serem rebaixados, algo praticamente irreversível a essa altura do campeonato. A última desagradável vaga no Z-4 está entre dois cariocas, Botafogo eFluminense, e dois paranaenses, Coritiba e Atlético-PR, que têm ampla vantagem, por enquanto. A chance de cair um time do Rio está em 92% contra 7% das equipes do Sul. A chance desta disputa pela permanência na elite ser decidida na 38ª e última rodada subiu de 77% para 81% graças a mais uma vitória do Tricolor carioca. O número mágico para se livrar da degola ainda é 46 pontos, mas, com 45, atual pontuação do Santos, há 89% de possibilidade de seguir na Série A. Já com os 44 pontos de Vitória e Coxa, há chance de 71% de seguir na Primeira Divisão.

Risco de rebaixamento

20ºSport100%
19ºNáutico99%
18ºSanto André97%
17ºFluminense70%
16ºBotafogo26%
15ºAtlético-PR11%
14ºCoritiba3%
13ºVitória1%

Em segundo, Flamengo agora vai torcer pelo Botafogo

Para ser campeão, Rubro-Negro precisa vencer seus jogos e torcer por um tropeço do São Paulo

A dois pontos do líder São Paulo, o Flamengo voltou a pensar e falar em conquistar o título do Brasileirão. Faltando três rodadas, o Rubro-Negro, porém, não depende das próprias forças. Precisa torcer por um tropeço do Tricolor paulista. E para isto, um dos times que terá que torcer será justamente o rival Botafogo arrancar ao menos um empate.

O lateral Léo Moura não vê problema em torcer pelo rival regional. - Cada jogador nosso está dando conta e encostamos no líder. Vamos torcer agora para o São Paulo tropeçar. Esperamos que o Botafogo nos dê uma ajudinha.

Se empatar e o Flamengo ganhar, o Rubro-Negro será o líder do campeonato porque, neste caso, teria mais vitórias que o São Paulo, apesar de o mesmo número de pontos. O que significaria que o time de Andrade passaria a depender das próprias pernas para levar o título.

No próximo domingo (22), o Alvinegro carioca enfrentará em casa justamente o líder do campeonato. Mas mais do que ganhar para ajudar o Fla, o time comandado por Estevam Soares precisa vencer para não correr o risco de entrar na zona de rebaixamento: está apenas dois pontos à frente do Fluminense, melhor entre as equipes que estão entre os quatro últimos.

A vantagem do Flamengo é que entrará em campo no domingo contra o Goiás, no Maracanã, sabendo do resultado do rival. Enquanto Bota x São Paulo será às 17h, o Rubro-Negro jogará às 19h30.

O Botafogo pode ajudar ainda o Flamengo ao menos a conquistar uma vaga na Libertadores. Isto porque o Alvinegro pegará na última rodada o Palmeiras, que está na terceira colocação com 59 pontos, um a menos que o clube da Gávea.

Delegacia da Mulher ouve estudantes que protegeram aluna humilhada na Uniban

Elas são testemunhas no inquérito criminal que apura sete crimes. Advogado requisitou imagens de segurança para apurar caso.

A Delegacia de Defesa da Mulher de São Bernardo do Campo, no ABC, deverá começar a ouvir nesta segunda-feira (16) as cinco estudantes da Uniban que ajudaram a colega Geisy Arruda durante o tumulto ocorrido em 22 de outubro, quando ela foi hostilizada pelos colegas por estar com um minivestido. O inquérito criminal foi instaurado a pedido dos advogados de Geisy, insatisfeitos com a sindicância realizada pela universidade.

A polícia apura a ocorrência de sete crimes contra Geisy: injúria, difamação, ameaça, constrangimento ilegal, cárcere privado, incitação ao crime e ato obsceno. O advogado criminalista João Ibaixe, que defende Geisy, afirma que pelo menos três das testemunhas podem ser também vítimas.

O advogado João Ibaixe disse que o inquérito não representa ameaça contra os possíveis autores. "Somos bastante cautelosos. Queremos apenas que os fatos sejam apurados. São estudantes, não são criminosos habituais. A punição para eles não deve ser cadeia, mas ressocialização", afirmou.

De acordo com o advogado, as meninas que protegeram Geisy na saída do banheiro e dentro da sala de aula foram agredidas com ameaças verbais, cárcere privado e constrangimento ilegal. Quando tentaram proteger a amiga da multidão, pelo menos uma delas foi tocada sob as pernas por alunos que tentavam fotografar com celular as partes íntimas de Geisy. A defesa de Geisy requisitou imagens de segurança da universidade e vai solicitar videos divulgados pela imprensa. Também entrou em contato com o fabricante do vestido usado por Geisy no dia do tumulto para mostrar em que circunstâncias esse modelo de roupa é usado, por quantas mulheres e sob quais finalidades.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade