NOTICIAS REGIÃO
Descaso no posto do Ministério do Trabalho
População espera horas na fila por atendimento
Descaso com a população no posto do Ministério do Trabalho em Macaé. As pessoas esperam horas na fila por atendimento e a justificativa para tanto movimento seria ainda o reflexo da greve da Caixa Econômica Federal.
A superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego de Macaé atende, em média, 300 pessoas da região por dia. Boa parte fica em um espaço sem proteção enquanto aguarda o atendimento, no local não há bancos e nem cadeiras. O pior é que a espera é longa para quase 10 serviços. A maioria espera para dar entrada no seguro desemprego, mas a sala reservada para esse tipo de serviço é pequena e hoje só tem um atendente.
Por isso Luiz Cláudio dos Reis, que chegou às 5h apesar de o local abrir às 8h, não havia dado entrada no benefício seis horas depois. O responsável pela superintendência, Antônio César Ferreira, que também era o único atendente do setor de seguro desemprego, tentou argumentar.
“A gente está aguardando o pessoal que mora em Rio das Ostras, que são funcionários que moram em outro município, que chegam por volta das 11h e devem estar chegando. Eles estão atrasado e deve ser por causa do trânsito”, argumentou o responsável pela agência.
Ele admite que a unidade, hoje com cinco funcionários, precisa de mais seis para melhorar o atendimento. Mas enquanto não há prazo, existe a indignação.
Vereador tem diploma cassado por suspeita de compra de votos
O vereador de Itaperuna, José Geraldo Esposti, conhecido como Pardal, teve o diploma cassado. A investigação foi feita pelo Ministério Público Eleitoral.
José é acusado de comprar votos e vai ter que pagar multa de R$ 48.430,00. O filho do vereador, Gabriel Esposti, que é advogado, disse que já recorreu da decisão. O suplente Fernando Gouveia vai assumir ainda esta semana o cargo.
Foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro na seção do Tribunal Eleitoral a sentença prolatada pela juíza Sheila Draxler Pereira de Souza da 107ª Zona Eleitoral em Itaperuna que cassou o diploma de José Geraldo Esposti, vulgo Pardal (PMDB) em razão da captação ilícita de sufrágio.
No entanto os advogados do vereador que foi eleito com 2.301 votos irão recorrer no TRE-RJ nos próximos dias. Além de Pardal, outros vereadores e políticos foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral e em breve outras sentenças poderão ser anunciadas.
Saúde: período de chuva aumenta preocupação com a dengue
A chegada do período de chuva aumenta a preocupação com a dengue.
Para reduzir o número de casos confirmados no município, a secretaria de Saúde de Macaé vem fazendo um trabalho permanente de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.
O trabalho de campo e de conscientização da população, além do uso da homeopatia vem apresentando resultados positivos no município nos últimos anos. No primeiro semestre de 2007 foram confirmados 1.410 casos da doença, no mesmo período de 2008 e 2009 estes números chegaram a 494 e 319, respectivamente.
Nesta terça-feira, os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram um mutirão no bairro Sol y Mar, reforçando o combate ao mosquito, que gosta de água parada. Na quinta-feira (29) a equipe estará no bairro Ajuda de Baixo. Segundo o supervisor dos agentes do bairro, Roberto Viana, além das visitas domiciliares, onde são encontradas a maior parte dos focos, os agentes também visitaram estabelecimentos comerciais e terrenos baldios.
Na residência da dona de casa Marta Souza, o agente não encontrou nenhum recipiente com água parada. “Procuro deixar o quintal limpo, a cisterna sempre fechada e os vasos de plantas sem os pratinhos para não acumular água limpa”, revelou ressaltando que é preciso que cada um faça a sua parte para evitar a doença. Já no terreno baldio próximo a sua casa, os agentes encontraram restos de carros onde havia água acumulada, local propício para proliferação do mosquito.
O supervisor geral do controle da dengue , Erick de Souza, lembrou que entre os dias 19 e 23 deste mês, foi realizado o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa). A pesquisa mostra o índice de infestação de larvas do mosquito em todos os bairros.
Erick afirma que o índice geral do município ficou em 0,9%, considerado bom pela Organização Mundial de Saúde que considera ruim quando o índice atinge mais de 1%. Mas ele alerta que em alguns bairros o cuidado deve ser redobrado, como Virgem Santa, Botafogo, Malvinas, Nova Malvinas, Aroeira e Morro de Santana, onde foram encontrados focos do mosquito. Dados do Ministério da Saúde apontam que de cada dez focos do mosquito da dengue, oito estão dentro das casas, nos vasinhos de plantas, nas calhas.
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso lembra que a vigilância tem que começar agora. “É neste momento que nós temos de eliminar todos os criadouros. Para que, quando nós chegarmos no verão, que é o pico da dengue, nós não tenhamos nem transmissão, nem epidemia”, explicou.
Homeopatia – A equipe Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas, da Coordenação de Saúde Coletiva também já começou o trabalho de prevenção, com a distribuição do medicamento contra a dengue. A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes explica que o medicamento não imune contra a doença e sim atenua os sintomas caso a pessoa venha ter dengue.
Na próxima quinta-feira (29), a equipe do programa estará fazendo um trabalho em parceria com os agentes no bairro Ajuda de Baixo. Na ocasião, os técnicos de enfermagem irão percorrer o bairro distribuindo o medicamento.
Laila explica que, além da aplicação do medicamento homeopático, a população será orientada pelos agentes de combate a endemias do CCZ sobre os cuidados no combate ao mosquito.
O medicamento pode ser usado tanto por quem nunca teve a doença quanto por quem já foi contaminado. O medicamento busca diminuir as dores no corpo, a febre e as complicações hemorrágicas do paciente. A dose não possui nenhum efeito colateral, podendo ser aplicado também em gestantes.
Expedição científica cumpre seu papel e chega à foz do Rio Macaé
A Expedição Científica Macaé Rio Sustentável, que está percorrendo e analisando a bacia hidrográfica do Rio Macaé, chega nesta quinta-feira (29), na sua foz, em frente à Escola de Pescadores.
Durante duas semanas, a equipe - formada por geógrafos, botânicos e biólogos - estudou cada trecho do rio, mapeando, registrando a fauna e flora local, bem como os impactos ambientais do manancial, desde sua nascente, em Macaé de Cima.
Nesta quarta-feira (28), na sede da empresa Canoar Rafting, localizada na estrada Serramar, em Casimiro de Abreu, a expedição fez uma mostra das informações que já foram armazenadas, a partir da coleta da água e das plantas regionais. No local, também foi mostrado o levantamento socioeconômico e comunitário, além das práticas do manancial que estão sendo elaboradas e que vão servir de subsídios para uma gestão futura do rio. No Canoar, a equipe fez medição da largura do rio e rafting nas corredeiras.
A prefeitura de Macaé, como parceira do projeto Macaé Rio Sustentável, da Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa esteve representada pelo secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz. Na oportunidade, o secretário falou em nome do município e agradeceu à expedição pela escolha do Rio Macaé para o estudo.
- Somos gratos à equipe por esse trabalho que com certeza vai compor as políticas públicas futuras da pasta ambiental. A nossa expectativa é que todas as informações técnicas sirvam para a tomada de decisões. Aproximadamente 80% do Rio Macaé fica no município e isso aumenta a nossa responsabilidade com relação à sua bacia hidrográfica – assegurou.
Assim que chegar à área urbana de Macaé, a expedição deverá produzir um mapa temático participativo em ambiente digital (georeferenciado), um documentário audiovisual e fará a edição de um livro. O acervo vai servir de ferramenta estratégica tanto para apoiar o gestor público na tomada de decisões como também de conteúdo didático para um abrangente programa de educação ambiental do projeto Macaé Rio Sustentável.
Ainda em Casimiro de Abreu, o engenheiro João Bandeira de Freitas, coordenador da área de projetos especiais da Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa e chefe da expedição, disse que se sentia muito honrado com a presença de Maxwell Vaz, único secretário ambiental que compareceu neste evento, apesar de ter convidado os representantes dos municípios envolvidos com o Rio Macaé. “É com muita honra que recebemos o nosso amigo e secretário ambiental de Macaé, prestigiando o evento que irá funcionar como instrumento de gestão e de educação ambiental junto à comunidade escolar”, disse, informando que o projeto é financiado pela Petrobras.
Os técnicos descreveram aos participantes toda a diversidade do rio desde a cidade de Lumiar – primeira área urbana do Rio Macaé (que nasce em Macaé de Cima – zona rural), passando por Sana (outra aglomeração urbana) até Casimiro de Abreu.
No relato do geógrafo Fábio Brasil, foram feitos os estudos físicos (flora, fauna e água) e de dimensão humana, como as ocupações. “Identificamos também as lideranças de cada local, como as associações de moradores e de produtores em Macaé de Cima, Cachoeiros, Cascata, São Romão e Barra do Sana e identificamos as práticas e manejos para com o rio. A expedição se encaminha para o final buscando os pontos de conflito e as demandas”.
Diversidade da mata – Durante a expedição, no trecho compreendido entre a nascente do rio até a estrada Serramar, em Casimiro, os técnicos puderam observar todo o eco-sistema do bioma Mata Atlântica. O botânico e especialista em dendrologia, André Luís, confirmou a diversidade da Mata. “Pudemos observar o ciclo das monoculturas das espécies exóticas cultivadas pelos usuários do rio e também as espécies nativas da região. No trajeto nos deparamos com vegetações de jussara, capixinguim, canjarana, bromélias, orquídeas, lianas e muitas outras espécies. Mas, a maior diversidade do clima e da vegetação nós encontramos no Vale do São Romão”,
Na chegada da expedição, prevista para as 15h, no Pontal, os alunos da Escola de Pescadores serão os primeiros a saber tudo sobre o trabalho de campo e as aventuras da equipe ao percorrer o Rio Macaé.
PM continua com trabalho de repressão a roubos com moto
As apreensões de moto acontecem diariamente em diferentes pontos da cidade
Visando a repressão de roubos praticados por elementos em motocicletas, a Polícia Militar continua realizando operações de rotina para apreender os veículos irregulares. No final da tarde de ontem, a blitz aconteceu no início da Avenida Rui Barbosa, próximo ao Calçadão, e contou com a apreensão de 12 motos em apenas uma hora.
De acordo com o Sargento Humberto, com as operações, que acontecem diariamente desde que o Tenente Coronel Alnyr Ribeiro assumiu o comando do 32º BPM, em julho deste ano, tem surtido muito resultado e o número de motos irregulares estão diminuindo. “Essas operações acontecem diariamente, por ordem do comandante, e são realizadas pelo moto-patrulhamento. Desde o início dessas ações, nós já conseguimos reduzir bastante o número de motos ilegais rodando pela cidade. São pessoas com documentos atrasados, sem habilitação, entre outras irregularidades”, explicou.
Durante a manhã de ontem, os policiais também realizaram a mesma operação, e efetuaram a apreensão de 11 motocicletas. “Todas são levadas para o depósito da Guarda Municipal e permanecem apreendidas lá até que os proprietários regularizem a situação. Além do Centro, as operações acontecem em diversos outros pontos da cidade, dependendo da necessidade”, acrescentou o sargento.
Na semana passada, o 32º Batalhão de Polícia Militar foi apontado, pela Secretária Estadual de Segurança Pública, como o primeiro no estado do Rio de Janeiro em termos de redução da criminalidade. Na ocasião, o Tenente Coronel Alnyr divulgou os números conquistados em três meses de comando e atribuiu a redução também às operações de apreensão de motocicletas. Até o dia 19 de outubro, foram apreendidas 621 motos irregulares e a tendência é de que esse número aumente muito mais até o final do ano.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!