NOTICIAS REGIÃO
Prefeitura entrega liberação dos lotes da Perimetral Leste no próximo dia 21
Depois de muitas idas e vindas, reuniões intermináveis, manifestações e protestos, a Prefeitura de Casimiro de Abreu fará a entrega dos títulos de propriedade para os agraciados com lotes na Perimetral Leste.
A cerimônia está prevista para acontecer no próximo dia 21, a partir das 18h, no Pavilhão de Esportes. Na ocasião, as Secretarias de Habitação e Fazenda também farão a entrega das plantas sociais e dos alvarás de construção. O secretário municipal de Habitação, Carlos Alberto de Oliveira, explica que, após a entrega, os proprietários já poderão começar a construir. “O loteamento Perimetral Leste está totalmente legalizado. Com o título de propriedade nas mãos, os beneficiados poderão começar a construir imediatamente”, revelou o secretário.
Presença confirmada na cerimônia de entrega, o prefeito Antônio Marcos destacou o trabalho da equipe de governo. “Em reunião realizada no mês maio, afirmei que não iríamos tirar lote de ninguém. Quem estivesse dentro da lei, iria receber seu lote normalmente. Nossa intenção foi identificar as pessoas que realmente precisavam para não cometermos nenhuma injustiça. As pessoas que comprovaram a necessidade serão contempladas. Estamos muito felizes por contribuir para a realização do sonho dessas famílias”, disse Antônio Marcos, acrescentando que o loteamento de Professor Souza também já está sendo licenciado.
Casimiro de Abreu realiza II Conferência Municipal de Cultura
Centenas de pessoas participaram durante toda a última sexta-feira (9) da II Conferência Municipal de Cultura.
O evento, organizado pela Fundação Cultural Casimiro de Abreu, teve como objetivo elaborar propostas para o fortalecimento da cultura no município.
As discussões giraram em torno de cinco eixos temáticos: Produção simbólica e diversidade cultural; Cultura, cidade e cidadania; Cultura e desenvolvimento sustentável, Cultura e economia criativa; Gestão e institucionalidade da cultura. Os participantes se dividiram em grupos e por mais de uma hora apresentaram e discutiram diretrizes da Política Municipal de Cultura, obtidas através das proposições realizadas na I Conferência Municipal de Cultura.
Transformação das bibliotecas em espaços de convivência para diversão, informação e interações, construção de um teatro municipal, regionalização da cultura através de intercambio com outros municípios, criação do Fundo Municipal de Cultura foram algumas das sugestões propostas pelos participantes.
Presentes no evento, a chefe de Divisão de Políticas Culturais do Ministério da Cultura no estado, Ana Lúcia Pardo, e a coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro, Lucienne Figueiredo, elogiaram o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundação Cultural. “Casimiro de Abreu está de parabéns pelo trabalho que desenvolve na área cultural. A Fundação vem exercendo um papel importantíssimo no resgate da cultura do município. Casimiro está no caminho certo”, disse Ana Lúcia.
A presidente da Fundação Cultural, Cláudia Rejane, destacou a participação do público. “É importante que a população participe dessas discussões. Nossa intenção é promover debates entre artistas, produtores, gestores e pesquisadores a fim de valorizar a cultura do município”, revelou Rejane.
Além das discussões, o evento contou ainda com apresentações de dança, música e teatro. O chefe de Gabinete, Luiz Fernando Shinkado, representou o prefeito na Conferência.
Secretaria de Turismo disponibiliza ônibus para Feira da ABAV
A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos disponibilizará, no próximo dia 22, um ônibus para levar empresários e estudantes de Turismo para a Feira da ABAV 2009, que será realizada entre os dias 21 e 23 deste mês, no Riocentro.
Os interessados deverão se inscrever através dos telefones 2778-1571 (Monique) ou 2774-5434 (Janaína). As vagas são limitadas e as inscrições só poderão ser feitas até o dia 15. O ônibus sairá às 9h da Praça As Primaveras, em Barra de São João, passará às 10h na Praça Lúcio Andre, no Centro da cidade, e seguirá para o evento
Prefeito e reitor da UFRJ: HPM deve ser Hospital Escola
Transformar o Hospital Público Municipal (HPM) em um Hospital Escola, mantendo todos os atendimentos realizados hoje pela unidade hospitalar; e utilizar as instalações do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) para atividades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Esses foram os assuntos tratados entre o prefeito Riverton Mussi (PMDB) e o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, durante reunião realizada na sede da reitoria, no Rio, nesta quarta-feira (14).
O secretário de Gestão, Romulo Campos, o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares e o coordenador da UFRJ em Macaé, Francisco Esteves, participaram do encontro.
- Estamos trabalhando, inclusive na busca de recursos, para transformar o HPM em um hospital-escola para atender ao curso de medicina da UFRJ. O HPM é uma referência na região e tem porte para abrigar o hospital-escola. Investimos por ano R$ 90 milhões na manutenção do HPM e nossa rede de saúde será ampliada com a inauguração da Unidade de Emergências Pediátricas, duas Unidades de Pronto-Atendimento, uma Clínica da Família e a Unidade Psiquiátrica. A saúde em Macaé representa 34% do orçamento, o que reflete na qualidade de vida que queremos dar para os cidadãos e com o hospital-escola, o ensino de qualidade para nossos futuros médicos – comentou o prefeito.
Já a utilização das instalações do IMMT poderá, segundo o prefeito, incrementar a proposta científica e acadêmica da parceria com a UFRJ. “O IMMT é uma das poucas Instituições Científicas e Tecnológicas locais e poderá ter suas instalações utilizadas pela UFRJ, o que vai confirmar o padrão internacional de tecnologia de ponta do instituto”, afirmou o prefeito.
O reitor da UFRJ destacou que apóia a implantação do Hospital Escola no HPM. “É indispensável para que o curso de medicina possa existir. Estaremos empenhados desde já neste processo para que se torne realidade”, comentou, informando que é necessário que o Conselho de Medicina aprove o projeto. “Para isso, é preciso demonstrar a existência de leitos voltados para o hospital-escola. Além disso, os médicos serão supervisores dos procedimentos. Existe todo um tipo de relação especial que os hospitais-escolas oferecem. Os hospitais oferecem atenção à saúde da população e os estudantes de medicina estarão lá dentro para realizar as práticas que fazem parte da sua formação”, definiu.
Sobre a parceria entre universidade e IMMT, Teixeira informou que considera importante para os professores, que também são pesquisadores, e pela possibilidade de se trabalhar junto com os profissionais do instituto. “Vamos criar uma aproximação, uma sinergia, uma cooperação que nos permita tanto nosso desenvolvimento, quanto deles”, observou, elogiando a parceria do governo municipal com a universidade.
A parceria entre prefeitura de Macaé e UFRJ abrange hoje, na Cidade Universitária, os cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem – iniciados em agosto – que somaram às graduações já existentes: Biologia, Farmácia e Química. A implantação em Macaé de um Centro de Pesquisa Marinha é outra parceria futura entre prefeitura e UFRJ.
De acordo com o secretário de Gestão, Romulo Campos, a produção científica de conhecimento e a realização de pesquisas é um dos ganhos da parceria entre prefeitura e UFRJ. “É fundamental ressaltar a dimensão e a grandeza da parceria com a universidade, com a presença efetiva da UFRJ em Macaé. Os cidadãos de Macaé são os grandes beneficiados com o conceito do governo de pensar no desenvolvimento socioeducacional”, avaliou.
O vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, ressaltou que o encontro com o reitor da UFRJ foi importante para estreitar a relação que está sendo construída entre município e universidade. “Essa relação envolve o partilhamento de ações. Temos doutores e mestres chegando à cidade, que vão dar fôlego ao ensino superior e à pesquisa na cidade. O governo municipal quer alocar esses professores e uma das possibilidades é o IMMT”, disse.
Já Francisco Esteves salientou que a reunião representou uma etapa importante no processo de implantação de um campus avançado da maior universidade pública do país em Macaé. “Para Macaé, queremos levar não só o ensino, mas a pesquisa, fundamental para fornecer ao município condições para que ele possa implementar políticas publicas calcadas em conhecimento gerado em seu próprio município”, disse.
Segundo Esteves, o objetivo é fazer com que a UFRJ se implante no município em caráter definitivo. “Com um novo modelo de interiorização, com docentes e pesquisadores instalados no município”, completou.
Curso de Cuidador de Idosos tem inscrições abertas
O Programa Macaé Cidadão está com inscrições abertas para o curso de Cuidador de Idosos.
Os interessados devem dirigir-se à sede do programa, na Rua Papa João 23, 175, entre 9h e 17h, ou telefonar para obter maiores informações para o número: 2757-2408. O curso, que está em sua terceira edição, será realizado no auditório do Colégio Municipal Maria Izabel Damasceno Simão, a partir da próxima terça-feira, dia 20.
Quem quer preencher uma das 80 vagas disponíveis - algumas já estão ocupadas por demanda do ano passado - deve ir ao Macaé Cidadão munido de foto 3x4, cópia do certificado de conclusão do ensino fundamental ou a declaração de experiência de dois anos como cuidador de idoso, além das originais das carteiras de identidade e do CPF.
O curso é fruto de parceria entre a coordenadoria geral do Programa Macaé Cidadão e a Secretaria Municipal de Saúde, além da subsecretaria do Idoso. As aulas terminam no dia 15 de dezembro. Serão três aulas por semana, nas terças, quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h.
Segundo a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, a procura pelo curso e pela capacitação como cuidador de idosos tem sido grande. “Esta parceria vem propiciar aos munícipes a oportunidade de estarem capacitados de maneira gratuita”, ressalta, lembrando que todo o material das aulas também é gratuito.
- A formação abrange um olhar de cuidado com os idosos nos aspectos biológicos, físicos, sociais e psíquicos – informa Amélia, acrescentando que dentre as temáticas a serem trabalhadas no curso estão noções de primeiros socorros, conhecimentos básicos de alimentação, administração de medicamentos, além de atenção com o corpo e com o lazer do idoso, entre outros.
O curso também inclui aulas que eduquem e formem os futuros cuidadores de idosos em assuntos como terapia ocupacional, noções sobre saúde bucal, orientações a respeito de direito do idoso na Constituição, orçamento doméstico, além de processos de conhecimento do envelhecimento do ser humano e sua sexualidade.
Até mesmo a leitura como um exercício mental que leva à criatividade será um dos temas das aulas a serem proferidas no auditório do Colégio. Algumas palestras ainda falarão da área psicológica do idoso. “Esta é uma oportunidade de crescimento ímpar. Vale a pena freqüentar as aulas e absorver tais conhecimentos humanos tão significativos e úteis”, completa Amélia Guedes.
Uma cuidadora
Clélia de Souza Bitencourt é cuidadora de idosos desde que fez o curso do Macaé Cidadão em 2007. Ela trabalha na Pousada da Cidadania desde sua fundação no ano passado.
- Aprendi temas como cuidados com a alimentação, primeiros socorros, lazer e tenho posto tudo isso em prática – salienta ela.
Na Pousada há 17 idosos que ela cuida, ex-moradores de rua. Alguns estão lá há nove meses. “Eles dependem de carinho e atenção. Este trabalho me faz bem interiormente, pois orientá-los é muito positivo”, finaliza.
Falck Nutec traz a primeira Sonda Escola para a Bacia de Campos
A empresa realizará curso para formação de Operador de Sonda de Perfuração Offshore
A Petrobrás iniciou o processo licitatório para construção de 28 sondas de perfuração e isso acontece num momento em que o mercado apresenta uma defasagem no número de profissionais capacitados para atender a demanda de mão de obra nesta área. Diante deste cenário e com as oportunidades previstas para os próximos anos, a Falck Nutec traz para o mercado o curso de Operador de Sonda de Perfuração Offshore, que visa à formação e qualificação de Profissionais para atuarem nas áreas operacionais do segmento upstream da cadeia.
O curso é uma parceria com a Seapetro e será realizado na primeira Sonda Escola instalada em Macaé/RJ, em ambiente específico, denominado Centro de Treinamento de Sondagem Avançado (CTSA), nas instalações da Falck Nutec. A empresa tomou essa iniciativa e investiu na instalação dessa Sonda devido ao grande número de solicitações e anseios de pessoas privadas e funcionários que ocupam atividades onshore em suas empresas, mas que desejam ingressar no mercado offshore.
Por ser um curso de formação de Petroleiros, realizado em cenário de perfuração real e ser o único curso promovido em empresa de treinamento no Brasil, as chances de empregabilidade são enormes para todos que o realizarem. A faixa salarial estimada oscila entre de R$ 2,3 mil e R$ 2,7 mil, conforme ressalta o Gerente Comercial da Falck Nutec, Edson Sá.
Especificações do curso
Trata-se de um curso de Formação de Petroleiros com aulas teóricas e práticas, realizada em uma sonda romena e transportável, a T-50, que opera em poços terrestres de até 1.000 metros.
Com 36 metros de altura e pesando 45 toneladas, a Sonda Escola possui capacidade de operação que chega a 1.500 metros e 50 toneladas e que se encontra em plena atividade produtiva. Possui, ainda, um conjunto de equipamentos e componentes de uma sonda normal, como chaves flutuantes e mesa rotativa. No mundo, há somente Sondas Escola similares a esta na França.
Classificado no CBO sob o nº 7113 do Ministério do Trabalho, o curso oferece todo o conhecimento necessário para construção de competências e habilidades dos sistemas e recursos envolvidos para tal atividade. São realizados exercícios simulados de operações em sondas, com ênfase nas atividades desenvolvidas nas operações da plataforma, manuseios, manutenções, limpeza e conservação da unidade de perfuração.
Uma das características fundamentais deste curso é a formação de um operador de sonda amplo, ou seja, que atende desde o profissional Plataformista ao Torrista. “Para ministrarmos este treinamento, perfuramos em nossas instalações, utilizando a própria sonda, um poço capaz de receber todos os equipamentos necessários para se realizar uma operação”, acrescenta Alexandre Reis, Diretor Operacional da Falck.
Conteúdo programático e aulas práticas
Nas aulas teóricas, além do conteúdo voltado às técnicas de perfuração e construção de poço, os alunos também aprendem conceitos sobre Geologia do Petróleo, Pré-sal, Resumo e Nivelamento de Física, Matemática e Metrologia, Visão Sistêmica da Tecnologia empregada e termos técnicos em inglês usados em plataformas.
Nas aulas práticas, vale destacar as formas de lidar com fluído de operação (lama) e o foco na área de SMS, como por exemplo, treinamento de abandono de plataforma para o torrista com utilização do cabo Gerônimo, Simulação de Kick, Blowout e de situações de risco no processo de perfuração com presença de H2S (gás sulfidrico).
O aluno ainda participa de aula específica numa sala com software que obtém informações e conteúdo que darão uma melhor visibilidade sobre as condições de um poço a 1.000 metros de profundidade.
Inscrições e primeira turma
Segundo o gerente Edson Sá, a expectativa da Falck é formar dez mil alunos no primeiro ano. As inscrições para o curso estão abertas e já podem ser efetuadas por telefone ou na empresa. A primeira turma tem início no dia 26 de outubro.
O curso tem a duração de 40 horas (24h teóricas e 16 horas práticas) e o aluno pode optar por aulas no período diurno (de segunda-feira a sexta-feira, com 8 horas diárias) ou noturno (de segunda-feira a sábado, com 3 horas diárias). O pré-requisito é possuir o Ensino Médio.
A Falck Nutec fica localizada na Av. Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, 1277, Novo Cavaleiros, em Macaé. Mais informações no telefone (22) 2105-3393.
Empresário é sequestrado em Maricá e liberado em Macaé
O roubo seguido de sequestro foi registrado na 123ª DP, mas será investigado em Maricá
Um roubo seguido de sequestro relâmpago assustou os moradores do município de Maricá, na Região dos Lagos. Um comerciante da cidade foi abordado na Rua do Céu, no Centro, por volta das 10 horas da última terça-feira (13), e abandonado horas depois na localidade de Óleo, na Região Serrana de Macaé. Os bandidos roubaram a quantia de R$ 35 mil em espécie, três celulares, um anel de ouro, talão de cheques e carteira com documentos.
De acordo com a vítima, ela passava de carro pelo Centro quando foi cercada por dois veículos, sendo um prata e outro vermelho, mas não soube identificar os modelos. Em seguida, dois elementos armados desceram do carro prata, retiraram o comerciante de seu veículo e o colocaram dentro do carro vermelho. Após a abordagem, os assaltantes seguiram com o carro e pararam em uma rua que liga Maricá a Itaboraí, onde amarraram e encapuzaram a vítima.
O comerciante contou que os bandidos rodaram por diversas horas no carro vermelho e fizeram algumas paradas. Por volta das 17 horas, a vítima foi deixada no meio do mato e saiu procurando socorro, quando descobriu que estava na localidade de Óleo, na Região Serrana de Macaé, cerca de 160 quilômetros de distância da sua casa. Ele foi até um orelhão e ligou para um amigo que mora em Rio das Ostras. O amigo foi até o local e levou a vítima até a 123ª DP - Macaé, onde o caso foi registrado.
Segundo os investigadores da delegacia de Macaé, como o roubo aconteceu em Maricá o registro será enviado a unidade local, onde será investigado.
PRF aponta redução de 20% no número de mortes nas estradas
De acordo com o balanço da PRF, houve redução de 20% no número de mortes e de 11,8% de acidentes em relação ao último feriado, de 7 de setembro.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou ontem (13) os números de acidentes registrados nas rodovias federais fluminenses durante o feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com o balanço, foi constatada uma redução de 20% no número de mortes e de 11,8% no número de acidentes em relação ao último feriado, de 7 de setembro.
Segundo a PRF, foram registrados 190 acidentes, com 99 feridos e seis mortos entre a meia noite da última sexta-feira (9) e a meia noite de segunda-feira (12). No feriado anterior, foram registrados 204 acidentes com 91 feridos e oito mortos no mesmo espaço de tempo. No entanto, houve alta de 10% no número de feridos.
Para a PRF, os números poderiam ter sido ainda melhores se não tivesse chovido tanto na saída do feriado. Cerca de 70% das mortes deste feriado ficaram concentradas entre sexta e sábado. Os atropelamentos de pedestres, que já corresponderam a 40% do total de vítimas fatais, nesse feriado representaram 30%, com duas vítimas, outro sinal de prudência no comportamento dos usuários.
Autopista realiza 863 atendimentos
Já a Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101 no trecho que vai da Ponte Rio - Niterói até a divisa com o estado do Espírito Santo, efetuou cerca de 863 atendimentos a usuários para auxílio mecânico, socorro médico, entre outros. Em média, foram cerca de 215 atendimentos por dia, o que significou um aumento de 25% em relação a um dia típico dessa época do ano na rodovia.
Do total de atendimentos, o mais requisitado foi o auxílio a veículos com panes, com 615 atendimentos a panes elétricas, secas, mecânicas e a pneus furados. Quanto aos acidentes, foram registradas 58 ocorrências, com 41 feridos e dois óbitos. Durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, a concessionária preparou um esquema especial com reforço de guinchos e viaturas de inspeção extras para atender ao aumento do tráfego.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!