NOTICIAS REGIÃO
Petrobras bate recorde de produção de petróleo
A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil em setembro foi de 2.003.940 barris diários, o que representa recorde mensal.
O volume supera em 12 mil barris a marca anterior, obtida em março de 2009. Este volume foi 5,6% acima da produção do mesmo mês do ano passado e superou a de agosto de 2009 em 1,2%. A diferença de 24 mil barris/dia foi consequência da retomada de operação da plataforma FPSO Cidade de São Vicente, na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, e da plataforma P-19, no Campo de Marlim, na Bacia de Campos. Contribuíram também para o aumento a entrada de um poço na Plataforma de Piranema, em Sergipe, e o crescimento da produção de poços interligados às plataformas P-48 (Caratinga) e P-51 (Marlim Sul), na Bacia de Campos.
A produção conjugada de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil em setembro foi de 2.326.969 barris de petróleo equivalente por dia, refletindo aumentos de 4,5% sobre o volume produzido em setembro do ano passado e de 1,3% em relação a agosto do corrente ano. O volume de petróleo e gás natural proveniente dos países onde a Petrobras atua no exterior chegou a 245.263 barris de petróleo equivalente por dia (boed), 10% acima da produção de setembro de 2008. Esse aumento se deve à entrada em produção dos campos de Agbami e Akpo, ambos na Nigéria. Quando comparado com agosto deste ano, o acréscimo foi de 4,7%, em decorrência da normalização da produção na Bacia Austral, na Argentina, após fim da mobilização sindical ocorrida naquele mês.
Considerados os campos do Brasil e do exterior, a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras atingiu a média diária de 2.572.232 barris de óleo equivalente diários (boed) em setembro, indicando um aumento de 5% sobre o mesmo mês de 2008 e de 1,6% sobre agosto do corrente ano. A produção de gás natural dos campos nacionais foi de 51 milhões 358 mil metros cúbicos, mantendo-se nos mesmos níveis do volume produzido no mês anterior e em setembro de 2008.
A produção de gás natural no exterior foi de 16 milhões 311 mil de metros cúbicos diários, apresentando um acréscimo de 9,9% em relação ao mês anterior. Este resultado deve-se à normalização da produção na Bacia Austral, na Argentina.
A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil em setembro foi de 2.003.940 barris diários, o que representa recorde mensal. O volume supera em 12 mil barris a marca anterior, obtida em março de 2009. Este volume foi 5,6% acima da produção do mesmo mês do ano passado e superou a de agosto de 2009 em 1,2%.
A diferença de 24 mil barris/dia foi consequência da retomada de operação da plataforma FPSO Cidade de São Vicente, na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, e da plataforma P-19, no Campo de Marlim, na Bacia de Campos. Contribuíram também para o aumento a entrada de um poço na Plataforma de Piranema, em Sergipe, e o crescimento da produção de poços interligados às plataformas P-48 (Caratinga) e P-51 (Marlim Sul), na Bacia de Campos.
A produção conjugada de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil em setembro foi de 2.326.969 barris de petróleo equivalente por dia, refletindo aumentos de 4,5% sobre o volume produzido em setembro do ano passado e de 1,3% em relação a agosto do corrente ano. O volume de petróleo e gás natural proveniente dos países onde a Petrobras atua no exterior chegou a 245.263 barris de petróleo equivalente por dia (boed), 10% acima da produção de setembro de 2008. Esse aumento se deve à entrada em produção dos campos de Agbami e Akpo, ambos na Nigéria. Quando comparado com agosto deste ano, o acréscimo foi de 4,7%, em decorrência da normalização da produção na Bacia Austral, na Argentina, após fim da mobilização sindical ocorrida naquele mês.
Considerados os campos do Brasil e do exterior, a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras atingiu a média diária de 2.572.232 barris de óleo equivalente diários (boed) em setembro, indicando um aumento de 5% sobre o mesmo mês de 2008 e de 1,6% sobre agosto do corrente ano.
A produção de gás natural dos campos nacionais foi de 51 milhões 358 mil metros cúbicos, mantendo-se nos mesmos níveis do volume produzido no mês anterior e em setembro de 2008. A produção de gás natural no exterior foi de 16 milhões 311 mil de metros cúbicos diários, apresentando um acréscimo de 9,9% em relação ao mês anterior. Este resultado deve-se à normalização da produção na Bacia Austral, na Argentina.
Programa Nova Vida: 18 anos de boas histórias
Com marcas profundas nas história de vida de cerca de quatro mil adolescentes que passaram por seus caminhos, o programa Nova Vida da secretaria de Assistência Social da prefeitura de Macaé está completando 18 anos de criação. O programa tem como objetivo promover a inclusão social e a inserção profissional de jovens de famílias em condições de risco social, moradoras dos bairros periféricos.
Segundo a coordenadora do Nova Vida, Marília Nunes Bastos, o programa conta hoje com 321 adolescentes, alvo de constantes palestras sobre sexualidade, drogas e outros temas concernentes ao mundo deles. O programa atende a adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses.
Tiago Paulo Barcelos Porto, de 26 anos, passou pelo programa há dez anos. Hoje, ele é técnico em radiologia do Hospital São João Batista.
- Fazer parte do Nova Vida contribuiu para aumentar meu bom relacionamento com os colegas do trabalho. Na ocasião, eu assistia a diversas palestras. Ter sido desse programa ainda me deu mais responsabilidade na adolescência. Aconselho aos mais jovens a se dedicarem aos estudos e a se empenharem com afinco no trabalho, diz Tiago, que atualmente está casado e mora no Centro da cidade.
Outra pessoa que passou pelas fileiras do programa foi Juliana dos Santos Ivo, de 24 anos. Atualmente, ela é recepcionista do supermercado Econômico. Ela conta que foi muito bom ser atuante do Nova Vida, que a ajudou a abrir as portas do mercado de trabalho. “O programa me conferiu experiência, formação e segurança. Assisti a palestras sobre AIDS, drogas, gravidez na adolescência e vocação profissional”, salienta ela.
- Tudo isso me ajudou pois houve auxílio e suporte por parte de profissionais de psicologia e de assistência social. Assim, fiquei mais segura e tranqüila – relata a jovem, que é moradora das Malvinas.
Já a assistente administrativo Grasiella Pinto Lisboa, 18 anos, da Organização Não Governamental Viva Rio disse que desde a época em que estava no programa Nova Vida tem ajudado a família composta por quatro pessoas, moradores da Fronteira.
- Ser do Nova Vida foi muito produtivo para mim em termos técnicos e profissionais, já que tirou minha timidez e me ensinou a fazer arquivamento e a atender ao público, coisas que utilizo no meu trabalho hoje em dia – evidencia ela.
Começa a expedição científica do Rio Macaé, em Friburgo
O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, representou a prefeitura de Macaé, nesta segunda-feira (19), em Nova Friburgo, no início da “Expedição Científica Rio Macaé do Futuro”, do projeto Rio Macaé Sustentável – que vai percorrer e estudar a bacia hidrográfica do Rio Macaé mapeando, registrando a fauna e flora local, bem como os impactos ambientais do manancial, desde a nascente até sua foz.
O primeiro encontro dos envolvidos no projeto aconteceu no Salão Azul, da prefeitura daquela que foi a primeira cidade projetada do país. Fizeram parte da mesa de abertura, além do secretário Maxwell, o diretor do Departamento de Monitoria e Controle Ambiental de Friburgo, Walblir Rozales, e o engenheiro João Bandeira de Freitas, coordenador da área de projetos especiais da Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa, promotora do evento. Estiveram presentes também representantes do meio acadêmico, da Agenda 21 e das associações de arquitetos de Friburgo e dos moradores de Macaé de Cima.
Parceira do projeto, a prefeitura de Macaé assinou um termo de colaboração com a Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa e participa através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação. O trabalho de base científica vai utilizar tecnologias modernas e conta com uma equipe técnica formada por geólogos, biólogos e engenheiros florestais. O secretário Maxwell Vaz disse por que a expedição é importante.
- O estudo da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé é muito importante porque vai colaborar com a qualidade do rio e gerar políticas públicas de preservação ambiental. Nós vamos acompanhar essa coleta de dados e todo o trabalho realizado pela equipe – disse.
Segundo o engenheiro João Freitas, o percurso da expedição deverá ser feito em 15 dias, com a equipe descendo a pé o trecho superior de cerca de 40 km do rio, em meio à Mata Atlântica. “Hoje, no início da expedição, nos encontramos e fizemos a organização da logística. Agora, vamos conhecer a base de Lumiar (Distrito de Friburgo) e fazer o reconhecimento de campo e a partir desta terça-feira (20), daremos início à caminhada que começa na estrada de Macaé de Cima e vai até a nascente do rio”, disse animado com a expedição. Ele informou que o projeto é financiado pela Petrobras e consta de duas vertentes: primeiro como instrumento de gestão e segundo como educação ambiental junto à comunidade escolar.
O objetivo da expedição será produzir um mapa temático participativo em ambiente digital (georeferenciado), um documentário audiovisual e a edição de um livro, que vão servir de ferramentas estratégicas para apoiar o gestor público na tomada de decisões e de conteúdo didático para um abrangente programa de educação ambiental do projeto Macaé Rio Sustentável, que envolverá a preparação de 150 professores do ensino médio e secundário para as questões que envolvem a agenda ambiental local.
A Expedição Científica vai promover ainda, a formação de uma rede de viveiros comunitários voltada para a produção de mudas arbóreas de espécies nativas de Mata Atlântica com participação de pequenos produtores e comunidades no entorno do rio Macaé.
Para Luciana Aguiar, presidente da Associação de Moradores de Macaé de Cima, o projeto é notável porque vai revigorar a Bacia Hidrográfica e envolver as comunidades ribeirinhas. Ela informou que o Distrito de Macaé de Cima poderá servir como modelo de preservação ambiental, para essas comunidades, porque os mais de 100 moradores se uniram pela conservação e permitiram que a floresta da localidade (composta de mata secundária porque era local de pasto e roça) se regenerasse como Mata Atlântica.
“Esta rede social focalizará a geração de renda para as comunidades em função de uma demanda potencial de mudas nativas para programas de recomposição florestal de áreas degradadas identificadas no Mapa Temático desenvolvido pela Expedição Científica Macaé Rio do Futuro”, completou Vaz.
Durante o trajeto os pesquisadores obedecerão a protocolos para avaliarem a degradação ambiental que por ventura haja na região, mapeando cada trecho do rio.
De acordo com o engenheiro João Bandeira de Freitas, coordenador da área de projetos especiais da Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa, o percurso da expedição deverá ser feito em 15 dias, com a equipe descendo a pé o trecho superior de cerca de 40 km do rio, em meio à Mata Atlântica.
- A equipe será apoiada por uma base móvel instalada em veículo especialmente aparelhado. O trecho seguinte de aproximadamente 30 km será percorrido com botes infláveis preparados para descer as inúmeras corredeiras existentes. O trecho final, caracterizado por um canal retificado, será feito com apoio de barco a motor - explicou o coordenador do projeto.
Características do Rio Macaé – Sua nascente está localizada a cerca de 1.200 metros de altitude, numa vegetação preservada da região conhecida como Flores-Macaé de Cima. É lá que nasce a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. A região é uma das poucas áreas naturais bem conservadas de Mata Atlântica. Apresenta uma característica peculiar: chuvas intensas com índices pluviométricos muito acima da baixada litorânea, sendo este fato o principal contribuinte para a abundante vazão dos rios Macaé e das Flores, que se encontram ainda nesta região e descem em direção ao ‘encontro dos rios’, onde se juntam ao rio Bonito. A partir daí, o rio Macaé passa a ser margeado pela Estrada Serramar, até chegar a BR-101 e desaguar no litoral macaense.
Projeto Macaé Rio Sustentável
O resultado da expedição será apresentado através de um conjunto de elementos, como a produção de um mapa temático participativo em ambiente digital (georeferenciado), de um documentário audiovisual e a produção de um livro, que servirá de ferramenta estratégica para apoiar o gestor público na tomada de decisões e, também, de conteúdo didático para um abrangente programa de educação ambiental do projeto Macaé Rio Sustentável, que envolverá a preparação de 150 professores do ensino médio e secundário para as questões que envolvem a agenda ambiental local. Objetiva, ainda, divulgar os resultados com campanhas educacionais para 1.500 alunos de rede pública de ensino.
Além da Expedição Científica, o projeto promoverá a formação de uma rede de viveiros comunitários voltada para a produção de mudas arbóreas de espécies nativas de Mata Atlântica com participação de pequenos produtores e comunidades no entorno do rio Macaé. Esta rede social focalizará a geração de renda para as comunidades em função de uma demanda potencial de mudas nativas para programas de recomposição florestal de áreas degradadas identificadas no Mapa Temático desenvolvido pela Expedição Científica Macaé Rio do Futuro.
Delegacia da Jucerja é inaugurada em Casimiro de Abreu
Depois de implantar delegacias regionais nos municípios de Petrópolis, Nova Iguaçu, Três Rios, Volta Redonda, Barra Mansa e Cabo Frio, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), em parceria com a Prefeitura de Casimiro de Abreu, acaba de inaugurar a mais nova unidade do órgão no estado.
A cerimônia foi realizada na manhã da última segunda-feira (19) e contou com a presença do presidente da Junta, Carlos de La Roque.
“A implantação da Delegacia visa descentralizar os serviços da Jucerja, uma vez que os empresários da região não precisarão mais se deslocar até a sede da Junta Comercial, no Centro do Rio, para realizar os serviços oferecidos pela Junta. O objetivo das delegacias é agilizar o processo de abertura de empresas.”, explicou La Roque.
Para o subsecretário municipal de Planejamento e Processamento de Dados, Flávio Poggian, a implantação da delegacia trará diversas vantagens para os empresários, entre elas a desburocratização dos processos, o julgamento mais ágil e a comodidade. “Além disso, com a instalação da Delegacia da Jucerja aqui em Casimiro de Abreu, os processos que demorariam em média 60 dias para ficarem prontos, poderão sair em apenas 72 horas, já que a média de atendimentos numa Delegacia é de 50 processos por dia, enquanto a sede da Junta realiza aproximadamente 5 mil atendimentos diários”, disse Poggian.
Já o prefeito Antônio Marcos fez questão de frisar a importância da delegacia para desenvolvimento do município. “Ao longo dos últimos anos, Casimiro de Abreu vem acumulando uma série de perdas significativas, como por exemplo, a unidade do Senac e a Agência da Caixa Econômica. Estamos fazendo o caminho inverso, fechando parcerias com os governos Estadual e Federal para desenvolver o município. A vinda dessa delegacia para Casimiro de Abreu facilitará muito a vida dos empresários”, afirmou o prefeito.
Para a instalação da 8ª delegacia regional da Jucerja, a Prefeitura de Casimiro de Abreu disponibilizou uma sala no prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Planejamento (em frente a Prefeitura), além de equipamentos e seis servidores. Na delegacia, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, os usuários poderão abrir e legalizar empresas, realizar alterações cadastrais, emitir certidões, entre outros serviços.
Também estiveram presentes na inauguração, o vice-prefeito Heleno Ribeiro, a presidente da Acinca, Sônia Stutz, o presidente da Câmara de Vereadores, João Medeiros, o vice-presidente da Jucerja, Felipe Izrael Morgensztern, a chefe de gabinete da Jucerja, Regina Célia, a coordenadora do programa de descentralização da Jucerja, Maria Conceição Ribeiro, a secretária-geral da Jucerja, Valéria Gaspar, os vereadores Bito e Paulo Nova Barra e todo secretariado municipal.
Prefeitura abre inscrições para Escola de Rafting
O Governo Municipal criou, em parceria com a empresa de turismo e esporte de aventura Canoar, uma escola de rafting na serra de Casimiro de Abreu.
A Secretaria de Esporte e Lazer anuncia que estão abertas as inscrições para 72 vagas, viabilizadas através do Programa de Desenvolvimento Esportivo (Prodesporte), criado pelo governo Antônio Marcos. Podem participar crianças a partir de 9 anos. A novidade é que também há vagas para adultos e que todos terão o transporte gratuito para freqüentarem as aulas.
O curso permitirá a iniciação em esportes de corredeiras e acesso por cordas. Além de aprenderem o rafting, ou seja, a descida de bote no rio, os participantes também aprenderão a fazer travessia, deslocamento em matas, montagem de acampamentos, resgate e primeiros-socorros, técnicas de remada, além de conhecimentos sobre proteção de florestas e rios.
O coordenador da Escola, Gerson Nunes, explica que o curso tem duração de seis meses e é dividido em seis categorias. As aulas acontecem à terças, quartas e quintas e tem duração de três horas, cada uma.
O subsecretário de Esporte, Renato Ximenes, disse que a idéia da Escola surgiu em função de muitas pessoas gostarem de freqüentar o rio Macaé. “Desta forma, a idéia é profissionalizar o esporte”, disse. Entusiasmado, anuncia que a Secretaria tem a intenção de formar equipes para futuramente representarem o município em competições.
As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2778-1577.
Unidades da ESF celebram Dia das Crianças
O Dia das Crianças em Casimiro de Abreu ainda está sendo comemorado.
Isto porque todas as unidades da Estratégia Saúde da Família estão realizando uma programação extensa, com direito a teatro, festival de pipoca, contação de histórias, distribuição de kits de escovação, entre outras atividades. O objetivo, além da celebração, é fazer a pesagem de todas as crianças do município. Os dados são para serem enviados ao programa Bolsa Família.
Programa Jovem Aprendiz estimula emprego para jovens
Macaé está em primeiro lugar do estado do Rio nesse projeto
Quem ainda está no ensino médio e sonha em trabalhar e estudar ao mesmo tempo, sabe como é difícil conseguir uma oportunidade. Desde 2005 a "lei do aprendiz" dá uma ajuda para quem tem força de vontade e pouca experiência.
Em Macaé, município do estado que mais gerou vagas para os jovens no último ano, as empresas já aprenderam: esse pode ser um bom caminho para se descobrir os novos talentos. Uma carreira promissora e uma vaga no mercado de trabalho são os objetivos da maioria dos alunos. O projeto Jovem Aprendiz é um dos programas que estimulam o emprego para essa turma com pouca experiência e muitos sonhos.
Ele faz parte de uma determinação do Ministério do Trabalho que orbiga todas as médias e grandes empresas a separar entre 5 e 15% das vagas de trabalho para jovens de 14 a 24 anos, ganhando pelo menos, um salário mínimo por mês. O programa funciona assim: as empresas financiam os cursos e bancam uma ajuda de custo para cada jovem. Os cursos são realizados no Senai e os alunos saem capacitados para entrar no mercado de trabalho.
Segundo a secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Macaé está em primeiro lugar nesse projeto no estado do Rio, a frente até da capital fluminense. São 800 estudantes inseridos no projeto e a meta é chegar a 2850, pelo menos 1300 no jovem aprendiz. Quem quiser outras informações sobre o programa jovem aprendiz, pode ligar para o Senai de Macaé, o número é o (22) 2796-6190. A prefeitura de Macaé também está cadastrando jovens na secretaria de Trabalho e Renda. É preciso ter entre 14 e 24 anos e estar cursando o ensino médio ou já ter concluído.
Agência bancária é arrombada no bairro da Glória
Banco foi arrombado no último sábado, mas ação só foi descoberta nessa segunda-feira
Uma agência bancária foi arrombada no fim de semana em Macaé. A ação dos bandidos só foi descoberta nessa segunda-feira pelo gerente. Na tarde de ontem, duas pessoas que trabalham na empresa que faz a segurança do Banco Real, no bairro da Glória, foram registrar a queixa na delegacia da cidade. Eles não quiseram gravar entrevista e não passaram nenhum detalhe do furto.
A agência, segundo informações da Polícia Militar, foi arrombada no último sábado. Os bandidos teriam entrado pelo telhado e invadido o terceiro andar do prédio. O alarme não acionou e por isso a PM acredita que a empresa que faz a segurança não chamou a polícia no dia do crime. Ontem a agência ficou fechada durante todo o dia, somente os caixas eletrônicos estavam funcionando. A polícia agora vai investigar o caso.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!