NOTICIAS REGIÃO
Prefeitura de Italva demitirá funcionários para sanar crise financeira
O prefeito, Eliel Ribeiro, vai reduzir salários e até demitir pessoal por conta da má situação financaira em que o município se encontra.
Cem funcionários podem ser demitidos da prefeitura de Italva nos próximos dias. A crise no município começou depois que a arrecadação diminuiu. O comércio já sente os impactos. Quem mais emprega no município de Italva é a prefeitura.
São aproximadamente 900 servidores. Mas a crise mundial deixou um impacto grande na cidade. A arrecadação caiu cerca de 30% e as despesas aumentaram. O prefeito teve que fazer cortes: dois secretários foram exonerados, da Saúde e da Administração (o vice prefeito agora responde pela Saúde, e a secretária de gabinete acumula o outro setor), quinze funcionários com salários altos foram demitidos, e outros quinze tiveram redução no pagamento.
A prefeitura de Italva gasta 60% do que arrecada com a folha de pagamento, o que não é permitido por lei. Para cumprir a regra, o município vai ter que demitir outros cem funcionários, o que deve acontecer nos próximos dias. A queda no movimento do comércio da cidade é visível. O faturamento de um supermercado caiu em 30%. O dono está preocupado. Há 18 anos no ramo, diz que Italva vive um dos piores momentos e, se a prefeitura continuar demitindo, vai ter que fazer cortes no quadro de funcionários.
Secretário Geral de Nova Friburgo negocia ida para o PMDB
A negociação passaria pela direção estadual do partido.
Nos bastidores políticos comenta-se que a negociação para a ida de Bráulio para o PMDB passa pela Direção Estadual do partido.
O Vice Prefeito de Nova Friburgo, Demerval Barbosa Moreira Netto, membro da executiva local do PMDB, admitiu que o Secretário Geral de Governo, Bráulio Rezende, está em negociações avançadas para se filiar ao PMDB. " Nós soubemos dessa intenção, mas nada foi concretizado. Se isso se confirmar, temos que nos reunir.
Receber pessoas tão importantes como o Bráulio requer muitas conversas" O Vice Prefeito se queixou da falta de comunicação dentro do governo, e disse que não se sentir como vice prefeito:
" O prefeito vai para França fechar parcerias para financiar o "trem do futuro", nada mais normal do que eu assumir com prefeito, mas sei que isso não vai acontecer. Se ele se ausentar por mais de 15 dias, por lei, eu tenho que assumir, mais acho que serão somente 5 dias de viagem. Seria uma questão de gentileza me transferir o cargo nesse período."
Desfile marca comemoração pela Independência
O dia amanheceu chuvoso em Macaé, mas o mau tempo deu uma trégua para a realização do desfile em comemoração aos 187 anos de Independência do país.
O evento transformou a Avenida Elias Agostinho, na praia de Imbetiba, em uma festa cívica. Antes do início do desfile, prefeito Riverton Mussi, junto com o comandante do Forte Marechal Hermes, coronel Leandro Moraes, passou as tropas em revista.
“O desfile de Sete de Setembro é uma tradição na cidade, assim como o de aniversário de Macaé, em julho. A comunidade macaense sempre prestigia, o que nos deixa muito felizes”, disse o prefeito, que acompanhou o desfile ao lado da primeira dama Márcia Moraes. O desfile foi aberto pelos soldados do Forte Marechal Hermes, que mostraram um pouco do arsenal do 56º Batalhão de Infantaria. Também desfilaram o Corpo de Bombeiros, o 32º Batalhão de Polícia Militar e a Guarda Municipal, que trouxe pelotões da Guarda Sênior, da Guarda Mirim e do novo grupamento com cães.
Também desfilaram 230 alunos de 14 escolas municipais, que apresentaram os principais projetos que a desenvolvidos pela Secretaria de Educação de Macaé - JEEM, Literarte, Contadores de Histórias, Recriar, Minha Escola Querida, Pequenos Cientistas, Feira das Ciências das Escolas Municipais e História da África. Também desfilaram as bandas das escolas Ancyra Pimentel, CIEP Maringá, Maria Isabel Damasceno Simão, CIEP Oscar Cordeiro,Maria Letícia Carvalho, Cláudio Moacyr e Botafogo.
O desfile também contou com a participação de instituições, como a Lyra dos Conspiradores, a Associação Macaense de Apoio ao Cego (Amac), o Moto Clube Macaé, a Apae, o Movimento Acorda Débora e os adolescentes atendidos pelo projeto Nova Vida, da Secretaria de Assistência Social. O desfile foi prestigiado por secretários municipais, vereadores e outras autoridades.
Qualificação e Cidadania são abordadas na primeira aula da Fábrica da Cidadania em Macaé
A importância da qualificação profissional e da conscientização em relação ao exercício da cidadania foram alguns dos assuntos abordados na primeira aula do curso de Montagem e Manutenção de Computadores, que teve início, nesta terça-feira (8). A primeira aula foi pela manhã, mas também haverá nos turnos da tarde e noite.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!