| Rio das Ostras Jornal
CIDADE RIO DAS OSTRAS
SABINO SOLICITOU PROVIDÊNCIAS DA AUTORIDADES PARA CAOS EM RIO DAS OSTRAS

Para resolver a situação caótica dos sistemas de abastecimento de água e de saúde publica em Rio das Ostras.

O deputado que no seu mandato, evita críticas as administrações municipais, discursou sobre a falta de água e de recursos básicos para atendimento aos pacientes no Hospital Municipal de Rio das Ostras.

Sabino lembrou que em seus mandatos como prefeito de Rio das Ostras, trabalhou intensamente para implantar um sistema adequado de abastecimento de água, mas na ocasião não contou com o apoio dos governadores até que a Governadora Benedita da Silva determinou a parceria da CEDAE com a prefeitura, transferindo todas as obras que estavam paralisadas há muitos anos para o município.

Em seu discurso, Sabino destacou a competência e o sentimento de parceria da CEDAE naquele período de obras e fez um apelo às autoridades, ao prefeito, aos vereadores e ao presidente da empresa Wagner Victer para que com habilidade e boa vontade superem eventuais divergências e busquem entendimentos para a assinatura definitiva de um convênio entre o município e a CEDAE, o que tornará possível a realização dos investimentos necessários. Ainda falando da tribuna da Alerj, Sabino informou que recebeu funcionários da área de saúde do município, que relataram o estado crítico em que se encontra a saúde publica em Rio das Ostras, em especial no Hospital Municipal. Segundo relatos dos funcionários, faltam até mesmo materiais básicos como: luvas, álcool, esparadrapo, sondas e copos descartáveis alem da permanente ameaça de demissões e afastamentos.

Os funcionários disseram ainda que o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Rio das Ostras só teria material suficiente para funcionar por mais 24 horas e que pacientes internados estão tendo que comprar os próprios medicamentos. Finalizando suas palavras Sabino propôs a realização de uma “Audiência Publica” com a Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj presidida pelo deputado Domingos Brazão no município de Rio das Ostras para discutir a atuação da CEDAE.

Carlos Augusto se reúne com governador e prefeitos da região para discutir Saúde

O secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortes, considerou a saúde de Rio das Ostras modelo para região

O Prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Baltazar, participou na última quinta-feira, dia 3, em Cabo Frio, da cerimônia do governo estadual de entrega de viaturas para a Polícia Militar e ambulâncias para municípios do interior. Na ocasião, Carlos Augusto conversou com o governador Sérgio Cabral, o seu vice, Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, além de prefeitos da Região, sobre a nova gestão integrada do Hospital de Barra de São João e solicitou investimentos para a unidade.

Na próxima terça-feira, dia 8, uma reunião será realizada na sede do hospital. “Essa reunião já é fruto do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea, que consolidamos em nosso município mês passado. Com essa união estamos fortalecendo todos os municípios da região, que são turísticos e muito próximos uns aos outros. Com isso, acabam absorvendo a demanda um do outro no dia a dia, assim como de todo o país nas altas temporadas”, frisou Carlos Augusto. O prefeito acrescentou que a melhoria do Hospital de Barra de São João trará benefícios a toda a população, funcionando como uma unidade de pronto atendimento.

Sérgio Cortes considerou a reunião muito importante e a saúde de Rio das Ostras um modelo para o interior do estado “A Saúde de Rio das Ostras é excepcional. Hoje em dia temos que pensar a saúde de forma integrada, por isso essa iniciativa é primordial”, destacou.

Entrega de ambulâncias e viaturas- Ao todo, o governo estadual entregou 62 viaturas e 20 ambulâncias, sendo 15 UTIs móveis, e assinou o convênio de realização de obras de infraestrutura em Cabo Frio. Em seu discurso, Sérgio Cabral destacou os investimentos na saúde da região, citando o Hospital Regional de Araruama, a futura entrega de tomógrafos móveis para a unidade e da primeira UTI de Arraial do Cabo. Cabral citou também as mudanças que estão sendo realizadas na segurança. “Estamos transformando a PM. Tiramos a política de dentro dela, estamos a equipamento e em breve aumentaremos o salário”.

Também participaram da cerimônia o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, o presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Henrique Ribeiro, o presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani, demais deputados estaduais, e o deputado federal Bernardo Ariston.

Ampla faz manutenção em postes no Nova Cidade após solicitação da Prefeitura de Rio das Ostras

A Ampla solucionou na última semana, após uma solicitação feita pela Prefeitura de Rio das Ostras, o problema dos dois postes rede de baixa e alta tensão em Nova Cidade que estavam em iminência de cair.

Os postes ficavam nas esquinas da Inajara com as ruas Santa Mônica e José Gonçalves de Oliveira. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Nilton Teixeira, que encaminhou o pedido de reparação à Ampla, os postes estavam colocando a vida dos moradores em risco. O local é de tráfego de pessoas e veículos e fica próximo a residências e comércio.

Prefeita de Conceição de Macabu elogia projetos educacionais de Rio das Ostras
A secretária de Educação de Rio das Ostras, Maria Lina Paixão, recebeu nesta quarta-feira, dia 2, a prefeita de Conceição de Macabu, Lídia Mercedes (Tedi).
Durante a visita, a prefeita conheceu os principais projetos educacionais desenvolvidos na cidade e manifestou interesse em levar algumas dessas iniciativas para seu município. “Rio das Ostras conseguiu desenvolver projetos altamente tecnológicos sem esquecer a dimensão humana, valorizando educadores e alunos”, afirmou Lídia Mercedes.
Entre os projetos que a prefeita deseja levar para Macabu está o Tecnologia & Afeto, voltado para correção da distorção idade-série. “Tenho especial interesse nas iniciativas voltadas para os que têm dificuldade de aprendizagem”, informou.
Acompanhada por Maria Lina e pelo gestor de tecnologias educacionais de Rio das Ostras, Johnny Charles, a prefeita, o vereador Sandro Daumas e a secretária de Educação de Macabu, Janaína Andrade, puderam conversar com Márcio Brandão e Marcelo Bentes, do Instituto Educação, representantes da Fundação Roberto Marinho. O assunto em discussão foi a implantação do Novo Telecurso.
“Ainda não temos Educação de Jovens e Adultos em nossa cidade e queremos iniciar essa modalidade com o Novo Telecurso”, informou a secretária de Macabu. Considerada pela Fundação Roberto Marinho como modelo do Estado do Rio de Janeiro na educação pública municipal, Rio das Ostras foi convidada a implantar o Novo Telecurso.
Casa da Educação – A equipe de Conceição de Macabu também visitou unidades de ensino e a Casa da Educação. Durante o encontro com Edilane Carvalho, diretora da Casa, e com a coordenadora pedagógica Márcia Alves, foram articuladas as primeiras parcerias entre aquela cidade e Rio das Ostras.
“Disponibilizamos vagas em nossos cursos de formação continuada para os professores da rede municipal de Conceição de Macabu e em outubro integrantes de nossa equipe deverão ir à cidade para ministrar cursos”, informou Edilane.

Integrantes do Feliz Idade participam de oficinas

Culinária, psicologia e economia de energia foram os temas tratados essa semana

Integrantes do Projeto Feliz Idade, da Secretaria de Bem-Estar de Rio das Ostras, participaram esta semana das oficinas de Sabores, de Uso Consciente da Energia Elétrica e de Psicologia sobre a Essência da Vida na Terceira Idade. Na Oficina de Sabores, realizada na Padaria Escola, eles fizeram pães, bolos e tortas com o objetivo principal de trocar experiências.

“A nossa intenção é resgatar neles o prazer de fazer as coisas e de se sentirem úteis. Neste grupo existem pessoas que já trabalharam em padarias, outras que deram cursos e gente que sempre cozinhou. Aqui eles podem passar um pouco do que sabem e trocar receitas. É uma terapia”, explicou Luciana Pereira , terapeuta ocupacional responsável pela oficina. A oficina acontecerá todas as terças-feiras de setembro.

Olga Harlery e Paulo Carvalho estavam animados. Os dois são integrantes do projeto, mas como já trabalharam com gastronomia, davam dicas aos demais. “Eu trabalhei em padaria mais de 30 anos, mas estou parado há muito tempo. Aqui estou ensinando uns truques para quem nunca fez pão”, brincou Paulo. Já Olga, tem vários cursos e já ministrou muitas aulas de culinária. “É muito bom poder passar para os meus colegas um pouco do que eu sei”, frisou.

Uso Consciente da Energia- A oficina ministrada pela Ampla aconteceu em todos os polos do Projeto e, em cada edição, reuniu mais de 150 pessoas. Na ocasião, dicas simples para economia de energia foram dadas como: trocar as lâmpadas para fluorescentes, que consomem até 80% a menos do que as incadescentes, não deixar a portas de geladeira abertas por muito tempo e verificar se ela realmente foi vedada, após fechada.

Rádio Móvel e Baú dos Meus Sonhos visitam bairros e escola no fim de semana

O Projeto Cena Aberta, coordenado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, continua a pleno vapor, visitando bairros e escolas do município com a Rádio Móvel e o Baú dos Meus Sonhos e Outras Histórias.

Na sexta-feira, dia 4, a equipe do Baú dos Meus Sonhos visita pela manhã as escolas municipais Élson Pinheiro e Francisco de Assis Medeiros Rangel, ambas no Parque Zabulão. À tarde, as apresentações serão no Francisco de Assis e Centro Integrado de Convivência II, da Secretaria de Bem-Estar Social.

No sábado, dia 5, a Rádio Móvel visita os bairros Extensão do Bosque e Âncora , a partir das 8 horas, levando brincadeiras e diversão. Com isso, a Fundação cumpre a sua meta de descentralizar a cultura.

No próximo fim de semana o Baú dos Meus Sonhos estará na Biblioteca Pública, às 15h, com muita contação de histórias para o público infanto-juvenil.

Espetáculo infantil anima feriado no Teatro Popular de Rio das Ostras
A Fundação Rio das Ostras de Cultura oferece uma opção divertida para o fim de semana prolongado.
Nos dias 6 e 7, domingo e segunda-feira, às 17h, o espetáculo infantil “Ganesha, O Elefantinho Deus” será apresentado no Teatro Popular, unidade da Fundação.
Composto de músicas originais com ritmos e sons indianos, coreografadas com danças típicas, o espetáculo agrada tanto as crianças quanto aos adultos, já que se baseia numa lenda hindu.
Conta a lenda que na Índia vivia o Deus Shiva e sua esposa Parvati .
Ela se sentia muito solitária em seu palácio ,já que o marido era um guerreiro e andava por todo o mundo travando batalhas para o bem comum e muitas vezes demorava bastante tempo para retornar.
Parvati teve então a idéia de esculpir um boneco, dando vida ao mesmo e batizando-o de Ganesha. O boneco tornou-se não apenas o seu filho, mas também o seu guardião mais ferrenho. Quando Shiva volta, Ganesha, que não o conhece, impede a sua entrada no palácio.
A partir dessa desavença, ocorrem disputas entre os dois que culminam com a quebra da cabeça de Ganesha que, prontamente é substituída pela de um elefantinho. Ganesha tem como meio de transporte um ratinho, significando a humildade de quem vive nas galerias da ignorância, transportando o Deus da Sabedoria.

Projeto em homenagem a bossa nova começa nesta sexta-feira em Rio das Ostras

Primeiro show, que celebra a bossa tradicional, será realizado às 22h, no Restaurante Casa da Praia

Será promovido nesta sexta-feira, dia 4, às 22h, no Restaurante Casa da Praia, o primeiro show do projeto “51 Anos de Bossa: uma nova idéia”, com um grupo formado por músicos cariocas especialistas no gênero musical. O trabalho é realizado pelo Seu Zé Produções Culturais, que até outubro promove outras três apresentações com propostas diferentes para o movimento surgido no final da década de 50 no Brasil.

Nesta sexta, quem conduz a apresentação de bossa nova tradicional, será o violonista JB, que passou oito anos no exterior cantando bossa nova e samba. No início da carreira, antes de seguir pela vertente da bossa, JB foi parceiro do cantor Jorge Aragão, com quem compôs alguns sucessos. No repertório, clássicos de Vinicius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto.

Também fazem parte do grupo a cantora Piu, que trabalhou dois anos com bossa no Japão e Gilberto o guitarrista Eli Oliveira, que acompanhou artistas como Hermeto Pascoal e o baterista Celso.

Durante a apresentação do grupo será feito um panorama do movimento desde o seu surgimento, com João Gilberto, passando pela Bossa B e Bossa Instrumental até a tradicional Bossa Nova de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

No dia 19, às 22h, também na Casa da Praia, será promovido o segundo show do projeto e desta vez, a bossa será marcada pela irreverência do “BossaPontes”, liderado pelo músico Roberto Pontes, que já apresentou sua proposta em diversas cidades brasileiras. O grupo se pauta na tradicional batida de bossa nova temperada por uma mistura de estilos como o samba, soul e blues.

O projeto “51 Anos de Bossa: uma nova idéia” tem o patrocínio oficial da Essencial Imóveis e apoio cultural da ART MANHA e Pousada da Tartaruga. O show custa R$ 10.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!