Taxista reencontra filhos após 28 anos e ouve "Pai", de Fábio Jr.
Filha ficou escondida para ouvir relato do pai antes de se revelar. Reencontro de oito dos dez irmãos foi marcado pela emoção.
O taxista aposentado Edson Evangelista Dias, de 74 anos, encontrou no domingo (5) um casal de filhos que não via há 28 anos. O homem deixou a família para viver com outra mulher e pediu perdão. Na época, a menina tinha cinco anos e o menino tinha quatro. Abandonados pelo pai, deixaram a capital paulista e foram para o interior do estado com a mãe, professora. Quando ele voltou meses depois, não encontrou mais ninguém e desistiu de procurar pela família.
O taxista confessou à filha Sandra Telma Dantas Dias, de 50 anos, fruto do primeiro relacionamento, que sempre teve vontade de rever a família perdida. Jéssica, a neta do taxista, hoje com 20 anos, pesquisou por dois meses na rede social Orkut e conseguiu localizar Renata Kelly, seu irmão, Rômulo, e a mãe deles, dona Norma, há duas semanas.
Os três viajaram de Ourinhos, a 380 km da capital, para Embu, na Região Metropolitana de São Paulo, para reencontrar o patriarca, que não sabia da surpresa. O almoço marcado para o domingo foi preparado por Telma para reunir os oito dos dez filhos do taxista. Tinha nhoque, arroz, maionese, pudim e sorvete.
Reencontro
Agachada, de costas e fora do alcance da vista do pai, Renata Kelly ouviu o relato dele sobre como se perdeu dos filhos há quase 30 anos e do arrependimento que sentia por isso. No momento em que ela se virou para ele e fez a revelação, todos choraram. Quando as lágrimas começaram a secar, a anfitriã colocou para tocar um CD do cantor Fábio Jr., com a música "Pai". Aí todo mundo chorou de novo. "Eu estava de costas, agachada e ele falando. Eu fiquei muito emocionada. Ele contando as coisas, porque foi embora, porque não foi. Todo mundo chorou. Colocaram uma música do Fabio Jr., aquela do pai e abriram uma champanhe", disse Renata Kelly.
Ela diz que perdoa o pai e até brinca com a situação. "Ele foi embora porque tinha outra, o sem-vergonha. Ele foi com essa pessoa embora, nós mudamos de lugar e ele não nos procurou mais. Meu irmão ficou passado, paralisado, estático. Minha mãe chorou muito", contou ela. Segundo Renata, o pai não para de pedir perdão.
Hoje com 62 anos, a professora Norma afirma que toda a dor já passou. "Ele falava que era solteiro. Não sabia que ele tinha outra família. Meus filhos estão felizes de saber que têm mais irmãos. Eu já perdoei. Hoje, o Rômulo tem 32 anos e é hippie. A Renata tem 31 e é jornalista. Com sacrifício, paguei a faculdade para ela. Graças a Deus, ela conseguiu serviço no jornal da cidade. Antes disso, foi muito difícil. Era o sonho dela ver o pai. E nunca teve uma reposta", afirmou.
Grande família
Segundo Renata, além da mãe dela, a professora Norma, o pai conheceu Maria Helena, com quem teve cinco filhos. Também teve relacionamento com Dirce, que deu à luz outras duas crianças, que ainda foram não localizadas.
Hoje, o aposentado vive com Inês, com quem ainda não teve filhos. "Somos todos bem parecidos. Os homens se parecem bem e têm um sobrinho que é a cara do meu irmão", disse Renata.
Dias também viveu com Elza, que não teve filhos e com Lindete, que deu a ele a caçula, Ingrid, agora com 10 anos de idade.
Presidente deposto de Honduras pede às Forças Armadas que baixem as armas
Zelaya não conseguiu voltar ao país e rumou para El Salvador. OEA pressiona governo de Honduras para que poder seja devolvido.
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, pediu no final da noite deste domingo (5), em El Salvador, às Forças Armadas de seu país que "baixem rifles e não os apontem contra seus irmãos", ao condenar a morte de uma pessoa em Tegucigalpa.
"Apelo às Forças Armadas de Honduras que baixem seus rifles", declarou Zelaya em entrevista ao lado dos presidentes da Argentina, Cristina Kirchner; do Equador, Rafael Correa; do Paraguai, Fernando Lugo; e de El Salvador, Mauricio Funes.
Zelaya lamentou a morte de um jovem, no que descreveu como repressão contra uma manifestação pacífica, ao mesmo tempo em que se solidarizou com a família da vítima e com as dos feridos.
O novo governo hondurenho, porém, não confirmou nenhuma morte durante confrontos entre simpatizantes do presidente deposto e o Exército de Honduras.
Zelaya se pronunciou após os fatos registrados em Tegucigalpa, onde seu avião não conseguiu aterrissar depois que militares obstruíram a pista do aeroporto Toncontín.
Durante a entrevista, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, disse que o órgão está disposto a "usar todos os meios diplomáticos possíveis para restabelecer o presidente Zelaya."
"Quero dizer que, como secretário-geral da OEA, estou disposto a seguir adiante com todas as gestões diplomáticas para obter nosso objetivo, que não é uma intervenção, é um objetivo simplesmente de cumprir as normas que todos os países adotaram", assegurou. Neste final de semana, Honduras foi suspensa da OEA, em votação numa reunião extraordinária.
O governo interino tem mantido uma postura desafiadora, garantindo que a deposição de Zelaya foi uma transição constitucional. Mas sua retirada do poder despertou condenações internacionais, especialmente dos aliados de esquerda de Zelaya na América Latina.
A suspensão da OEA mostra o crescente isolamento internacional do novo governo, que também foi criticado por EUA, União Europeia e Brasil. Trata-se do primeiro golpe militar na América Central desde o final da Guerra Fria.
O golpe aumentou as tensões diplomáticas na região e representa um desafio para a política externa do governo do norte-americano Barack Obama. O atual líder de Honduras, Roberto Micheletti, disse que deseja continuar no poder até as eleições marcadas para novembro, que empossariam um novo presidente em janeiro de 2010, mas disse que pode considerar antecipar a votação. O governo de Micheletti disse à OEA que deseja iniciar um diálogo para resolver a crise, de acordo com uma importante autoridade dos EUA. A fonte disse que a situação em Honduras é "muito variável e desafiadora." A suspensão da OEA vai complicar o acesso de Honduras a empréstimos multilaterais, em especial à ajuda financeira dos Estados Unidos ao país, que é o terceiro mais pobre do hemisfério, atrás de Haiti e Nicarágua. Zelaya, que deixaria o poder em 2010, foi tirado de sua casa por soldados e mandado para a Costa Rica há uma semana. O golpe teve como causa a intenção do presidente de buscar uma reeleição e sua ligação próxima com o presidente de esquerda da Venezuela, Hugo Chávez.
Alencar deixa hospital em São Paulo e diz se sentir bem
Presidente em exercício foi internado no sábado com dores abdominais. 'Estou voltando para cuidar do meu trabalho', disse ele aos jornalistas.
O presidente da República em exercício, José Alencar, deixou na manhã desta segunda-feira (6) o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Alencar estava internado desde a tarde de sábado, depois de ter sentido fortes dores abdominais.
"Estou voltando para cuidar do meu trabalho", disse Alencar a jornalistas na saída do hospital. Ele afirmou que se sentia bem e animado e que estava voltando a Brasília.
“O que eles [médicos] disseram é que é uma obstrução parcial do intestino, que está sendo examinada e verificada e acompanhada rigorosamente. Houve um problema de alimentação que agravou [...], mas isso foi superado”, afirmou.
Alencar explicou que seu quadro foi agravado por ele ter comido alimentos pesados e que os médicos recomendaram que ele passasse a consumir alimentos mais leves. O presidente em exercício apontou eventos a que comparece como "culpados" pelo problema: “você tem que comer alguma coisa. Se não comer, você perde a eleição”, disse.
"Mas tem também boas notícias", afirmou Alencar. "A tomografia mostra alguma reação do medicamento sobre o tumor”, disse o presidente em exercício, que afirmou ainda que os médicos descartaram outra cirurgia por enquanto.
Questionado a respeito da crise do Senado, Alencar disse esperar “que haja não só juízo como também investigação rigorosa. Agora, nós não podemos fazer juízo precipitado”.
Sobre uma possível renúncia do presidente da Casa, José Sarney, Alencar disse que "sobre isso eu não acho nada". "Isso é uma questão de foro íntimo dele. Eu tenho o maior respeito pelo presidente do Senado e acho que ele deve tomar a decisão que for mais conveniente para o país.”
Internação
Alencar chegou ao hospital no sábado com fortes dores. Segundo informações da TV Globo, ele passou bem a noite de sábado para domingo.
Boletim médico divulgado pelo hospital na tarde de domingo informou que o presidente em exercício se recuperava bem e alimentava-se normalmente, com um bom quadro de saúde geral. Mais tarde, um novo boletim informava que ele foi internado com quadro de “suboclusão intestinal, está estável e em boas condições gerais” e que, após a realização de exames laboratoriais e de imagens, os médicos optaram pelo tratamento clínico.
O vice-presidente Alencar está no exercício da Presidência porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou para a Europa, onde na próxima semana participará de reunião da cúpula do G-8.
O vice-presidente iniciou no dia 22 de junho, em Houston, nos Estados Unidos, a segunda etapa do tratamento com um novo medicamento em fase de pesquisa contra o câncer.
Em maio, Alencar obteve autorização para participar, como voluntário, do tratamento realizado no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento no Brasil é acompanhado pelo oncologista Paulo Hoff. Diferentemente da quimioterapia, o remédio ataca apenas as células que provocam o tumor, evitando que elas continuem a agir. O medicamento já foi testado, com sucesso, em 30 pacientes.
Histórico da doença
O vice-presidente luta contra o câncer desde 1997. Em janeiro deste ano, ele passou por uma cirurgia para a retirada de tumores no abdome, com duração de cerca de 18 horas. Ficou 27 dias internado, nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em 31 de março, o vice-presidente voltou a São Paulo para um procedimento de troca de um tubo plástico colocado dentro da alça de intestino, que substitui seu ureter desde a cirurgia. No início de maio, exames mostraram a volta de tumores na região abdominal.
Suspeito tenta furtar computadores de banco com máscara do Homem-Aranha
Caso ocorreu em Bauru, na madrugada de domingo (5). Preso vai responder por furto e pode pegar até quatro anos de prisão.
Um homem foi preso no domingo (5) em Bauru, a 329 km de São Paulo, por suspeita de tentar furtar computadores de um banco na cidade. Para não ser identificado, ele carregava uma máscara do Homem-Aranha quando invadiu o local.
O suspeito arrombou uma janela do prédio para entrar no local, mas foi surpreendido pelo alarme, que disparou. Ele não conseguiu sair da agência e foi encontrado por policiais. De acordo com a polícia, o homem não procurava dinheiro, mas equipamentos eletrônicos, como computadores. Junto com ele, foram encontrados um alicate, um estilete, barbantes e a máscara do Homem-Aranha. O preso vai responder por furto, e se condenado pode pegar até quatro anos de prisão.
Ex-seguranças do milionário da Mega-Sena vão a júri popular nesta segunda
Eles são acusados de atirar contra Renê Senna. De acordo com MP, o crime foi encomendado pela viúva do milionário.
O ex-PM Anderson Silva de Sousa e o funcionário público Ednei Gonçalves Pereira são acusados de serem os autores dos disparos e serão os primeiros a irem a júri popular. Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime foi encomendado pela viúva do milionário, Adriana Ferreira Almeida, e teria envolvido mais três pessoas: o cabo da Polícia Militar Marco Antônio Vicente, o sargento Ronaldo Amaral de Oliveira e a professora de educação física Janaína Silva de Oliveira, mulher de Anderson. Os três, porém, entraram com recursos e ainda não têm data prevista para serem julgados.
Viúva já foi ouvida
Dois anos depois do assassinato do milionário, a Justiça decidiu ouvir novamente os seis réus do processo, em um novo interrogatório. Em fevereiro de 2009, Adriana Almeida, viúva milionário da Mega-Sena Renné Senna, prestou depoimento à Justiça, no fórum de Rio Bonito, na Região das Baixadas Litorâneas. Segundo o advogado de Adriana, Jackson Costa Rodrigues, ela estava tranquila e respondeu a todas as questões.
Como foi o crime
Renné Senna, ex-trabalhador rural, ganhou R$ 52 milhões em um sorteio da Mega-Sena em 2005. De acordo com as investigações, Adriana Almeida, viúva do milionário, seria a mandante do assassinato e teria contratado ex-seguranças para matar o marido. Renné foi assassinado a tiros em janeiro de 2007 na porta de um bar em Rio Bonito, Baixada Litorânea do Rio.
Segundo o delegado Ricardo Barbosa, as investigações apontam o ex-segurança Ednei Gonçalves Pereira como a pessoa que guiava a moto usada pelo assassino, e os policiais Ronaldo Amaral Oliveira e Marco Antonio Vicente como responsáveis por dar apoio aos criminosos em um carro. Janaína Oliveira Silva, mulher de Anderson Sousa e amiga de Adriana, teria ajudado no crime.
De acordo com a polícia, o crime teria sido motivado pelo medo da viúva de perder os 50% da fortuna do milionário. Quatro dias antes do crime, Renné, em consulta habitual ao gerente do banco, descobriu que Adriana havia sacado R$ 300 mil da conta conjunta do casal para comprar uma cobertura em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Durante as investigações, policiais chegaram até o motorista de van Robson de Andrade Oliveira, que admitiu ser amante de Adriana, além de informar que a ex-cabeleireira planejava ir morar com ele na tal cobertura.
Confrontos entre uigures e policiais deixam mais de 140 mortos na China
Protestos deixaram ainda mais de 800 feridos em Xinjiang. Autoridades impuseram toque de recolher na região.
As autoridades chinesas informaram nesta segunda-feira (6) que ao menos 140 pessoas morreram e outras 816 ficaram feridas durante protestos da minoria étnica muçulmana uigur no oeste da China. As manifestações começaram no domingo (5), informou o departamento regional de segurança citado pela agência estatal de notícias "Xinhua".
Os protestos, nos quais participaram entre 1.000 e 3.000 pessoas, segundo diversas fontes, estariam concentrados em Urumqi, capital da região autônoma de Xinjiang.
As manifestações iniciaram após as mortes de dois muçulmanos uigures em uma fábrica localizada no sul do país, durante um confronto com outra etnia muçulmana que resultou em 118 feridos.
Entre os feridos desta segunda-feira, estariam manifestantes e também policiais. Durante os confrontos, veículos, inclusive das forças policiais, foram atacados e incendiados.
De acordo com a gência estatal, mais de 100 pessoas já foram detidas. As autoridades chinesas ainda estariam tentando identificar e prender outros 90 suspeitos de iniciarem os protestos. As autoridades locais impuseram um toque de recolher na região.
A exemplo do que ocorre no Irã, manifestantes tentam usar a internet para postar imagens dos confrontos.
Presidente Calderón sofre derrota na eleição legislativa no México
Governante perde apoio no Congresso para passar reformas econômicas. PRI, que dominou o país ao longo do século XX, ganhou força.
Os eleitores mexicanos puniram o presidente Felipe Calderón no domingo pela grave recessão e o aumento da criminalidade, impondo ao partido do governo uma dura derrota nas eleições para o Congresso.
O resultado ruim do Partido Ação Nacional (PAN) complica os projetos de reforma econômica de Calderón, que precisará do apoio da oposição na câmara baixa do Congresso.
A economia mexicana deve afundar mais de 6%, em grande parte devido à recessão nos EUA, enquanto a produção de petróleo, um pilar para o financiamento do governo, está caindo rapidamente.
Calderón, aliado do presidente norte-americano Barack Obama na luta contra os cartéis de drogas no México, pediu ao Congresso que trabalhe com ele.
"A rivalidade deve ser deixada para trás, e agora devemos concentrar os nossos esforços para encontrar um campo de consenso para alcançar os acordos que o país precisa para recuperar o crescimento econômico, a criação de empregos e a segurança pública", disse Calderón num discurso à nação.
O partido do conservador Calderón admitiu a derrota para o Partido Revolucionário Institucional (PRI), que tinha vantagem de quase 9 pontos percentuais com 60% dos votos apurados.
A eleição foi uma vitória clara para o ressurgente PRI, que governou o México pela maior parte do século XX, até a derrota do ex-presidente Vicente Fox nas eleições nove anos atrás.
O PRI será o maior partida da Câmara dos Deputados, que teve todas as 500 cadeiras em disputa na votação de domingo, e será uma força para a eleição presidencial de 2012.
O PAN não conseguiu criar empregos, o que levou milhares de mexicanos a cruzar a fronteira com os Estados Unidos ilegalmente em busca de trabalho. Roubos e sequestros se tornaram comuns nas cidades mexicanas.
"Calderón é um malandro. Ele prometeu empregos e a verdade é que nós temos muitas pessoas sem trabalho", disse a estudante Roxana Milan, de 25 anos.
Cacto usado para alimentar gado na seca vira pizza na Bahia
Nesta sexta-feira (10) será comemorado o Dia da Pizza. Cidades brasileiras apresentam receitas com ingredientes diferentes.
Algumas cidades brasileiras revelam que nem só as tradicionais mussarela e calabresa estão presentes nos cardápios das pizzarias. A criatividade dos pizzaiolos mostra sabores inusitados, como a “redonda” de palma, um tipo de cacto costumeiramente usado no Nordeste para alimentar o gado durante o período da seca e que foi parar o prato do cliente. O G1 vai mostrar cinco receitas exóticas até a próxima sexta-feira (10), quando se comemora o Dia da Pizza.
Em Lençóis (BA), na Chapada Diamantina, o cacto ganhou uma segunda opção, a de fazer parte dos ingredientes de uma pizza. A presença da palma na gastronomia local foi difundida por meio dos garimpeiros, que tinham dificuldade de conseguir alimentos durante o período de mineração, nos acampamentos montados em grutas de pedra. “Alguns até usavam o mandacaru, o xique-xique e o cabeça-de-frade como opções para comer”, disse o pizzaiolo Renato Cesar Nicotera, dono da Oxente Menina Pizza na Pedra, em Lençóis.
Segundo ele, a palma é fonte de fibras, vitamina A, ferro e calico. “Aqui na região, palma e coisa fácil de se achar. Ela já vem picada e ensacada nas feiras e nos restaurantes de comida típica. Costuma ser um bom acompanhamento para outros patros. Sempre gostei de usar ingredientes locais até por uma questão de sustentabilidade.”
Nicotera afirmou ainda que a palma é versátil. “A pizza de palma tem o nome de Jaróba e combina com o requeijão sólido (de fazenda). A receita também leva bacon e se tornou uma composição original e exótica.”
Veja como fazer a pizza:
Preparo da palma Ferventar e lavar um quilos de palma picada para tirar o excesso da "baba", característica do cacto. Depois, separe. Colocar em uma panela cinco colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de alho picado. Mexer até que fique dourado. Acrescentar a palma, coloque sal e 200 ml de água. Deixar em fogo baixo até secar e pegar o tempero. Preparo da pizza Molhar a massa com o molho de tomate, forrar com mussarela, acrescentar a palma já refogada, o bacon (pré-cozido para tirar o máximo da gordura) e o requeijão por cima.
Equilibrista caminha sobre aprendiz na corda bamba na China
Ahdili Wuxiuer fez travessia a 1.607 metros acima do nível do mar e pleiteia quebra de dois recordes.
O equilibrista chinês Ahdili Wuxiuer teria quebrado dois recordes mundiais no domingo, segundo a mídia estatal chinesa.Wuxiuer teria percorrido uma corda de 1.530 metros de comprimento colocada entre duas montanhas a 1.607 metros acima do nível do mar.
A performance aconteceu na região de Xinjiang e contou com a participação do aprendiz de Wuxiuer, Saddar. Durante a caminhada, o equilibrista passou por cima do aprendiz.
Segundo a mídia chinesa, Wuxiuer quebrou um recorde ao caminhar sobre uma corda colocada ao mais alto nível acima do mar já registrado e quebrou um segundo recorde ao fazer o trajeto passando por cima do aprendiz.
Ahdili Wuxiuer pertenceria a uma família de equilibristas que desenvolve a arte há 430 anos.
Sete são presos com animais silvestres na Zona Leste de SP
Suspeitos tentavam vender animais em feira no domingo (5). Polícia encontrou exemplares de espécies mortos dentro de geladeira.
Sete pessoas foram presas no domingo (5) tentando vender animais silvestres na Zona Leste de São Paulo. Parte deles dos cerca de 100 animais estava em uma feira, enquanto outros foram encontrados na casa de um dos presos. No local, também havia animais mortos congelados.
As 74 tartarugas silvestres estavam em uma pequena vasilha de plástico, sem alimento e sem água. A polícia também encontrou iguanas presas em gaiolas e também em aquários, junto com filhotes de jabuti. Um cágado serviria de alimento para um filhote de jiboia. Os dois estavam debaixo de um sofá. Já o A polícia apreendeu a maior parte dos animais em uma feira onde são vendidos cachorros, gatos e pássaros, animais que podem ser comercializados legalmente. Os traficantes usavam uma barraquinha de churrasco como fachada para vender os animais silvestres.
Os policiais fizeram uma busca na casa do suspeito apontado como chefe do grupo, também na Zona Leste. No local, encontraram outros animais mantidos em condições precárias. Imagens gravadas pela polícia mostram que, junto com os espetinhos de churrasco que eram vendidos na feira, estavam 27 animais mortos – entre eles iguanas, filhotes de papagaio, jabutis e tartarugas. As sete pessoas presas em flagrante vão responder por formação de quadrilha e tráfico de animais. A polícia vai investigar de onde eram trazidos os bichos e quem eram os compradores. Os animais que sobreviveram devem ser encaminhados para o zoológico ou para abrigos.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!