NOTICIAS REGIÃO
Ministério Público determina fechamento da RJ-142 até conclusão das obras
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), anunciou ontem que a RJ-142, (Nova Friburgo - Casimiro de Abreu), vai ficar totalmente fechada até a conclusão das obras.
O fluxo de veículos na rodovia estava sendo liberado por uma hora, em três horários diariamente. O fechamento da via foi uma determinação do Ministério Público Estadual, que acredita que a abertura da via durante as obras significa perigo para quem passa pelo local.
A RJ-142 é a principal ligação entre a região serra e a baixada litorânea do estado. A estrada está interdita desde 21 de fevereiro, por causa da queda de uma barreira no distrito de Cascata, que cobriu 150 metros da estrada com toneladas de barro e pedra. Homens do DER trabalham no local 24 horas por dia para liberar a estrada ainda esse mês, mas as obras só devem ser concluídas em agosto.
Incêndio destrói galpão da Petrobras
Bombeiros vão fazer perícia para saber as causas do acidente
Um incêndio destruiu um galpão da Petrobras, em Macaé, na noite de ontem (9). As chamas atingiram o parque de tubos e assustaram quem estava no local.
Os bombeiros vão realizar uma perícia para descobrir as causas do acidente. O fogo destruiu parte da estrutura metálica de um galpão da Petrobras no parque de tubos. O incêndio começou no início da noite e foi controlado meia hora depois.
Mesmo depois do fogo ser controlado, 20 bombeiros e agentes contra-incêndio da empresa permaneceram no local fazendo o trabalho de resfriamento do galpão para impedir o aparecimento de novas chamas no local, que servia de depósito de móveis antigos.
Ninguém ficou ferido e o Corpo de Bombeiros vai fazer a perícia para descobrir as causas do acidente, o resultado deve sair em uma semana.
Casimiro de Abreu realiza Conferência Municipal de Meio Ambiente
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu (SEMMADS) realizou no último dia 5 de junho a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente.
Com objetivo de discutir propostas para o fortalecimento das políticas ambientais integradas e uso sustentável dos recursos naturais do município, o evento reuniu mais de 200 pessoas no Pavilhão de Esportes.
Ao todo, os participantes traçaram 53 propostas em seis diferentes eixos temáticos ( Proteção, conservação, recuperação e monitoramento ambiental, Educação ambiental, Recursos hídricos, Política e gestão ambiental, Licenciamento ambiental e Fiscalização ambiental). Entre elas, a recuperação da vegetação ciliar, o combate à caça predatória, a criação da Política Municipal de Educação Ambiental, o monitoramento das águas do município e o aumento de fiscais ambientais. Com este material, os organizadores do evento irão elaborar um documento que servirá de base para as ações do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que foi recém-criado no município e teve seus conselheiros empossados durante a Conferência.
Um dos destaques do evento foi a entrega da medalha de Mérito Ambiental para os autores de projetos e ações públicas ou privadas voltadas para a conscientização e preservação do Meio Ambiente. Neste ano, os premiados foram o Fundo de Boas Práticas Sócio-Ambientais em Microbacias do Comitê de Bacias Lagos São João e o ambientalista Nelson Senna Cardoso. As medalhas foram entregues pelo prefeito Antônio Marcos, autor da Lei 1070 – que cria a medalha de Mérito Ambiental –, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, João Medeiros.
Visivelmente emocionado durante a cerimônia de entrega da medalha, o prefeito Antônio Marcos ressaltou a importância de debates sobre o Meio Ambiente. “Sempre enxerguei Casimiro de Abreu com dois grandes potenciais e um deles é o turismo ecológico. Por isso, temos que preservar a natureza. Não é preciso degradar o Meio Ambiente para se ter um desenvolvimento econômico. Todos nós precisamos nos conscientizar que é necessário cuidar do Meio Ambiente do nosso município”, declarou o prefeito.
Além da Conferência, que contou com a participação de representantes de diversas instituições ligadas ao Meio Ambiente, lideranças comunitárias, sociedade civil organizada e gestores municipais, a SEMMADS realizou, durante toda a semana, várias atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Palestras, oficinas, mini-cursos e visitas técnicas também fizeram parte da programação.
Mais de mil pessoas visitaram o estande de Casimiro de Abreu que esteve entre as 50 cidades no Salão Estadual de Turismo, nos dias 5 e 6 de junho, em Itaipava, Petrópolis.
Os municípios apresentaram as potencialidades às operadoras de turismo, agentes de viagem, organizadores de eventos e jornalistas especializados.
O secretario de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu, Bruno Bastos, participou na Cerimônia de Abertura, que aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 5, com a presença da secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, do presidente da Turisrio, Nilo Sérgio Félix, do diretor-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, e de Paulo Mustrangi, prefeito de Petrópolis, município que sediou o evento.
O Salão Estadual teve como tema "As novas oportunidades do turismo interno - Um novo comportamento do turista", e discutiu a união dos destinos. E foi assim, dentro da política de regionalização do Ministério do Turismo, que Casimiro de Abreu participou da feira no estande cooperado com os municípios de Macaé e Quissamã, fortalecendo a divulgação da Região Costa do Sol.
Na abertura, o diretor-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, falou sobre a política de incentivo à atividade turística. “Esse evento traz a oportunidade de colocar em prática uma política de maior fortalecimento e união dos destinos, da capital do Estado com o interior. Esse Salão tem a capacidade de unir muito mais e também pensar oportunidades de planejamento de políticas de fomento para os municípios daqui”, justificou.
O estande de Casimiro de Abreu recebeu a visita da secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, do prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, e dos secretários municipais locais de Administração, Eliezer Crispim, e de Assistência Social, Emília Cristina. “O trabalho que fizemos junto com os outros municípios foi importante para Casimiro de Abreu e para a Região Costa do Sol, porque aumentamos nossa rede de informações e contatos”, concluiu o secretário Bruno Bastos.
O Salão Estadual contou com uma grande estrutura operacional e de divulgação, além do congresso que discutiu temas relacionados ao desenvolvimento da atividade turística nacional. O evento foi patrocinado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, pela TurisRio e pela FC&VB-RJ (Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro).
ARTESANATO
O artesanato do município de Casimiro de Abreu também esteve presente no Salão Estadual de Turismo. Cerca de 80 peças, confeccionadas por artesãs locais do Espaço Artes Naturais, foram expostas e comercializadas no evento. O artesanato é um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social junto à comunidade, com o objetivo de promover a melhoria na qualidade de vida dos beneficiários por meio da capacitação para o trabalho artesanal, incluindo a comercialização e que está começando a ser explorado turisticamente. “Nosso artesanato é um produto turístico fantástico e vamos utilizá-lo como atrativo. Para isso estamos trabalhando juntos na divulgação”, contou Bruno Bastos.
Prefeito e secretário de Estado vistoriam 23 quilômetros de linha férrea
Vinte e três quilômetros da linha férrea que corta a parte urbana de Macaé foram vistoriados nesta terça-feira (9) pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB), o secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira e técnicos da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária que administra a ferrovia. O objetivo foi vistoriar o trecho e avançar na implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Macaé.
De Cabiúnas a Imboassica, a comitiva utilizou um auto-de-linha – veículo ferroviário de pequeno porte para transporte de equipamentos, inspeção e manutenção da via – para verificar cada trecho previsto dentro do projeto para o trem de passageiros percorrer. Os trechos dos 15 bairros que cortam a linha férrea foram vistoriados: Lagomar, São José do Barreto, Ajuda, Barra, Botafogo, Centro, Miramar, Visconde, Cajueiros, Riviera, Praia Campista, Bairro da Glória, Cavaleiros, Lagoa e Imboassica.
Segundo o prefeito, o objetivo é implantar o VLT para dar opção de transporte coletivo para a população, melhorando a mobilidade de um lado a outro da cidade. "O projeto é compatível com a rede e agora estamos discutindo a viabilidade técnica e econômica para construirmos essa ligação do norte ao sul do município por meio do Veículo Leve sobre Trilhos. O projeto vai dar alternativa para o transporte de passageiros na cidade", afirmou, acrescentando que a prefeitura está conversando com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para avançar no projeto.
Riverton lembrou que está em análise o número de estações que o sistema pode ter. Para o secretário Júlio Lopes, a viabilidade do projeto é concreta. "Vamos fazer todos os estudos necessários, mas a viabilidade aparente é muito grande. Não será necessário muito esforço de recuperação da via, porque existe um nível de conservação. Os técnicos da secretaria vão permanecer na cidade para fazer o estudo detalhado", comentou Júlio, lembrando que o governo do estado está dando o suporte técnico do VLT.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, a visita do secretário reforça o projeto da prefeitura de transformar em realidade o sonho para a implantação do VLT. “Hoje (terça) estamos cumprindo mais uma etapa do projeto com o objetivo de levar à população um projeto alternativo de mobilidade que vai atender um grande número de pessoas em horário de pico”, destacou Jorge Tavares.
Para o subsecretário Estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, o VLT é uma tendência mundial para o transporte de pessoas. “Macaé não tem empecilhos na linha férrea, como a divisão de moradias, o que é um facilitador”, ressaltou. O Programa Macaé Cidadão está fazendo uma pesquisa das linhas de desejo da população para ser incluída nos dados que a prefeitura fornece ao estado.
Prefeito se encontra com presidente da FCA nesta quarta-feira
Para dar andamento ao projeto do VLT, o prefeito Riverton Mussi e o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, se encontram nesta quarta-feira (10) com o presidente da FCA no Rio de Janeiro, às 15h. “Queremos incluir a FCA no projeto, por se tratar da concessionária que administra a via. Pensamos que não haverá problema porque o projeto é focado na melhoria do transporte para a população”, disse o prefeito.
Segundo a coordenadora de projetos da secretaria de Mobilidade Urbana, Cláudia Manhães, o sistema prevê a instalação de passagens de nível para pedestres e veículos. “Quando os vagões forem passar, a passagem de nível será fechada para pedestre”, citou.
Pelo modelo estudado, uma composição terá dois vagões, que devem funcionar em uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Também participaram da vistoria o gerente de via da FCA, Éderson Almeida; o diretor adjunto de engenharia da secretaria Estadual de Transportes, Marcelo Nery e o diretor de engenharia da secretaria, Fábio Tepedino.
Prefeito firma convênio com IML da Polícia Civil
O prefeito Riverton Mussi firmou nesta terça-feira (9), no gabinete, convênio com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), por meio do Instituto Médico Legal (IML).
A parceria prevê a implementação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Macaé e cooperação técnico-científica entre as instituições de pesquisa e ensino. Macaé é o primeiro município do estado a assinar este convênio e servirá de modelo para as outras cidades. Pela Polícia Civil, quem assinou a parceria foi o subchefe da Polícia Civil, Rodolfo Waldeck.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!