Líder na Alerj garante apoio para royalties
Dando continuidade à série de articulações que vem fazendo e de apoios que vem conquistando, o movimento “Royalty não é privilégio. É compensação!”, que conta com a participação de setores da sociedade civil organizada de Macaé na luta para que os municípios produtores de petróleo continuem tendo direito ao repasse, recebeu nesta semana o apoio do deputado estadual Paulo Melo (PMDB), uma das lideranças da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Após ter encontrado com o parlamentar no Encontro Nacional de Prefeitos ocorrido em Brasília no mês de fevereiro e dialogado sobre o assunto, o coordenador do movimento, Igor Sardinha, propôs ao deputado uma frente ampla de toda a Alerj em favor da mobilização. “O movimento vem crescendo e precisamos ter o apoio de todos os deputados, já que o maior prejudicado caso venha a mudar a Legislação referente é o Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou Igor.
Para o deputado Paulo Melo, a luta pela manutenção dos Royalties do petróleo aos municípios recebedores da verba indenizatória é um marco da união dos municípios do Rio de Janeiro. “A capacidade que o movimento teve de unir os municípios do Rio de Janeiro e a sociedade civil organizada demonstra quão importante é a causa dos royalties para o nosso Estado. É dever de todos nós, representantes do povo em diversas esferas não só apoiar o movimento, como incentivar a discussão em diversos segmentos da sociedade”, ressaltou o deputado, líder da base do governo estadual na Assembleia Legislativa.
Igor Sardinha aproveitou a reunião para reforçar a importância da fiscalização e transparência do uso de tal verba. “Nessa luta em defesa dos municípios produtores de petróleo, não podemos simplesmente defender a permanência dos royalties sem também não apresentarmos novas formas de fiscalização, transparência e mecanismos de aperfeiçoamento de gestão. Já entregamos um resumo do movimento à presidência da República. Somente através de medidas como estas que teremos argumentos suficientes para demonstrar ao governo federal a necessidade desta verba compensatória”, disse Igor Sardinha.
Macaé na luta contra a pedofilia
Crime de pedofilia é novo alvo da Secretaria de Assistência Social
A partir desta semana, Macaé começa a entrar de vez na campanha contra o crime de pedofilia. A Secretaria de Assistência Social do município dá início a divulgação, por meio de cartazes, adesivos, inserções em rádio, TV e orientações direta à população, alertando sobre o abuso sexual infantil - que hoje pode estar desde dentro de casa até nas mensagens trocadas pela internet. A campanha, intitulada Todos Contra a Pedofilia, também busca dar fim ao que os especialistas chamam de Lei do Silêncio: quando a criança abusada, ou sua própria família, tem medo de denunciar o criminoso.
“Como temos a Subsecretaria da Infância e da Juventude, e até pelos casos que ocorrem em Macaé com muitos deles não sendo denunciados pelas pessoas que têm medo ou vergonha, fizemos questão de levantar esta campanha”, conta o chefe da pasta de Assistência Social na cidade, Julinho do Aeroporto. “A previsão é de que, com esta campanha na rua, as pessoas comecem a denunciar”, destaca o secretário. Os trabalhos de divulgação da mensagem contra a pedofilia devem envolver toda a sociedade organizada - inclusive a pasta de Assistência Social está em busca de parcerias para apoiar os trabalhos. “A rede de pedofilia ocorre por causa de negligência da própria sociedade. Isso deve ser combatido”, alerta Julinho.
Mudança no transporte universitário é adiada
A partir do dia 5 de maio, os ônibus do programa de Transporte Social Universitário (TSU) terão como ponto único de saída o bairro Imbetiba.
A mudança de local, prevista inicialmente para o dia 22, foi adiada de pois de uma reunião entre a Coordenação do Transporte Social Universitário e a Secretaria de Mobilidade Urbana.
A reunião discutiu, entre outros assuntos, a necessidade de mudança de ponto de ônibus dos estudantes devido ao fluxo intenso que contribui ainda mais para as retenções no centro da cidade. Após a conversa ficou acertado que as alterações ocorrerão a partir do segundo semestre e não no próximo dia 22, como estava previsto. O novo local para saídas será definido entre Parque da Cidade e a Linha Verde.
O objetivo da mudança é retirar da área central de Macaé o tráfego pesado de ônibus, a exemplo do universitário, que realiza o transporte diário de 2600 estudantes. As medidas serão tomadas sempre com a participação dos TSU, para que haja um consenso e os estudantes não fiquem prejudicados.
A partir do dia 5 de maio os ônibus sairão da Imbetiba com destino direto às faculdades, sem realizar paradas no Centro. Segundo o coordenador do TSU, João Batista, o diálogo foi importante para o estabelecimento de soluções mútuas. “Vamos ter mais tempo de preparar os alunos para as alterações que irão acontecer, enquanto isso, a redução no número de paradas já traz alguma melhoria para o fluxo” destaca.
Estiveram presentes durante a reunião o subsecretário de Transporte, Moisés Moreira, a Assessora de Planejamento e Estudos Especiais, Cláudia Márcia e integrantes do TSU, João Felipe Sena e Evandro Marques.
Os ônibus que atendem diariamente os macaenses com destino as cidades de Campos (setores 1, 2, 3 e 13), Cabo Frio (setor 10), Rio das Ostras (setor 9), Quissamã (setor 15) e Silva Jardim (setor 4); terão alteradas suas saídas e pontos de parada dentro do centro urbano. Confira os pontos:
Setores 1, 2, 3, 13 e 15:
Saída: Imbetiba - Frente ao Hotel Panorama
Parada 1 - Aeroporto - Bar do Côco
Parada 2 - Lagomar
Parada 3 - Cabiúnas
Setores 9 e 10:
Saída: Imbetiba - Frente ao Hotel Panorama
Parada: Imboassica - Parque de Tubos
Setor 04:
Saída: Imbetiba - Frente ao Hotel Panorama
Parada: Virgem Santa - HPM
Por unanimidade, Cabofriense está rebaixada
O recurso do Volta Redonda contra a decisão do Conselho Arbitral, que exigia a realização de jogos desempate surtiu efeito.
O Volta Redonda venceu no pleno do TJD/RJ por unanimidade: 6 a 0 e, com o resultado, está mantido na elite do Campeonato Estadual. E, consequentemente, a Cabofriense está rebaixada para a Segundona.
O problema começou após a última rodada da Taça Rio, quando as duas equipes terminaram o Estadual empatadas em 15 pontos. O Volta Redonda levava vantagem na utlização dos critérios de desempate, mas a Cabofriense entendia que o regulamento era omisso quanto a utilização destes e pedia a realização das partidas de desempate.
Na sessão, o advogado do clube, Mário Bittencourt, alegou que o regulamento é claro e que não se pode levar em consideração diferentes interpretações dos clubes, pois isso poderia acabar com o campeonato. A Cabofriense sequer enviou advogado à audiência. Ainda cabe recurso da decisão ao STJD.
Macaé terá imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida
A prefeitura de Macaé, em parceria com o Governo Federal, vai abrir cadastramento para o financiamento de pelo menos quatro mil unidades habitacionais dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”, voltado para famílias com renda de até 10 salários mínimos. O cadastramento será aberto nos próximos dias.
De acordo com o secretário de Habitação do município, José Cabral, o programa terá diversos empreendimentos, todos já incluídos no programa habitacional do município e com áreas já destinadas pela prefeitura.
Podemos chegar a seis mil unidades financiadas em Macaé dentro do programa do Governo Federal. Destas, já temos três mil unidades em projetos já pré-aprovados pela Caixa, destinados por exemplo, aos servidores municipais, aos comerciários, aos idosos e às mulheres chefes de família, ressaltou.
O financiamento dos imóveis vai seguir as regras do programa Minha Casa, Minha Vida, no qual Macaé foi incluído devido ao seu déficit habitacional. Para ser beneficiado pelo programa, o interessado deve ter renda de zero a 10 salários mínimos e não possuir nenhum outro imóvel. A Caixa financia até 100% do valor da unidade, que poderá ser paga em até 30 anos, com juros de no máximo 8,6% ao ano.
Outras vantagens do programa são o pagamento mínimo durante a obra, em função da renda do beneficiário, seguro com valor reduzido, e o Fundo Garantidor, que dá possibilidade de cobertura em caso de perda de capacidade de pagamento, proporcional à renda familiar.
Servidores municipais serão beneficiados
O projeto do residencial Brisa do Vale, que já estava sendo desenvolvido pela prefeitura, também foi incluído no Minha Casa,Minha Vida. Em reunião nesta quarta-feira (22), entre o secretário de Habitação, José Cabral, a equipe técnica da construtora João Fortes, e representantes da Caixa Econômica Federal, foram acertados detalhes do empreendimento.
Inicialmente, o projeto era de um condomínio de 972 casas. Com a inclusão de Macaé dentro do programa do Governo Federal, decidimos fazer apartamentos, o que vai possibilitar a construção de mais unidades, beneficiando quase o dobro de famílias. O Brisa do Vale fica na Ajuda, próximo ao Bosque Azul, onde já temos 642 famílias beneficiadas pelo programa de habitação do município. Caso sobrem unidades deste empreendimento, vamos abrir as inscrições também para a comunidade, explicou Cabral.
Alunos da rede pública são aprovados no concurso da prefeitura
Os alunos do curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas do Centro de Educação Tecnológica e Profissional da Secretaria de Educação de Macaé tiveram bons resultados no concurso público para a Prefeitura.
Dois ficaram entre os 10 primeiros colocados e outros sete também foram aprovados. Além dos aprovados no concurso público, quatro estudantes de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas já conseguiram colocação no mercado de trabalho, em clínicas particulares.
O resultado parcial da seleção do concurso foi divulgado esta semana, através do site da instituição organizadora www.ibap-rj.org.br . De acordo com a Secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, este resultado comprova a qualidade do ensino gratuito oferecido no município. “O resultado desses alunos nos orgulha do trabalho que tem sido realizado”, disse, parabenizando os alunos.
O curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas faz parte do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) que consiste na implantação, ao longo de um ano, de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo com 5.740 vagas para moradores de área de alto risco social.
“Em toda a região temos uma carência grande de mão-de-obra especializada. Este é um curso que tem um custo elevado, mas ao ser oferecido de forma gratuita à população macaense garante o acesso de pessoas que realmente necessitam ingressar no mercado de trabalho. Ganham as empresas que têm pessoas qualificadas, e ganham as pessoas que passam a ter novas oportunidades de trabalho”, comentou a instrutora do curso, Juliana Oliveira.
Inscrições abertas
As pessoas interessadas em se inscrever nos cursos do Centro de Qualificação Profissional, devem se dirigir ao Centro de Educação Tecnológico e Profissionalizante, localizado na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, (Rua do Corpo de Bombeiros), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É preciso ter no mínimo de 16 anos e levar cópias dos comprovantes de escolaridade (ou do ensino médio ou fundamental); comprovante de residência; identidade; CPF e título de eleitor e uma foto 3x4.
Estão abertas as inscrições para os cursos de: Espanhol Básico, Departamento Pessoal , Curso de Direito do Consumidor, Curso de Direito da Mulher (Lei Maria da Penha), Matemática para Escritórios Contábeis, Matemática Financeira, Básico de Geladeira Doméstica; Básico de Ar Condicionado Central; Básico de Ar Condicionado Doméstico; Auxiliar de Escritório; Informática Básica; Inglês Básico; Inglês Intermediário; Auxiliar Administrativo Informatizado; Secretária; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Recepcionista/ Telefonista; Cuidador de Idosos; Dinâmica de Grupos e Primeiros Socorros. As inscrições serão realizadas enquanto houver vagas.
Servidores iniciam curso de Pós Graduação em Alfabetização
A prefeitura de Macaé iniciou o curso de Pós-graduação e Extensão em Alfabetização, oferecido pela Secretaria de Educação na Cidade Universitária.
A aula inaugural foi proferida no último sábado (18) pelo diretor da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Francisco Carlos Gomes e contou com a presença do vice presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, da coordenadora do curso, Ana Cansado, e do representante da Secretaria de Educação, o sub secretário de Ensino Fundamental, Sol Grey Tavares.
São 60 alunos inscritos com aulas sendo ministradas aos sábados durante os próximos 15 meses. O curso em Alfabetização é uma das metas da educação que está sendo cumprida. Ele faz parte do programa de formação gratuito elaborado com o objetivo de beneficiar os profissionais da rede, com cursos de extensão, pós-graduação e formação continuada. A capacitação atende os profissionais do magistério do quadro efetivo da Prefeitura, preferencialmente os que atuam no primeiro e segundo anos de escolaridade do Ensino Fundamental, e propõem formação de professores-pesquisadores em Alfabetização, proporcionando qualificação e aprofundamento teórico-prático quanto aos processos de aquisição da linguagem oral e escrita.
Representando a secretária de Educação Marilena Garcia, o sub secretário de Ensino Fundamental, Sol Grey, disse que a capacitação de professores na alfabetização chega a um momento especial na administração municipal. “Com a unificação da Educação que inseriu a Funemac à Secretaria de Educação estamos conseguindo suprir uma demanda que antes era crescente, a de oferecer aos nossos servidores uma capacitação de excelência”. declarou.
O vice presidente da Funemac, Joelson Tavares, parabenizou os professores inscritos, por compreenderem a iniciativa do prefeito Riverton Mussi e da secretária Marilena Garcia. Ele também informou sobre a atuação da Fundação junto à Secretaria na qualificação do servidor da educação. “A estratégia da secretaria é buscar cada vez mais a integração dos professores, e estabelecer uma rede onde os alunos sejam cada vez melhor assistidos para que possam percorrer, da alfabetização ao ensino superior, de forma unificada e capacitada”, disse ele.
O diretor da FeMASS e palestrante do encontro, Francisco Carlos Gomes, falou da proposta do curso e seu significado na capacitação do professor da rede de ensino. “Este curso tem uma importância significativa para a Secretaria de Educação, pois é a base que qualquer ensino. Estamos comprometidos com essa iniciativa e acredito que será de grande proveito, tanto para nós, professores como para os 45 mil alunos de nossa rede educacional”, ressaltou.
Bodyboard: Jéssica Becker desembarca em Santa Catarina
A macaense Jéssica Becker, vice-campeã mundial de Bodyboard em 2008, já está em Santa Catarina, onde disputará a segunda etapa do Circuito Mundial do esporte.
Na semana passada, ela disputou a primeira etapa do Circuito, nas famosas ondas de Pipeline, no Havaí, onde conquistou a quarta colocação, logo atrás da também brasileira Neymara Carvalho, atual tetra-campeã mundial e principal adversária de Jéssica neste ano. Jéssica tem o patrocínio da prefeitura de Macaé, através do programa Bolsa Atleta.
Jéssica desembarcou no último sábado no Brasil e passou em Macaé apenas para dar um abraço na família e matar a saudade dos amigos. A atleta profissional já está em Santa Catarina, onde treina firme para fazer bonito e superar as primeiras colocadas do mundial 2009, liderado pela porto-riquenha Luize Marie Grande, que tem a espanhola Eunate Aguirre na segunda colocação e a brasileira Neymara Carvalho em terceiro.
A etapa terá status Grand Slam e será disputada na praia de Estaleirinho, em Balneário Camboriú, com transmissão ao vivo pela internet através do site www.ibatour.com/live. O evento teve inicio nesta terça-feira com a fase classificatória. Já os tops do circuito, como é o caso da macaense Jéssica Becker, entram na água a partir desta quinta-feira.
- Estou muito esperançosa. Terminei em quarto no Havaí, apenas 90 pontos atrás da Neymara, que sem dúvida será a minha grande adversária do ano, assim como em 2008. A perna brasileira do Circuito Mundial sem duvida vai começar a definir quem serão os nomes de 2009. Sair do Brasil com bons resultados me dará uma posição confortável para buscar o título mundial neste ano, disse a loirinha.
Além da pressão pelos pontos no ranking mundial, ela precisa de boas colocações para garantir a premiação do evento.
Secretaria de Turismo promove curso gratuito de inglês básico
A Secretaria de Turismo e Eventos está oferecendo 30 vagas para o curso gratuito de Inglês Básico para o Turismo, em Casimiro de Abreu.
As aulas serão ministradas por Álvaro Rodrigues, nos dias 27 de abril e 5 de maio, das 13h às 16h, na sede da subsecretaria - Estrada Serramar, Km 1.
A proposta é apresentar um vocabulário básico para atendimento ao turista estrangeiro nos serviços de hotelaria, gastronomia, informações e transporte. As vagas são prioritariamente para funcionários e empresários dos meios de hospedagem, bares e restaurantes, que tenham ou não noções de inglês.
Os interessados devem procurar Janaína pelo telefone (22) 2774-5550 / 2774-5434 ou pelo e-mail janaina.secturcasimiro@gmail.com até sexta-feira, dia 24 de abril.
Primeira turma
A primeira fase do curso aconteceu no distrito de Barra de São João, nos dias 6 e 13 de abril. Nove empresários participaram das aulas que acontecerão na sede da Secretaria de Turismo e Eventos. “Minhas aulas são dinâmicas e os alunos gostaram muito. Pediram inclusive que o curso se estendesse”, disse o professor Álvaro.
Secretário de Turismo de Casimiro de Abreu recebe Moção de Aplausos
O secretário de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu, Bruno Bastos, recebeu nesta quarta-feira, dia 15.uma Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados junto à Secretaria, por indicação do vereador Luciano Nogueira.
A entrega aconteceu durante a sessão da Câmara Municipal, que contou com a presença do prefeito Antônio Marcos Machado.
Nos três primeiros meses da nova administração, o secretário Bruno Bastos desenvolveu um trabalho de destaque na Secretaria de Turismo e Eventos. Iniciou uma política de aproximação com os empresários locais a fim de instituir parcerias para o desenvolvimento da atividade turística no município. Outra grande realização foi o Carnaval 2009, que contou com uma programação diversificada e registrou saldos positivos em termos de segurança e organização.
Durante o discurso, Bruno Bastos agradeceu a confiança do prefeito Antônio Marcos, aos vereadores pela homenagem e à equipe da Secretaria, com quem fez questão de dividir a honraria. “Esta Moção de Aplausos não é somente minha, mas também da minha equipe, que trabalha com muita dedicação pelo turismo de Casimiro de Abreu”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!