CIDADE RIO DAS OSTRAS | Rio das Ostras Jornal

CIDADE RIO DAS OSTRAS

Acusado de matar PM's em Rio das Ostras tem pedido de liberdade negado
Acusado pela morte de dois policiais militares no início deste ano, o técnico de som Ricardo Carneiro Essucy, de 44 anos, mais conhecido como “Menudo”, teve ontem (22) o pedido de liberdade provisória negado. 
Ele é apontado como o autor dos disparos que matou os policiais militares lotados no Auxílio à Polícia de Trânsito (APTran) do 32º BPM, sargento Rogério Barberino, de 46 anos, e soldado Leandro de Moura Teixeira, de 25 anos.
No dia 14 de abril, foi realizada a audiência de instrução e julgamento no Cartório da 2ª Vara Criminal de Rio das Ostras, situado no Fórum da cidade. Na ocasião, Ricardo foi apresentado a Juíza Juliana Gonçalves Figueira, e foram ouvidas as testemunhas de defesa e acusação. Ao final da audiência, a defesa de Ricardo, que está preso em Japeri, entrou com pedido de liberdade provisória, devido ao fim do período de instrução. 
No entanto, a decisão do Ministério Público, divulgada ontem, não foi favorável ao pedido, pois o orgão entende que a liberdade do acusado pode ocasionar risco à ordem pública, já que na ocasião da prisão em flagrante foram apreendidas na casa de Ricardo grande quantidade de armas e munições. Além disso, logo após o crime, o acusado trocou de veículo - com a evidente intenção de não ser identificado - indo para o Rio de Janeiro. Com isso ficou clara a intenção de se ausentar e, também, de se desfazer de eventuais provas. Por estes motivos, o Ministério Público entendeu que há risco concreto de que o acusado, caso seja posto em liberdade, empreenda fuga. O crime No momento do crime, os policiais assassinados realizavam patrulhamento de rotina no Centro de Rio das Ostras, quando foram acionados para conter uma discussão a poucos metros da rodoviária, por volta das 17h40 do dia 2 de janeiro. Ao chegarem no local, as vítimas encontraram o técnico de som discutindo com um motorista por conta de uma vaga de estacionamento. O soldado Moura abordou os dois e solicitou que eles mostrassem os documentos. 
Neste momento, Ricardo disse que iria até o seu carro, uma Paraty prata, placa LPH 1225, pegar os documentos no porta luvas. Entretanto, ao invés de voltar com os documentos, ele tirou uma pistola calibre 380 do interior do veículo e disparou várias vezes contra o PM. Ao presenciar a execução do colega, o sargento Barberino saiu da viatura e também foi atingido por vários tiros. O filho do técnico de som, de apenas 10 anos, presenciou toda a cena. A esposa de Ricardo também estava no carro e chegou a ser apontada como cúmplice do marido.
Após executar os dois policiais, Ricardo fugiu para o Rio de Janeiro. Antes, porém, ele foi até sua casa no bairro Costazul, ainda em Rio das Ostras, onde trocou de carro e seguiu para a capital. Policiais do 32º BPM estiveram na residência e apreenderam diversas armas, entre elas uma pistola que havia sido roubada do sargento morto, munições e maconha. Mas a casa já estava vazia. 
No entanto, ao chegar na garagem do edifício onde morava, na Rua Barão do Bom Retiro, no Grajaú, “Menudo” foi surpreendido por agentes do Serviço de Inteligência (P2) do 6º BPM (Tijuca), que já o aguardavam. No apartamento, os PM's apreenderam três escopetas, uma espingarda, quatro revólveres, uma máquina para recarga de munições para diversos calibres. 
A partir do crime, a família de Ricardo também passou a sofrer ameaças. No dia 7 de janeiro, cinco dias após o assassinato, a residência de veraneio do autor dos disparos, situada na Rua Alexson Correa da Silva, em Costazul, foi incendiada, deixando o interior do imóvel totalmente destruído. Agentes da Defesa Civil foram acionados de madrugada para conter o incêndio, que estava muito alto e demorou cerca de duas horas para ser contido. 
Rio das Ostras promove evento sobre hipertensão 
Equipe de Saúde recebe a população no Centro de Saúde de Nova Cidade, 
dia 25, sábado, a partir de 8h.
Com objetivo de conscientizar a população quanto ao controle e tratamento da hipertensão, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove um evento neste sábado, 25 de abril. A partir de 8h o Centro de Saúde de Nova Cidade estará aberto para receber a comunidade, que participa de palestras e pode agendar consultas.
Sob o slogan “Hipertensão – evite e viva melhor”, o evento vai incluir palestras sobre alimentação e sua relação com a pressão alta. Os profissionais também vão oferecer orientação nutricional. As pessoas poderão marcar consultas e receber orientação de saúde, como a identificação dos sintomas da tuberculose. 
Neste dia, a unidade também promove a vacinação de idosos contra a gripe.
O evento é realizado pelo Programa Municipal de combate a Hipertensão e Diabetes – Hiperdia. O Hiperdia registra mais de 4 mil pacientes cadastrados, que realizam exames complementares e recebem medicamentos gratuitamente. Os pacientes também participam de grupos de reuniões mensais.
Projeto Natureza e Arte apresenta  Coral Vozes do Leripe 
Evento acontece no sábado, dia 25, às 15h, no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras
Neste sábado, 25 de abril, moradores e visitantes poderão se encantar com uma combinação de natureza e boa música. O projeto Natureza e Arte, da Secretaria de Meio Ambiente, apresenta o Coral Vozes do Leripe, formado por alunos da rede pública municipal. O evento acontece às 15h no Parque dos Pássaros.
O grupo se apresenta no sábado com cerca de 70 crianças, de 10 a 14 anos, da Escola Municipal João Bento Duarte Neto, de Nova Esperança. O repertório é inspirado na natureza e traz sucessos como “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Morais, e “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, entre outros. O Vozes do Leripe é um projeto da Casa da Educação, setor pedagógico da Secretaria de Educação.
O Natureza e Arte é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e tem o objetivo de divulgar as expressões culturais de Rio das Ostras e, junto, estimular a consciência de conservação ambiental. 
As apresentações artísticas acontecem sempre no último final de semana de cada mês, no Parque dos Pássaros. O projeto teve início em março, com a exposição de réplicas de aves feitas a partir de material reciclado. 
“Queremos que a população reconheça o Parque dos Pássaros como um lugar de lazer, paz e harmonia com o ambiente”, explica o diretor do departamento de Meio Ambiente, Francisco Coelho.
Serviço: 
Coral Vozes do Leripe
Horário: 15h às 16h
Local: Parque dos Pássaros, 
Rua Petrópolis s/no, Jardim Mariléa
Moradores de Rio das Ostras devem fazer cadastramento no Cartão SUS
Usuários da rede pública podem procurar postos de saúde para se cadastrar, conforme exigência do Ministério da Saúde
Como exigência do Governo Federal, os usuários da rede municipal de saúde devem se cadastrar para obter o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). 
Em Rio das Ostras os moradores podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o cadastro. O Cartão SUS é necessário para a realização de procedimentos e consultas nas unidades municipais, exceto para os serviços de emergência. 
A partir do cadastramento, o munícipe pode retirar o seu cartão, na unidade de saúde onde foi solicitado, dentro de até um mês. Os dados são processados na Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria. O cadastro integra um sistema informatizado, que pode ser acessado a partir de todas as unidades da rede pública do País ligadas ao SUS e que reúne os dados e informações de saúde dos pacientes.
O Cartão Nacional de Saúde identifica o paciente, os procedimentos que este já realizou, os profissionais de saúde que o atenderam e também as unidades de saúde onde recebeu atendimento. A partir desses cadastros, os usuários do SUS recebem um número nacional de identificação.
“O cartão é uma grande vantagem para o cidadão, porque permite que seu prontuário esteja acessível em qualquer unidade em que ele for atendido no Brasil. Pelo cartão, pode-se saber, por exemplo, se o paciente é diabético ou hipertenso”, explica a assistente social Rosimeri de Souza Azevedo, a Rosinha, da Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria.
Mais informações sobre o Cartão SUS podem ser obtidas pelo telefone 2764- 0401.
Teatro Popular de Rio das Ostras  apresenta comédia romântica
‘Eu Sou Romeu’ vai estar em cartaz de sexta a domingo.
Um homem vive o conflito de uma paixão e, para compreender os próprios sentimentos, resolve analisar a alma feminina em busca de respostas. Assim se desenrola a comédia romântica “Eu Sou Romeu", monólogo interpretado por Yuri Velansky que vai estar em cartaz nesta sexta-feira e sábados, dias 24 e 25, às 21h, e domingo, 26, às 20h, no Teatro Popular de Rio das Ostras. 
O personagem não tem nome e representa todos os homens que se apaixonam e passam pelo dilema de preservar a liberdade ou se entregar ao amor. Inspirada no Romeu de William Shakespeare, a peça apresenta um homem em conflito de forma bem-humorada.
Conhecido por trabalhos de cinema, comercias e ainda por interpretar Ronald Mcdonalds, o ator Yuri Velansky se preparou durante um ano para viver o personagem. As pesquisas e ensaios do projeto foram realizadas em Paraty. “O clima da cidade e sua beleza natural foram fontes de inspiração. Andando pela cidade você compreende a vivência de quem ama”, explicou o ator. A direção é do baiano Alberto Damit, o cenário, de Aécio Sárti e o figurino, de Ieda Paulante.
Serviço:
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº - Centro – Rio das Ostras
Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (maiores de 65 anos e estudantes).
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!