Instituto altera prazo de entrega de títulos no Concurso Público
Por causa do feriado de São Jorge, o IBAP-RJ decidiu adiar o prazo para entrega dos títulos para a próxima semana
Afim de dar mais transparência e melhores condições para os candidatos, o Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário (IBAP-RJ) decidiu adiar o prazo para entrega dos títulos, no Concurso Público 001/2008. A seleção prevê vagas para a Prefeitura de Macaé e Fundação Municipal Hospitalar de Macaé.
De acordo com o site do instituto, a etapa da seleção, que estava prevista para acontecer entre os dias 22 e 24 de abril (de quarta à sexta-feira desta semana), foi adiada para a próxima semana, nos dias 28 (terça), 29 (quarta) e 30 de abril (quinta-feira).
A justificativa para o adiamento da seleção é o feriado de São Jorge, que será nesta quinta-feira (23). “Considerando a decretação do Feriado Estadual de 23 de abril de 2009, e com o intuito de não prejudicar o acontecimento dos eventos característicos do concurso em andamento, informamos que a Comissão do Concurso adia o período para entrega dos documentos comprobatórios para a Prova de Títulos”, dizia a nota oficial publicada no site do IBAP-RJ.
Ainda segundo o instituto, o endereço de entrega dos documentos foi mantido. Os candidatos deverão apresentar os comprovantes no Protocolo do Paço Municipal, situado à Avenida Presidente Sodré, 534, Centro de Macaé (rua da praia). O horário de atendimento será de 9 às 17 horas.
A etapa de Prova de Títulos tem caráter classificatório, apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa (de acordo com os critérios estabelecidos). Na análise dos títulos, o objetivo é avaliar o quão qualificado e experiente é o profissional que almeja o cargo. Estes dados são analisados através de documentos oficiais, como certificados, diplomas e certidões.
A pontuação total na Prova de Avaliação de Títulos - Qualificação e Experiências Profissionais - está limitada ao valor máximo de 25 (vinte e cinco) pontos. Somente os candidatos aos cargos de nível superior e médio-técnico, aprovados na primeira etapa do concurso (prova objetiva), poderão apresentar seus títulos.
São considerados títulos válidos os documentos que se enquadrem no estabelecido no Quadro II do edital - todos relacionados com a área objeto do cargo pretendido. Os pontos referentes àqueles títulos exigidos como pré-requisitos para o cargo, em nenhuma hipótese, serão computados. Os candidatos devem apresentar os documentos em cópias autenticadas. A pontuação varia de acordo com o grau de importância do título, duração ou tempo de serviço.
Segundo o cronograma oficial, a divulgação do resultado final da análise dos títulos, bem como o resultado final de todos os cargos do Concurso Público, deve ser feita no dia 5 de maio. A partir daí, a seleção pode ser homologada e os candidatos convocados pela Prefeitura.
Ex-funcionário da SIM vai à sessão, mas só fala em juízo
Advogado e ex-funcionário da empresa SIM, Abrahão Elias Neto se negou a prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio que investiga conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) já indiciados pela Polícia Federal ouviu ontem mais três depoimentos de pessoas que tiveram seus nomes envolvidos em irregularidades no que refere à prestação de contas para Prefeituras, Câmaras de Vereadores e autarquias municipais fluminenses. Advogado do Instituto de Gestão de Fiscal - SIM, Abrahão Elias Neto disse que só irá falar em juízo.
Já o ex-funcionário do TCE Leonardo Soder declarou ter sido perseguido pelo conselheiro José Gomes Graciosa e negou qualquer relação com a organização não-governamental Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado (IPDEP), grupo que também estaria envolvido com a SIM. Já o técnico de Controle Externo do Tribunal, Seni Antônio Rippel, garantiu não ser o “homem da mala” de Graciosa, conforme denúncia feita po ex-secretário de Meio Ambiente de São João da Barra.
“Aqueles que vieram aqui para dizer que somente falarão em juízo dão um atestado de envolvimento concreto com as irregularidades. Quanto mais quer falar em juízo, mais enrolado está”, assegurou a presidente da CPI, deputada Cidinha Campos (PDT), referindo-se diretamente ao advogado Elias Neto. Ele já esteve inclusive em Macaé, junto com outros funcionários da empresa SIM, oferecendo os serviços desta firma ao Legislativo municipal. A SIM tinha contrato entre 2005 e 2008 com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e dava cursos a partir das instalações destas autarquia.
Elias Neto foi o primeiro a prestar depoimento ontem, mas alegou que só vai falar “diante de um juiz”. “É um direito meu”, afirmou o ex-funcionário da SIM, que chegou para a reunião munido de um habeas corpus preventivo para não responder a qualquer pergunta feita pelos membros da CPI. Assim, o acusado, que prestou serviços para a SIM por dez anos e já foi indiciado pela Polícia Federal por formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro, negou-se a falar sobre as denúncias de que a empresa pagava representantes comerciais, ou lobistas, para negociar contratos de prestação de serviços com Prefeituras e Câmaras localizadas, principalmente, no interior do Estado do Rio.
O segundo a depor foi o ex-funcionário do TCE Leonardo Soder, que afirmou sofrer perseguição dentro da instituição desde que o conselheiro Graciosa assumiu a presidência do tribunal. Questionado pelo relator da CPI, deputado João Pedro (DEM), Soder disse não saber o motivo que o levou a ser perseguido. “Quando o conselheiro assumiu, eu estava trabalhando na 4ª Inspetoria em Nova Friburgo, e me disseram simplesmente que eu seria transferido para trabalhar na garagem do TCE, por interesse da administração”, contou. Em 2005, Soder pediu exoneração e, atualmente, trabalha prestando consultoria para prefeituras de vários municípios fluminenses. Sobre a acusação de intermediar serviços do Instituto Niteroiense de Administração Pública (Inap) para agilizar a avaliação de contratos de algumas prefeituras no TCE, Soder defendeu-se dizendo que “isso também é uma perseguição”.
Delegacia de Quissamã recebe visita de alunos do Projovem
Um grupo de jovens, que participam do Projovem Adolescente de Quissamã, visitou na última semana as dependências da 130ª DP, situada no município. A visita está incluída nas atividades do projeto “Conhecendo Nosso Território”.
Durante a visita, o grupo participou de uma palestra ministrada pelo delegado titular da 130ª DP, Marcos Peralta, que explicou aos jovens as principais atribuições da Polícia Civil e a importância da participação da comunidade no fortalecimento de uma polícia cidadã. Em seguida, acompanhados pela orientadora educacional do projeto, Ana Maria, os estudantes conheceram as dependências da delegacia, em visita supervisionada e coordenada pelo delegado, com o auxílio dos inspetores André Diniz e Waldecyr.
Os alunos também tiveram a oportunidade de aprender como funciona uma Delegacia Legal. A tecnologia implantada nessas unidades policiais envolve o uso de softwares, computadores, impressoras, scanners, fotos digitalizadas, ligações em rede, ligações com outros bancos de dados, intranet e internet, recursos tecnológicos que contribuem para a conclusão das investigações.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ação Social e tem como objetivo informar jovens e adolescentes sobre o funcionamento das instituições existentes no município, entre estas a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, entre outras.
Inscrições para o III Simpósio de Enfermagem de Macaé já estão abertas
Profissionais e estudantes da área de enfermagem já podem se inscrever para o III Simpósio Municipal de Enfermagem, promovido pela Coordenação de Enfermagem da secretaria de Saúde de Macaé.
O evento acontece entre os dias 18 e 20 de maio. Os interessados podem fazer as inscrições para as oficinas temáticas através do telefone (22) 2762-1249 da coordenação de Enfermagem.
De acordo com a comissão organizadora do evento, nos dias 18 e 19 o Simpósio será realizado no Teatro Municipal, com apresentação de palestras e debates e no dia 20, haverá oficinas no Centro de Educação Tecnológica Celso Suchow da Fonseca (Cefet-RJ).
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, lembra que o objetivo do evento é promover a atualização e a integração da categoria de enfermagem através de palestras e oficinas, assim como promover a comemoração da Semana da Enfermagem.
Vacinação contra gripe para idosos começa neste sábado
Com o slogan “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe terá início no próximo sábado (25).
Para atender a população idosa do município, a Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde, irá disponibilizar 46 postos fixos e volantes de 8h às 17h.
A campanha é destinada aos homens e mulheres com mais de 60 anos. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso lembra que a vacina é gratuita e estará disponível nas unidades de saúde de diversos bairros e dos distritos da região serrana. “Neste ano, a meta da campanha é vacinar 9,3 mil idosos, o que representa 80% da população com mais de 60 anos no município”, disse.
O secretário alerta ainda para a importância da participação de todos os idosos nesta campanha. “A gripe pode até levar o idoso à morte. A vacinação é a maneira mais eficaz de reduzir esse risco", afirma.
Desde a criação da campanha em 1999, Macaé sempre manteve uma cobertura vacinal acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 80%. Nos últimos anos, o número de idosos vacinados passou de 100%.
A gerente do programa de Imunização, a enfermeira Cláudia Campanati, acrescenta que além dos postos, no período da campanha, que irá até o dia 8 de maio, haverá uma equipe de vacinadores para atender nos asilos e acamados.“Os responsáveis ou cuidadores dos idosos acamados podem agendar a visita do vacinador na sala de vacinação do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas (no centro) ou na unidade de saúde mais próxima”, disse.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em duas décadas, o Brasil será o 6º país do mundo em população de idosos, vez que, à semelhança de outros países, está passando por um processo de envelhecimento rápido e intenso, o que requer políticas públicas específicas que garantam um envelhecer saudável.
Durante a campanha de vacinação contra a gripe para idosos, a secretaria de Saúde irá disponibilizar o medicamento homeopático contra a dengue. Ao contrário da vacina contra a gripe, o medicamento homeopático não imuniza, é um auxílio para amenização da febre, das dores no corpo e a diminuição dos riscos de complicações da dengue.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!