NOTICIAS RIO DE JANEIRO | Rio das Ostras Jornal

NOTICIAS RIO DE JANEIRO

Light promete doar geladeiras para moradores do Santa Marta

Empresa quer modernizar rede de energia elétrica na favela. Projeto também prevê implantar a medição do consumo.

O superintendente de recuperação de energia da Light (concessionária de energia do Rio), José Geraldo Pereira, disse, em entrevista ao RJTV desta quinta-feira (26), que a empresa vai doar geladeiras mais econômicas para moradores do Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

 

"Estamos fazendo um levantamento em todas as residências. Onde identificarmos que há geladeiras em péssimo estado, vamos trocar por modelos que consumiam menos energia", disse José Geraldo Pereira.

Para o coordenador, a situação da energia elétrica na favela estará regularizada em poucos meses

"Acreditamos que os trabalhos que estão sendo realizados, de construção de rede, terminam no mês de julho."

Só 10% recebe conta de luz

Segundo o último censo do IBGE, a comunidade tem 1.262 domicílios. De acordo com a Light, apenas 10% dos moradores recebem conta de luz, mas só metade paga. Para regularizar essa situação, a companhia apresentou nesta quinta-feira (26) um plano para modernizar a rede e implantar a medição do consumo. O coordenador operacional da Light José Márcio Ribeiro mostra que postes antigos serão substituídos:

 

“Postes de madeira, congestionados, com ligações clandestinas e rede de telefonia, serão trocados por um poste especial, feito especialmente para o local, feito em fibra. Os cabos são armados, descem do poste até a caixa de distribuição. Toda a rede será mudada, trazendo mais segurança e conforto. As quedas de energia serão praticamente eliminadas”, promete.

Tarifa social

A cobrança será feita através da tarifa social. Durante seis meses, as famílias que tiverem consumo mensal de até 80 kw/h vão pagar R$ 15 pela energia. Após esse período, a cobrança será feita de acordo com que cada família gastar.  O coordenador operacional da Light José Márcio Ribeiro foi até a casa de Valdeci, morador da comunidade. Ele mostra o que pode ser feito com o consumo mensal de 80 kw/h. Valdeci mora com a esposa e uma filha pequena. Na sala da casa, há televisão, aparelho de DVD, som. José Márcio Ribeiro diz que são aparelhos que não consomem muita energia. A lâmpada florescente, ele ressalta, é um bom aliado para manter baixo o consumo de energia.  “Os maiores vilões do consumo de energia são chuveiro e geladeira. A geladeira do Valdeci está conservada, mas deve consumir metade da cota dele. Se ele quiser, a Light faz a troca do modelo da geladeira. Temos um modelo econômico, que vai consumir metade do que a que ele”, oferece o coordenador operacional da Light José Márcio Ribeiro.

Candidato único, Ivo Meirelles já age como presidente da Mangueira

Nome deve ser oficializado pelo Conselho Deliberativo no próximo dia 19. Trajetória de Ivo é marcada por controvérsias; escola vive crise financeira.

Candidato único num processo eleitoral que se encerrará no próximo dia 19 de abril, quando será realizada a assembléia do Conselho Deliberativo, o músico Ivo Meirelles já está agindo como o novo presidente da Mangueira, uma das mais tradicionais e a mais popular escola de samba do Rio.

  "Acabo de acordar", disse o músico ao G1, por volta das 11h desta quinta-feira (26), sugerindo que a sua assessoria de imprensa fosse procurada para dar informações sobre os seus planos

Ivo pretende encontrar substitutos para mestre-sala e porta-bandeiras, porque Marquinhos e Geovana se transferiram para Unidos da Tijuca, e planeja mudanças na bateria e na comissão de frente.

Leniência com o tráfico, segundo polícia

Desde 2007, a Mangueira enfrenta dificuldades com patrocinadores por causa da suposta leniência de seus dirigentes com o tráfico de drogas do Morro da Mangueira, segundo acusação de autoridades policiais. 

Ivo oficializou a sua candidatura na noite de quarta-feira (25), após o prazo de encerramento das inscrições, que terminou no dia 20 de março.

De acordo com o presidente do conselho deliberativo da Mangueira, Celso Rodrigues,Ivo manifestaraa intenção de participar do pleito. O prazo de inscrições foi estendido para que ele conseguisse entregar a documentação.

Pela primeira vez, em 80 anos de fundação, não foram registrados candidatos à presidência da Mangueira. Alguns integrantes da escola acreditam que a crise que toma conta da escola 2007 tenha afastado potenciais candidatos.

 

Em outubro de 2007, o então presidente Percival Pires prestou homenagens e participou de uma festa de casamento do traficante Fernando Beira-Mar, que cumpre pena em presídio federal.

Brigas e polêmicas na trajetória de Ivo

Ivo Meirelles presidiu a bateria da Mnagueira e pediu afastamento antes do carnaval de 2008.

Na época, durante a escolha da nova rainha de bateria,Ivo se envolveu numa polêmica ao anunciar que a dançarina Gracyanne Barbosa, namorada do cantor Belo, ocuparia o posto. Ela ficou com o lugar da atriz e modelo Viviane Araújo, ex-mulher de Belo, que reclamou da escolha e denunciou a suposta interferência do cantor na mudança. Na época, Belo estava totalmente ausente da escola porque cumpria pena em regime fechado por envolvimento com o tráfico. 

Em reação, Ivo teria dito que a modelo seria garota de programa. Viviane Araújo apresentou queixa à polícia por suposto crime de difamação. Ele foi indiciado por calúnia, e o caso foi parar nos tribunais.

No mesmo período foi apresentada uma denúncia à polícia sobre a existência de uma passagem secreta nos fundos da quadra da escola que serviria ao tráfico. Ivo Meirelles alegou não saber da existência do túnel e negou ligação com os traficantes. 

 

Greve de ônibus deixa trânsito lento na Ponte Rio-Niterói
Pistas sentido Rio registra excesso no número de veículos.  Tempo de travessia é de 18 minutos.
A greve dos motoristas de ônibus em cinco cidades – quatro da Região Metropolitana e uma da Região dos Lagos – deixa o trânsito intenso e com pontos de lentidão nas pistas sentido Rio da Ponte Rio-Niterói na manhã desta sexta (27).  O tempo de travessia é de 18 minutos. A paralisação dos ônibus nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, na Região Metropolitana, e Maricá, na Região dos Lagos, começou nesta madrugada.  Em Niterói, o trânsito na Alameda São Boa Ventura e na Avenida Marquês de Paraná também está lento nesta manhã, e em outras vias da cidade. Guardas municipais tentam orientar o tráfego, mas há motoristas cometendo infrações para fugir dos engarrafamentos. 

Há grande números de vans nesta manhã. Algumas delas passam com até quatro pessoas em pé,  e poucos ônibus circulam lotados pela cidade. Segundo os usuários, o problema maior é nas linhas que fazem o trajeto Niterói-São Gonçalo e que rodam em Niterói. Muita gente faz fila nos pontos de ônibus na esperança de conseguir uma condução.

 

A administradora Marli Gouveia, que trabalha na Zona Sul do Rio, teve que improvisar.

 

"Fui pega de surpresa. O jeito agora é apelar para o transporte solidário e chamar pessoas para dividir o táxi até as barcas", disse ela.

Já a estudante de enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) Clarice Santos afirmou que ia andar cerca de 4 km a pé até chegar à faculdade por causa da falta de ônibus.

Greve

Esta sexta-feira começou complicada para quem costuma andar de ônibus nestas cinco cidades. Os transtornos começaram já na madrugada. 

Os motoristas que tentavam continuar o trabalho eram impedidos pelos grevistas. Houve tumulto. A polícia chegou para garantir a segurança, e a situação foi controlada.

Mesmo assim nenhum ônibus voltou às ruas. Até os que se dirigiam ao ponto final, apenas, para deixar os passageiros, tiveram que ficar pelo caminho. Todo mundo era obrigado a descer fora do local de desembarque.  As linhas que circulam dentro destas cidades, que fazem a ligação entre elas ou levam os moradores até a capital deixaram de funcionar por tempo indeterminado. Motoristas, cobradores e fiscais cobram um aumento salarial de 10%.  Os pontos de ônibus ficaram cheios e os usuários foram pegos de surpresa. Sem o transporte regular, táxis e vans viraram as alternativas. O que não diminuiu a ansiedade e angústia de muitos passageiros que queriam chegar em casa. Alguns motoristas de carros particulares também aproveitaram para fazer lotações.  Por causa da greve, a concessionária que administra as Barcas montou um esquema especial para os passageiros que fazem a travessia Niterói-Rio de Janeiro. Até as 10h, foram criadas cinco viagens extras, e a duração do percurso reduzida para 10 minutos. 

Instrutor da Swat leva susto em ataque de supostos traficantes no Alemão

Ele fez imagens e gravou o som de vozes na emboscada.  Especialista visitava complexo de favelas acompanhado de PMs.

O instrutor Marcos do Val, membro da Swat e fundador do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati), que já capacitou mais de 45 mil policiais para operações de alto risco no Brasil e nos Estados Unidos, levou um susto na tarde de quarta-feira (25) no complexo de favelas do Alemão, em Ramos, no subúrbio do Rio. Ele registrou em vídeo o ataque de supostos traficantes a policiais.

 

Em passagem pelo Brasil, Marcos do Val resolveu visitar o 16º BPM (Olaria) e conhecer de perto o trabalho de policiais que já passaram por seu curso. No quartel, aceitou o convite do comandante do batalhão, tenente-coronel José Vieira de Carvalho Júnior, para dar uma volta nos arredores do conjunto de favelas dominado por traficantes fortemente armados.  Com dez homens em duas blazers, eles saíram em direção à favela, pela Rua Paranapanema, uma das vias principais que circunda o conjunto de favelas. No meio do caminho, se depararam, ainda no asfalto, com homens armados que começaram a atirar contra a polícia. 

“Levei um susto. Não pensei que eles atacavam a polícia dessa forma. Estavam armados no meio da pista, dia claro. Era por volta das 14h30. Foram muito tiros de fuzil e metralhadoras”, contou Marcos do Val que, desarmado, resolveu filmar o ataque. “Mandei o vídeo para o pessoal nos Estados Unidos e eles ficaram impressionados”.  Segundo Marcos do Val, os policiais conseguiram entrar na frequência dos rádios dos criminosos e ouviram um desafio audacioso: “Disseram que não era o blindado. Eram policiais que estavam ali para zoar e, então, deram ordens para mandar tiros na polícia”, lembrou.  O tiroteio durou quase três horas e um suspeito foi baleado e morto. “Foi um tour sinistro. Isso é emboscada”, diz do Val, que pediu autorização ao tenente-coronel José Vieira para apresentar o vídeo e falar sobre a operação no seu próximo curso de instrução, nos Estados Unidos. 

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE