Bunker da Petrobras é recorde em vendas
As entregas de bunker (combustível para navios) em 2008, em portos nacionais, somando vendas e fornecimento interno para a frota, atingiram 5,218 milhões de toneladas, superando em 5,14% o recorde anterior, de 4,963 milhões de toneladas, em 2007.
Desse total, a parcela das vendas cresceu 6,8%, totalizando 4,471 milhões de toneladas, contra um total de 4,184 milhões de toneladas, em 2007. O valor agregado das operações comerciais de bunker alcançou o montante recorde de US$ 135,8 milhões, aumento de 60,9% em relação a 2007.
Os principais portos responsáveis por esse aumento foram Santos, (SP), com movimentação recorde de 1,913 milhão de toneladas, 7,74% a mais que o ano de 2007; Rio de Janeiro, também com movimentação recorde, de 1 milhão de toneladas, aumento de 2% em relação a 2007; Paranaguá, com 523 mil toneladas entregues, 16,5% de acréscimo ante 2007; e Vitória e adjacências, movimentando 384 mil toneladas, incremento de 54% em relação ao ano anterior.
Estes recordes resultam de vários fatores, dos quais se destacam o alinhamento de esforços para aproximação junto aos armadores de grande porte baseados no exterior, suprimindo a intermediação de terceiros; otimização operacional nos principais portos; maior competitividade com os preços internacionais; aumento da disponibilidade de produtos decorrentes da integração na área de abastecimento, bem como pela entrada de novas correntes de matérias-primas, e importações de misturas a partir da tancagem alugada em Rotterdã.
Os esforços de 2008, incluindo-se a importação de 150 mil toneladas de bunker, permitiram atendimento integral do mercado em um momento extremamente favorável de preços.
Semana de Recepção dos Calouros da UFRJ termina com plantio de árvores
Evento teve objetivo de levar a participação dos alunos ingressantes a atividades culturais, ambientais e sociais
Os 80 calouros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que iniciaram os cursos de Química, Biologia e Farmácia, oferecidos pela Prefeitura Municipal de Macaé por meio da Secretaria de Educação na Cidade Universitária, fizeram o plantio de árvores no jardim do Campus Universitário, acompanhados da vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marilena Garcia, e do vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé, Joelson Tavares.
A ação foi uma das atividades promovidas pela coordenação dos cursos da UFRJ em Macaé dentro da “Semana de Recepção os Calouros”, que contou ainda com a campanha voluntária de doação de sangue, e aula inaugural. Os alunos conheceram a biblioteca do campus onde poderão pesquisar informações que servirão de complemento aos seus estudos.
A Semana de Recepção dos Calouros UFRJ teve como objetivo levar a participação dos alunos ingressantes a uma série de atividades culturais, ambientais e sociais. O evento foi uma realização da coordenadoria acadêmica da Instituição na Cidade Universitária.
Marilena Garcia ressaltou a iniciativa da Instituição em buscar alternativas de iniciação dos novos alunos nos cursos de graduação. “São ações que buscam a integração, a socialização e a preocupação de questões ligadas diretamente com as necessidades que nossa sociedade enfrenta como a preservação do meio ambiente e a saúde. Uma excelente alternativa de marcar para sempre o ingresso desses futuros profissionais na universidade”.
De acordo com Cristiane Teixeira, uma das coordenadoras da UFRJ em Macaé, A Semana de Recepção dos Calouros foi um momento importante para a integração e familiarização do aluno, junto à instituição e seu curso. “Elaboramos essas atividades com uma perspectiva acadêmica e social. E o resultado sempre foi positivo”.
ETE com portões fechados
A promessa do prefeito Riverton Mussi para com a ETE do Aeroporto é fazer com que ela fique como estava ontem a do Barreto - com os portões fechados.
Logo depois de ter saído do Parque Aeroporto, anunciando o cancelamento dos despejos por lá, a comitiva do Executivo foi para a ETE do Barreto, ou Nupem, atrás do Centro de Convenções. A situação por lá era ainda pior. A vegetação já atingia mais de 1 metro sobre a estrutura, que por sua vez estava toda abandonada e sua entrada gradeada. Acabou que todos ficaram do lado de fora.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, comandada por George Jardim, o funcionamento da ETE do Barreto vai atender a demanda do bairro que dá nome à estação e também ao esgoto do Centro de Convenções - principalmente na situação de grandes eventos no local. Em 30 dias, o local deve ser limpo e preparado para as obras, levando aos primeiros passos para seu pleno funcionamento. Porém, o problema parece estar distante mais de 200 quilômetros de Macaé.
“Esta estação aqui não tem licenciamento”, lembra o prefeito Riverton, falando sobre a do Barreto. Aí, o caso é com o órgão competente do governo estadual, no Rio de Janeiro. Ontem, ele disse que a Prefeitura vai tentar esta liberação. “Amanhã (hoje), Maxwell vai para o Rio tentar a liberação junto com Marilena”, conta o prefeito, referindo-se ao secretário de Meio Ambiente e a vice-prefeita e responsável pela pasta da Educação. Em frente à estação do Barreto, a comitiva do Executivo ficou por cerca de vinte minutos. Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos tiraram fotos do local para estudar sua recuperação.
Estação do Engenho deve ser inaugurada em julho
Após os portões fechados da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que fica atrás do Centro de Convenções, a comitiva se dirigiu para a localizada no Engenho da Praia. No local, funcionários trabalhavam para atingir as perspectivas de entrega das obras anunciadas ontem pela Prefeitura. Em 120 dias, ou até o aniversário da cidade - 29 de julho - a estação deve estar em pleno funcionamento. Mesmo assim, por ora, ela vai ser o próximo local para receber despejos dos caminhões limpa-fossa da Prefeitura.
O aviso foi feito ontem, da boca do próprio prefeito Riverton, para o responsável pelo local. A ideia é repassar o que era despejado diretamente ao Canal Campos-Macaé a partir da ETE do Aeroporto para a ETE do Engenho da Praia, causando assim menos impacto ao córrego. A Secretaria de Serviços Públicos ainda prometeu capina na estação, que vai atender principalmente o esgoto vindo do Lagomar e dos condomínios no entorno do local. “Estes condomínios têm uma parceria com a Prefeitura”, lembra Riverton. A vazão da ETE, segundo o secretário Tadeu Campos, é para 7 mil pessoas por dia.
IF Fluminense divulga gabarito de processo seletivo
O primeiro Processo Seletivo do Campus Itaperuna, do IF Fluminense, contou com a participação de 883 candidatos para os cursos de Eletrotécnica e Guia de Turismo. O curso mais procurado foi o de Eletrotécnica com uma média de 9,5 candidatos por vaga.
Para o Núcleo Avançado de Quissamã, 513 candidatos concorrem a vagas para os cursos de Segurança do Trabalho e Eletrotécnica. Deste total de inscritos, 361 escolheram o curso de Segurança do Trabalho, uma média de 9,03 candidatos por vaga.
Já em Macaé o curso de Especialização em Operações com Equipamentos Submarinos chamou a atenção de 434 candidatos que concorrem a 28 vagas no total. Macaé foi a cidade com o maior número de faltas: 44%. Em Itaperuna, 15% dos candidatos não compareceram para fazer a prova e 18% em Quissamã.
O resultado final do processo seletivo sai no dia 16 de março, mas os candidatos podem conferir o gabarito no site www.cefetcampos.br. A matrícula deve ser feita nos dias 17 e 18 de março para o Campus Itaperuna e Núcleo Avançado de Quissamã e nos dias 19 e 20 de março para o Campus Macaé.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!