Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente tem representante de Rio das Ostras
Estudante de 13 anos foi uma das delegadas eleitas no Estado do Rio
Rio das Ostras vai estar representada na Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada entre os dias 3 e 8 de abril em Brasília (DF), reunindo 670 delegados de 11 a 14 anos de idade.A estudante Laiz Trocado, de 13 anos, que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, no Palmital, será uma das delegadas do Estado do Rio de Janeiro na conferência. “Procuro conscientizar e sensibilizar as pessoas a atuarem em favor da preservação ambiental”, afirma Laiz, comprovando estar informada do importante papel que vai desempenhar.
Segundo a diretora da escola, Denise Pinheiro das Neves, a estudante conquistou a vaga como delegada nacional por mérito, já que foi muito atuante na I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente do Rio de Janeiro, realizada entre os 17 e 19 de fevereiro. “Laiz está muito preparada, pesquisou sobre os temas e contou com a experiência de conscientização sobre a importância de não desperdiçar água desenvolvida em nossa comunidade escolar”, assegura Denise.
A conferência nacional conclui um trabalho iniciado nas unidades de ensino de Rio das Ostras, que conta com Núcleo de Educação Ambiental composto por representantes das secretarias de Meio Ambiente e de Educação. Cada escola elegeu um dos temas – Água, Terra, Fogo e Ar – e planejou ações ambientais de acordo com a realidade local. Na Maria da Penha de Oliveira, por exemplo, a água foi o assunto escolhido.
Trajetória – Depois dos debates nas escolas municipais, chegou a vez de ampliar a discussão e trabalhar para definir rumos e caminhos para a preservação ambiental na Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente de Rio das Ostras, realizada entre 30 e 31 de outubro. Laiz, junto com mais um estudante, foi escolhida para representar a cidade na conferência estadual e, eleita como delegada também da etapa nacional, sabe que a sua responsabilidade agora é ainda maior.
“Tenho o objetivo de lutar pela preservação da natureza para as novas gerações e não vou desanimar”, diz a estudante que deseja cursar Biologia. Com o apoio da diretora da escola, Laiz espera multiplicar o conhecimento que adquirir na conferência nacional. “Planejamos montar na nossa unidade de ensino um COM-VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola para traçar ações de preservação da água, já que no Palmital existe muito desperdício”, explica Denise.
A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação.
Casamento coletivo une 39 casais em Rio das Ostras
Solenidade religiosa ocorreu no espaço Renascer da Terceira Idade
A Secretaria de Bem-Estar Social promoveu no último sábado, dia 7, a oficialização da união de 39 casais riostrenses com a realização do Projeto casamento Coletivo. A solenidade ocorreu no espaço Renascer da Terceira Idade com a cerimônia religiosa distinta para católicos, feita pelo padre João Machado Evangelho, e evangélicos, ministrada pelo pastor Marcos Dias.
De acordo com a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, esse é projeto muito importante porque valoriza a família como um todo. “O casamento coletivo tem um significado especial para mim que não é somente a oficialização de uma união, mas, principalmente, permitir que o casal realize o sonho de estar legalmente e religiosamente casado”, declarou.
Para o prefeito Carlos Augusto esse projeto renova as energias de todos os envolvidos porque se trata do amor. “Essa é uma prova de renovação do amor, tendo em vista que muitos casais já estão juntos há muito tempo. A oficialização dessa união mostra que o investimento na família ainda é o melhor investimento”, falou.
Dentre as muitas histórias de amor dos 39 casais que se casaram, o destaque ficou para as irmãs Sandra, Rogéria e Maria Angélica. As três aproveitaram a oportunidade dada pela Secretaria de Bem-Estar Social para oficializarem os seus compromissos. Sandra e Wellington Nascimento são casados há sete anos. Rogéria, grávida de cinco meses, e Edalton Rangel estão juntos há dois anos e Maria Angélica e Claudemir Chaves convivem há 15 anos e têm quatro filhos.
As três foram unânimes em afirmar que se não fosse essa oportunidade dada pela Secretaria de Bem-Estar Social, continuariam a manter a união estável sem ser oficializada. “Foi um sonho que nós três realizamos e o melhor é que podemos casar juntas”, declarou Maria Angélica.
Aulas do Projeto Bom Dia começaram dia 9
A Secretaria de Esporte e Lazer comunica que as aulas do Projeto Bom Dia começaram nessa segunda-feira, dia 9, nos quatro núcleos instalados na cidade.
Oferecido nas praias do município, o projeto desenvolve atividades físicas em diferentes modalidades como ginástica, ginástica localizada, hidroginástica e alongamento, além de palestras sobre temas referentes a saúde e a qualidade de vida.
A seguir o horário e os dias das aulas em cada núcleo:
Núcleo de Cidade Praiana - Segunda e Quarta-feira - Das 8:00 às 9:30h
Núcleo Centro - Terça e Quinta-feira – Das 8:00 às 9:30h
Núcleo Costazul - Todas as Segundas-feiras – Das 8:00 às 9:30h
Núcleo Lagoa de Iriry - Quarta e Sexta-feira – Das 8:00 às 9:30h
Orçamento Participativo Jovem é tema de Grupo de Trabalho Internacional
Rio das Ostras está no grupo coordenado pela Junta de Freguesia de Carnide
A convite do Observatório Internacional da Democracia Participativa – OIDP, a Secretaria de Planejamento foi convidada para participar de um grupo de trabalho internacional por causa do sucesso da implantação do Orçamento Participativo Jovem no município.
O grupo será coordenado pela Junta de Freguesia de Carnide (Portugal) e terá como tema: “Crianças e Jovens – Cidadãos e Processos participativos”. Os objetivos do grupo são a compilação de projetos sobre o tema com o propósito de construir uma base de dados a ser utilizado pela OIDP e todos aqueles que desejam promover a discussão em torno dos processos participativos que envolvam crianças e jovens.
Além disso, o grupo também vai identificar as problemáticas subjacentes, promover a implementação de projetos juvenis que possam conduzir ao intercâmbio de participantes e também elaborar propostas de trabalho em comum.
Para a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, esse convite é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no município. “É gratificante ver que esse projeto desenvolvido com os jovens de Rio as Ostras está sendo exemplo para o mundo. O que fazemos é dar voz e trabalhar as políticas públicas ouvindo seus interesses e suas demandas. Como é um projeto desenvolvido nas escolas, é uma forma também iniciarmos os alunos em temas voltados para o orçamento público e a educação fiscal”, garantiu Rosemarie.
Aulas do Projeto Capoeira nas Escolas começam dia 16
O projeto Capoeira na Escola da Secretaria de Esporte e Lazer inicia, na próxima segunda-feira, dia 16, as aulas para a temporada 2009 somente para os alunos que frequentam o projeto desde 2008.
As aulas do Parque da Cidade serão realizadas provisoriamente na Praça de Skate. Os locais, dias e horários seguem abaixo:
Local | Dias | Horário |
Praça de Skate | Terças e Quintas | 17h30 às 18h30 |
Escola Municipal Fany Batista Esteves | Terças e Quintas | 18h30 às 20h30 |
Escola Municipal Fazendas Reunidas Atlântica | Quartas e Sextas | 17h às 19h |
Escola Municipal Marinete Coelho | Quarta-feira Sexta-feira | 13h às 17h 8h às 13h |
Escola Municipal Inayá Moraes de Couto | Quinta-feira | 11h às 12h30 |
Ciep 257 – Nova Cidade | Sábados e Domingos | 9h30 às 12h |
Alunos da escola de Skate de Rio das Ostras assistem ao “Oi Vert Jam 2009”
Alunos da Escola de Skate da Prefeitura de Rio das Ostras prestigiaram no último domingo, dia 8, a primeira Etapa do Oi Vert Jam 2009, mundial de skate vertical da categoria profissional, realizada no Rio de Janeiro.
O evento contou com a presença de atletas de vários países, além dos principais skatistas brasileiros Bob Burnquist, Sandro Dias (Mineirinho), Edgar Vovô e Otávio Neto.
Os skatistas riostrenses tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a modalidade vertical e também conhecer pessoalmente os maiores ícones do esporte
De acordo com o coordenador da Escola de Skate, Renato Bigode, as viagens servem para que os alunos façam um intercâmbio e possam desenvolver a parte técnica do esporte.
“Além da técnica, notamos que eles também desenvolvem a parte social e educacional, tendo em vista que para fazer parte das comitivas é necessário que o aluno tenha também boas notas na escola e um bom relacionamento com os colegas”, declarou.
O campeão mundial Bob Burnquist e o atleta Sandro Dias posaram para fotos com os alunos e foram unânimes em falar sobre a importância do investimento feito pela Prefeitura de Rio das Ostras nessa modalidade esportiva.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!