Baiano de 116 anos quer encontrar mulher de verdade
Anisio mora no bairro Saúde, em Salvador, e já foi casado duas vezes. Ele teve 19 filhos e espera namorar com 'Amélia, que é mulher de verdade'.
"Eu quero encontrar uma Amélia para mim, porque Amélia que é mulher de verdade." É dessa forma bem-humorada que seu Anisio Rodrigues Alves, de 116 anos, fala sobre sua idade e da perspectiva de vida para futuros relacionamentos após dois casamentos e 19 filhos. Ele vive no Bairro Saúde, em Salvador, com a filha Anísia Ferreira Rodrigues, 65 anos.
Anisio conta que se casou pela primeira vez, em 16 de novembro de 1916, com Jesuína. Eles tiveram 13 filhos. O segundo matrimônio foi com dona Francisca, com quem teve seis filhos. "Eu fui e sou namorador, sabe? Mulher é sempre uma boa companhia. Eu não sei quem gostaria de um senhor com a minha idade, mas mulher boa mesmo é Amélia", disse ele, em referência à música de Ataulfo Alves e Mário Lago.
Ex-pedreiro e músico - ele tocava contrabaixo -, Anisio gosta de lembrar que viveu em três séculos e se gaba da memória farta, às vezes falha, mas que ainda lhe rende gargalhadas e emoções. "Acho que não tem muita gente por aí que tenha vivido três séculos. A primeira virada de século aconteceu quando eu tinha 7 anos. É muito tempo e olha que eu não sei quantos anos ainda vou viver. Isso só Deus sabe."
História
Anisio gosta de lembrar de passagens da história do país, como a Coluna Prestes e o Cangaço. "Eu fui preso em junho de 1926 no povoado de Pé da Serra, em Riachão de Jacuípe. Me levaram a capa de chuva que tanto gostava."
Sobre o Cangaço, Anísio afirma ter registrado a passagem do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, em sua terra natal. "Não sei se ele estava junto, mas eles aprontavam bastante por onde passavam. Dizem que ele virou bandido depois que mataram o pai dele."
Veja fotos do baiano de 116 anos
TSE cassa o mandato do governador do Maranhão, Jackson Lago
Ele e o vice foram condenados por abuso de poder econômico e político. Roseana Sarney assume após esgotadas as possibilidades de recursos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou na madrugada desta quarta-feira (4) os mandatos do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS). Ambos foram condenados por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006. Ainda cabe recurso no próprio TSE contra a decisão.
Por 5 votos a 2, os ministros seguiram a posição do relator do processo, Eros Grau, que se manifestou a favor da cassação dos mandatos do Lago e Porto.
Apesar da decisão, os ministros da Corte definiram que ambos poderão permanecer no cargo até que se esgotem as possibilidades de recursos no TSE.
Os magistrados também decidiram dar posse à segunda colocada na eleição de 2006, senadora Roseana Sarney (PMDB), e ao ex-senador João Alberto (PMDB), candidato a vice na chapa. Roseana, porém, deverá aguardar a análise de eventuais recursos a serem protocolados na Justiça pelo adversário antes de tomar posse.
O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, avisou que as defesas de Jackson Lago e Luiz Carlos Porto terão prazo de três dias para impetrar recursos contra a decisão, após a publicação do acórdão, que não tem data definida para sair no Diário da Justiça.
O advogado de Jackson, Francisco Rezek, já antecipou que vai recorrer da decisão no TSE “e onde mais for possível”, se referindo também ao Supremo Tribunal Federal (STF), última instância para analisar recursos contra a cassação de mandato de governadores.
Igreja quer impedir interrupção de gravidez de menina de 9 anos em PE
Advogado disse que vai denunciar caso ao Ministério Público. Padrasto teria abusado de criança e está preso.
O arcebispo de Olinda e do Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, quis conversar com os pais de uma menina de 9 anos, que está grávida. O padrasto da criança foi preso na semana passada, em Alagoinha (PE), onde a família vivia, quando se preparava para fugir para a Bahia. Ele teria abusado da menina e seria o pai dos gêmeos que ela está esperando. A menina teve alta hospitalar na terça-feira (3), no mesmo dia em que aconteceu o encontro. Participaram da reunião, além do arcebispo, o advogado da arquidiocese, Márcio Miranda, o pai da menina grávida, o pároco de Alagoinha, padre Edson Rodrigues, e dois conselheiros tutelares. Para o arcebispo de Olinda e do Recife, a violência sofrida pela menina não justifica o aborto. “A menina engravidou de maneira totalmente injusta, mas devemos salvar vidas”, disse. O advogado da Arquidiocese de Olinda e Recife, Márcio Miranda, afirmou que vai denunciar o caso ao Ministério Público de Pernambuco ainda nesta quarta-feira (4). A ideia é impedir que o aborto aconteça.
Violência
Segundo a polícia, a menina sofria violência sexual desde os 6 anos. O padrasto também é suspeito de abusar da enteada mais velha, uma adolescente de 14 anos. A gravidez foi descoberta depois que a criança se queixou de dores e foi levada pela mãe à Casa de Saúde São José, em Pesqueira (PE). No hospital, os médicos descobriram que a garota estava na 16ª semana de gestação. Os médicos classificaram a gestação da menina como de alto risco, pela idade e por ser de gêmeos. A família dela solicitou a interrupção da gestação, situação que é prevista em lei diante do risco que a menina corre.
Concursos públicos de SP têm inscrições abertas para 2,1 mil vagas
Só o Detran oferece 1.773 vagas; salários chegam a R$ 8 mil. Para o ano de 2009 estão previstas outras 93 mil vagas.
O Estado de São Paulo começou o ano de 2009 com milhares de vagas a serem preenchidas por meio de concurso público.
Atualmente há quatro concursos com inscrições abertas ou com o edital publicado, totalizando 2.113 vagas.
São 1.733 vagas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 150 na Secretaria de Gestão Pública, 22 na Fundação para o Remédio Popular e outras 208 na Secretaria de Administração Penitenciária.
Treze pessoas são punidas por acidente com avião militar nos EUA
Queda de F/A-18 matou quatro pessoas da mesma família. Acidente aconteceu em dezembro de 2008 em San Diego, na Califórnia.
Treze marines (fuzileiros navais) foram punidos disciplinarmente acusados de falhas no avião que caiu sobre uma casa em San Diego, em dezembro de 2008, nos Estados Unidos. Na ocasião, quatro pessoas da mesma família morreram. O piloto escapou pouco antes da colisão.
Segundo a investigação, já era de conhecimento militar que o avião, um F/A-18, estava com problemas cinco meses antes do acidente.
Em 8 de dezembro de 2008, a aeronave sofreu problemas durante o voo, o que obrigou o piloto Lieutenant Dan Neubauer a se ejetar. Uma casa foi totalmente queimada e outra foi danificada no bairro de University City.
O avião supersônico caiu pouco antes de pousar na base aérea naval de Miramar, a cerca de 3,5 quilômetros dali, segundo a segundo a Administração Federal de Aviação e o Exército.
O piloto não sofreu qualquer tipo de punição disciplinar. “Ele provavelmente não vai querer voar mais”, afirmou o marine veterano Duncan Hunter para a agência de notícias “Associated Press”.
Durante uma entrevista, o general George Trautman listou uma série de falhas mecânicas e erros humanos que provocaram o acidente, entre elas na turbina direita.
As quatro pessoas mortas foram: Young Mi Yoon, de 36 anos, as filhas dela, Grace, de 15 meses, e Rachel, de 2 meses, e a mãe dela, Suk Im Kim, de 60 anos, que morava na Coréia do Sul e havia ido visitar a filha nos Estados Unidos.
Chuva causa alagamentos em dez cidades do Pará
Em duas semanas de temporais, quatro pessoas morreram afogadas. Previsão é de mais chuva no estado nos próximos dias.
Em duas semanas de chuva forte no Pará, quatro pessoas morreram afogadas e dez cidades ficaram alagadas. E a previsão é de mais chuva.
Meteorologistas afirmam que, durante este mês, vai chover todos os dias no estado. Em Marabá, os moradores precisam de barcos para percorrer os bairros. A fabricação de tijolos foi paralisada, porque tudo está debaixo d'água.
Em Belém, a cada temporal bairros do centro e da periferia ficam alagados. Na terça-feira (3), mais uma chuva forte atingiu a capital. Foi um caos nas ruas. “É uma vergonha. A gente paga os nossos impostos e tem que aguentar esse negócio”, reclamou o comerciário Paulo Nazareno Silva.
Segundo a Defesa Civil, dez cidades foram atingidas pelas chuvas e 15 mil moradores sofrem com as enchentes. Em Parauapebas, mil pessoas tiveram que abandonar as casas e foram para abrigos. A força da água destruiu rodovias na região. Motoristas tiveram que enfrentar longas filas e o transporte de cargas está comprometido. Em Tucuruí, a chuva provocou alagamentos em vários pontos. Carros foram abandonados nas ruas. A enxurrada avançou sobre as casas, e as famílias tiveram que sair às pressas.
Previsão
E o calor não deve ir embora tão cedo. Com chuva ou com sol, o tempo continua quente de norte a sul do país.Na Região Sul, foi registrado mais um recorde de temperatura na terça-feira. Em Curitiba, fez 31,8º C. Em Belo Horizonte, os termômetros marcaram 32,4ºC. Nas duas capitais, foi o dia mais quente do ano.
Pode chover rapidamente na tarde desta quarta-feira (4), em todo o litoral de São Paulo. Os temporais, em todo o país, devem se concentrar nos extremos norte e sul. Pode chover granizo no Rio Grande do Sul.
Calçados brasileiros buscam espaço na meca da moda
Brasil terá 44 empresas na maior feira de calçados do mundo. Micam vai desta quarta até sábado, em Milão, na Itália.
Dentro das fronteiras brasileiras, o sapato nacional enfrenta cada vez mais a concorrência dos importados asiáticos: de 2007 para 2008, o número de pares importados só da China passou de 24,5 milhões para 33,5 milhões – uma alta de cerca de 37%. Na Europa, no entanto, a história é diferente. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), as exportações brasileiras para o velho continente vêm crescendo ano a ano, com foco no produto de maior qualidade, com maior valor agregado.
É por isso que 44 fabricantes brasileiras participam, nesta semana, da maior feira de calçados do mundo, a Micam, que acontece entre esta quarta (4) e o próximo sábado (7) em Milão, na Itália.
Para os brasileiros, o mercado europeu em maior evidência é o italiano. O país é, desde 2006, o quarto maior importador dos calçados brasileiros, atrás apenas de Estados Unidos – cuja participação vem caindo sensivelmente -, Reino Unido e Argentina.
Só em 2008, o volume de sapatos exportados para a “meca” da moda mundial cresceu 36,5%, para 7 milhões de pares. Em dólares, a alta foi ainda maior, de 78,8%, para US$ 159,2 milhões.
“A China está tomando esse lugar de produção de larga escala, um produto mais simples, e o Brasil está buscando mercados alternativos e diferenciados do que até então vinha fazendo historicamente, mas vendendo produtos de marca própria, em couro, de qualidade”, diz Vivian Laube, assessora de marketing do Brazilian Footwear, programa de apoio à exportação da Abicalçados. A “delegação” brasileira no evento é a maior da história e a maior entre os países em desenvolvimento. Em sua primeira participação na feira, há seis anos, o Brasil levou apenas quatro expositores.
“Nós teremos um estande coletivo, onde deve ter umas 12, 13 empresas, e as demais estarão em seus estandes individuais”, explica Vivian.
“Essa feira é hoje a maior feira de calçados, a mais pop, onde vão as marcas mais famosas. É uma feira bem elitizada, de produtos de qualidade. Não é qualquer produto que se dá bem”, diz ela. A executiva destaca a participação de seis grifes nacionais em um espaço da exposição conhecido como “Visitors”.
“Nesse espaço estão empresas selecionadas, só aquelas que a feira deixa entrar, é uma área de estilistas. Isso mostra o tanto que o Brasil está se projetando nessa área de design, que faz com que ele entre em competição com os produtos italianos, espanhóis, os europeus”, diz. “O Brasil está sendo respeitado também como fornecedor de alta moda”, completa. Além das fabricantes, também estarão na Micam, de olho no mercado italiano, as duas maiores feiras brasileiras do setor: a Couromoda e a Francal. O objetivo, segundo Vivian, é “vender” as feiras brasileiras aos estrangeiros. “A idéia é atrair o comprador estrangeiro para as feiras daqui”, conta.
Beija-flor faz ninho em salame no RS
Família de Campinas do Sul estranhou visitas constantes. Agricultor encontrou dois ovinhos em ninho.
Um beija-flor virou assunto em Campinas do Sul (RS). Ele decidiu fazer um ninho em um salame.
A surpresa fica dentro do porão. A família Barbieri percebeu que as visitas do beija-flor estavam mais frequentes que o normal. Ele fez o ninho em um salame. O alimento, que fica curando até estar no ponto para o consumo, agora tem um inquilino. "Chamou minha atenção porque eu não conseguia descobrir onde era o ninho. Procurei no alto e do lado de fora, até encontrar", diz o agricultor Decides Barbieri.
Quando o local está movimentado, o beija-flor se assusta e vai embora. Para que ele volte ao ninho, é preciso se esconder do lado de fora e observar. Ao pegar o ninho, com todo o cuidado, o agricultor descobriu dois ovinhos.
E parece que o beija-flor gosta mesmo de locais inusitados. No teto do porão, há outro ninho, feito no arame.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!