Prefeitura de Rio das Ostras acusa Cedae de não apoiar o município
"Nós estamos fazendo muito pela população utilizando os recursos dos royalites do petróleo. Em apenas 4 anos, nós investimos R$ 70 milhões na captação da água, que foi feita da Fonte do Baião, no tratamento no Rio Dourado e na extensão da rede, mas a Cedae desde 2004 não investe na melhoria das bombas, nem do maquinário na cidade", afirmou o prefeito.
Procurado pela reportagem do SRZD, o presidente da Cedae, Wagner Victer justificou o problema pelo alto consumo da cidade. Segundo ele, até o ano de 2007 os moradores não pagavam pela água. Victer explica que o consumo normal é de
Ainda de acordo com Carlos Augusto Carvalho, do ano de 2005 até o ano passado, Rio das Ostras passou de 0% para 45% das residências que já estão recebendo saneamento básico.
"Optamos pelo risco de investir os royalites na estação de tratamento de esgoto e no emissário submarino, para que eles funcionem simultaneamente. Isso nos garante que as nossas praias não correm risco de poluição", destacou o prefeito.
Mas nem tudo parece correr tão bem na cidade. Logo no segundo dia deste ano, dois policiais militares foram brutalmente assassinados próximo a Rodoviária de Rio das Ostras. No último dia 13, o soldado Marlon Rodrigues de Faria, de 27 anos, também foi executado ao tentar impedir um assalto a uma farmácia. Ele foi baleado no peito e morreu ainda no local. De acordo com o prefeito, criminosos da capital estariam migrando para outros municípios do estado, o que justifica o aumento da violência em Rio das Ostras.
"Acho que a segurança preocupa em todo o país. Eu percebo uma atenção das autoridades apenas com a segurança na capital, o que faz com que alguns criminosos migrem rumo a Rio das Ostras e outras cidades da Região dos Lagos. Com recursos próprios, nós vamos construir uma Companhia de Policiamento na cidade, que vai contar com 100 policiais, uma vez que o batalhão de Macaé é o responsável pelo policiamento em sete municípios da região", garantiu.
A violência está associada diretamente ao turismo, um dos pontos fortes da cidade. Entre os dias 26 e 29 de março, Rio das Ostras será palco do "XIV Ostras Cycle", que é um encontro internacional de motociclistas. E as atrações não param por aí. Entre 9 e 12 de abril, será realizada a festa de emancipação da cidade, com shows das bandas Revelação, Jammil e uma noites, Biquini Cavadão e do cantor Daniel. No mês de maio, um festival de Jazz também será realizado, em Rio das Ostras.
Quando o assunto é a educação, o município pretende continuar investindo na área. Atualmente, são 39 escolas e nos últimos 4 anos, o número de estudantes matriculados subiu de 11 para 20 mil alunos matriculados na rede. Ainda este ano, a Prefeitura pretende construir mais 3 unidades de ensino.
Rio das Ostras e os royalties do petróleo
A disputa entre o situacionista Carlos Augusto, do PMDB e o oponente, Sabino dos Santos (PSC), foi acirrada. Mas ao final, o prefeito foi reeleito.
Rio das Ostras é considerada a cidade do Estado do Rio que deu melhor aplicação aos recursos dos royalties. E justamente porquer optou pelo essencial: investir em saneamento, educação e infraestrutura. Uma curiosidade: a secretária de educação tem 82 anos e uma vitalidade juvenil. As obras de engenharia e arquitetura mudaram a cara da cidade. O prefeito Carlos Augusto visitou a redação do SRZD e conversou conosco.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!