CIDADE RIO DAS OSTRAS | Rio das Ostras Jornal

CIDADE RIO DAS OSTRAS

Rio das Ostras promove atendimento especial de saúde em acampamento de agricultores

Ação da Prefeitura incluiu atendimento, coleta de exames e até eletrocardiograma, beneficiando 60 famílias

Na última terça-feira, 10, os trabalhadores rurais acampados às margens da Rodovia BR-101, em Rocha Leão, receberam atendimento especial de saúde no local. A Prefeitura levou ao acampamento Três Marias mais de 30 profissionais da Secretaria de Saúde, que realizaram atendimentos, coleta de exames, vacinação, avaliação nutricional e até eletrocardiograma. O acampamento reúne 60 famílias, em um total de 150 pessoas.

O grupo faz parte do movimento nacional de trabalhadores sem terra nomeado Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RJ). Neste dia, foi servido um café da manhã e, conforme a necessidade, os moradores eram encaminhados aos serviços de saúde disponíveis. As pessoas receberam orientações e informações de saúde e puderam verificar a pressão arterial, fazer avaliação nutricional, realizar exames laboratoriais e eletrocardiograma. Também foram atualizadas as vacinas de crianças e adultos. Havia ainda um consultório dentário móvel no local.

Darli Laurindo, de 42 anos, pôde pela primeira vez fazer o eletrocardiograma. “Foi ótima essa iniciativa. Estou conseguindo realizar todos os exames de uma vez”, disse o agricultor.

Agentes da Vigilância Sanitária orientaram a população quanto ao controle da dengue, aplicaram o larvicida, identificaram focos do mosquito e colocaram telas nos reservatórios de água. Também foi realizado o serviço de desratização.

Segundo o coordenador do acampamento, Antonio Martins Barbosa, o grupo ocupa o local desde 15 de janeiro de 2006.

“Essa foi a melhor coisa que nos aconteceu nesse período, havia essa carência do atendimento de saúde. Somos muito bem atendidos no posto de Rocha Leão, mas muitas pessoas, incluindo idosos, não podem se deslocar até lá”, diz Antonio Barbosa.

Reforma Agrária - O coordenador afirma que a Fetag acredita na reforma agrária pacífica e dentro da lei. Explica que a terra que ocupam já foi desapropriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para fins de reforma agrária; porém, o proprietário recorreu da sentença.

Rio das Ostras promove o XIV Encontro Internacional de Motociclistas

Ostras Cycle acontece de 26 a 29 de março em Costazul

Rio das Ostras está com tudo pronto para realizar mais uma edição do Encontro Internacional de Motociclistas – XIV Ostras Cycle, que acontece entre os dias 26 e 29 de março, em Costazul. As atrações acontecerão ao longo da Avenida Governador Roberto Silveira, na orla e no camping de Costazul. A programação consiste em shows musicais e apresentações de esportes radicais, como Globo da Morte e Free Style Motocross.

A abertura do evento será no dia 26, quinta-feira, às 19h. A atração será a Banda PDA. Na seqüência, se apresenta a Banda Rei Midas, às 21h, e a Big Bad Blues, às 23h. Na sexta-feira, dia 27, às 18h, o show será com a Banda Raul Seixas Cover, às 20h, com a Sanctuarium, às 22h, com a Strada de Terra e às 0h, com a Banda Cover Flaming Younth.

No sábado, a Banda Wood Stock se apresenta às 12h, no Camping em Costazul. Às 16h, o show será com a Banda Sangria, às 18h, com a Banda Segredo de Estado, às 20h, com a Banda Jamaica Rock Band. Fecham a noite de sábado, a Banda Faixa Etária, às 22h e a Banda Tocaia, às 0h.

No domingo, a abertura do evento será às 10h, e às 15h, o show será da Banda Cilindrada. A Banda Dona Opala faz o último show, às 17h, com previsão de término às 19h.

ESPORTES RADICAIS – Durante todos os dias do evento, acontecem espetáculos de esportes radicais, no camping Costazul. A entrada será 1 kg de alimento não-perecível.

Na noite de quinta-feira, dia 27, vários pilotos farão as primeiras apresentações do Globo da Morte, às 20h30. Na sexta, o evento acontece no mesmo horário. No sábado, aos motociclistas voltam às 16h e às 20h30 e no domingo, às 15h e 17h.

Mas a grande atração ficará por conta das duas apresentações de Free Style Motocross Show, que acontecerão na sexta e no sábado, sempre às 21h, com a equipe do Jorge Negretti e o campeão da Copa Brasil de Freestyle, Gilmar Flores, o Joaninha.

Jorge Negretti tem mais de 20 anos de experiência no motocross e é o mais reconhecido piloto do Brasil na modalidade freestyle. Joaninha é o único brasileiro a executar o backflip, um looping invertido.

LAVA JATO – Para quem quiser manter a moto limpa durante os dias de evento sem pagar nada, o Ostras Cycle também terá um Lava Jato que funciona na sexta-feira, das 14h às 17h, e no sábado e domingo, das 10h às 17h.

PÚBLICO- O Ostracycle acontece há 14 anos em Rio das Ostras. A estimativa da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio é que o último evento tenha recebido 800 motoclubes do Brasil e exterior.

O XIII Encontro Nacional de Motociclistas – Ostras Cycle é uma realização da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Rio das Ostras, tem organização dos Motoclubes Jaguar do Asfalto e Ostradeiros e apoio da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ)

Semana da Mulher mobiliza a comunidade em Rio das Ostras

Mulheres compareceram às unidades de saúde receberam orientações e conheceram melhor o serviço de mastologia

“Cuidar. Proteger. Gostar.” Esse foi o slogan da semana dedicada às mulheres de Rio das Ostras, de 9 a 13 de março, promovida pela Prefeitura. E o público feminino abraçou a causa da promoção de saúde e auto-estima e compareceu às unidades para as atividades comemorativas e de sensibilização.

Na oportunidade, as mulheres conheceram melhor o serviço de mastologia do município, que realiza atendimento ambulatorial e exames importantes no diagnóstico e tratamento de doenças das mamas, incluindo o câncer.

“Nosso objetivo é mostrar às mulheres que todo dia é dia de cuidar da saúde. Demos destaque à prevenção de doenças como o câncer de mama, primeira causa de morte de mulheres entre 40 e 55 anos”, diz a diretora do Departamento de Programas de Saúde, a enfermeira sanitarista Therezinha Loureiro.

Além das orientações e coleta de exames de prevenção ao câncer de colo de útero, outro resultado importante da iniciativa foi a criação do grupo “De mulher pra mulher”, que vai se reunir às sextas-feiras, no posto de saúde do Âncora para trocar experiências e reflexões em uma terapia comunitária só para mulheres.

Mastologia – O médico especialista em mamas, o mastologista Edson Zambrotti, conversou com as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, ensinou como fazer o auto-exame e esclareceu dúvidas. Zambrotti atende as mulheres no Centro de Saúde da Extensão do Bosque no serviço de mastologia, que atende em média 20 pacientes por semana.

Moradora há 18 anos do município, Roseli Xencre sente dores e aproveitou a oportunidade para conversar com o médico.

“Achei muito bom esse dia. Eu sempre cuido da saúde, mas minhas amigas têm vergonha. Vou passar o que aprendi pra elas”, diz Roseli.

O serviço já oferece atendimento ambulatorial, ultrassom de mamas, retirada de nódulos e biopsia sem cirurgia. Em breve, passa a realizar mamografia, radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, capaz de mostrar lesões mesmo muito pequenas.

 

"As Mulheres da Rua 23" se apresentam no Teatro Popular de Rio das Ostras

Espetáculo traz linguagem influenciada pelo gênero Absurdo

Duas amigas que se encontram todos os dias, no mesmo horário e local, para contar casos e histórias de vida. Denominado “Rua 23”, o lugar apresenta uma atmosfera misteriosa que vai sendo desvendada pelas personagens ao longo da trama. Esse é o enredo da comédia “As Mulheres da Rua 23”, cartaz do Teatro Popular de Rio das Ostras desta sexta, sábado e domingo, dias 13, 14 e 15, às 20h.

Escrito por dois jovens autores, Leandro Bertholini e Raphael Miguel, a peça sofre forte influência do Teatro Absurdo, gênero trazido por Eugène Ionesco ao Brasil. Depois de uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro, o espetáculo chega a Região dos Lagos começando por Rio das Ostras. Em cena, Leandro Bertholini e Leonardo Campos dirigidos por Carlos Alexandre, que também assina outra compedia de sucesso, “Terapia do Riso”.

“O espetáculo tem uma dramaturgia muito interessante sob a ótica do Absurdo. Nós, que estamos envolvidos no processo, tivemos a preocupação durante os ensaios de registrar a influência do gênero sem assumir a responsabilidade de seguir os padrões trazidos por Ionesco. Tudo não passa de uma grande brincadeira de situações absurdas”, define o diretor.

Mistério - Sem nomes definidos, as mulheres da Rua 23 utilizam pseudônimos de flores para não serem descobertas no ambiente. A trama se desenvolve a partir da morte dos respectivos maridos das personagens, revelando um final surpreendente ao público.

Para Leonardo Campos, os ensaios foram fundamentais para a descoberta das personagens. Na opinião do ator, os vestidos longos de época produzidos pela figurinista Jussara Pereira também são ferramentas importantes de composição.

“Está sendo um prazer descobrir durante as apresentações como posso utilizar a composição do figurino para criar as nuances da minha personagem. A proposta é bem interessante já que homem acaba não tendo muito jeito para lidar com certas delicadezas femininas, mas vale lembrar que tudo isso tem um propósito, nada é gratuito”, explica o ator.

Leandro Bertholini, que também é um dos autores da peça, ressalta que existem pouquíssimos dramaturgos brasileiros do gênero, já que a maioria surgiu na Europa na segunda metade do século XX.

“Ao escrever este texto tive a preocupação de trazer uma proposta dramática inédita, já que vemos muitas comédias sendo produzidas mas poucas inspiradas no gênero Absurdo. Acho que este texto ajuda a trazer para o teatro uma forma nova de fazer comédia”, conclui Bertholini.

Serviço:

Teatro Popular de Rio das Ostras

Avenida Amazonas, s/nº – Centro – Telefone: (22) 2760-3119

Classificação: 14 anos

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (estudantes, professores e maiores de 65 anos)

Esporte da Secretaria de Guarda e Trânsito de Rio das Ostras reinicia atividades

O ano de 2009 começou para os atletas da Secretaria de Guarda e Trânsito de Rio das Ostras. No último domingo, dia 7, os guardas municipais Vidal (foto)e Rodolpho participaram das provas de natação do “Fest Verão de Macaé” conquistando, respectivamente, o quarto lugar na categoria 35+ e o quinto lugar na categoria 25+, pontuando para o Ranking Estadual de Natação de Águas Abertas. No judô, os esportistas mirins do Projeto “Judô do Futuro”, destinado a filhos de guardas, também retornaram suas atividades com novos integrantes.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!