Rio das Ostras sedia encontro de dirigentesmunicipais de educação do litoral fluminense
Representantes de sete municípios da Região Litorânea participaram nesta quinta-feira, dia 5, em Rio das Ostras, do encontro promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RJ). Durante a reunião, realizada na Secretaria de Educação da cidade, a entidade apresentou um balanço do biênio e mobilizou os dirigentes para eleição da diretoria para o biênio 2009/2011. O encontro contou com a presença de representantes de Araruama, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Rio Bonito, Rio das Ostras e Quissamã.
Licitação para o transporte universitário gratuito de Rio das Ostras está marcada para dia 11
Alunos continuarão a ser beneficiados
A Prefeitura de Rio das Ostras marcou para a próxima quarta-feira, dia 11 de março, a licitação para a contratação da empresa que efetuará o transporte dos estudantes do ensino universitário e técnico profissionalizante para outros municípios.
A licitação será por meio de pregão para registro de preço e foi publicada no Jornal Oficial do município na edição nº 411, do dia 20 de fevereiro de 2009. Até o final do ano de 2008, o Programa de Transporte Universitário atendia 944 alunos que estudavam nos municípios de Macaé, Silva Jardim, Cabo Frio, São Gonçalo, Niterói e Campos.
De acordo com a secretária de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão, os estudantes podem ficar tranqüilos porque o benefício não foi cancelado. “Essa questão do transporte universitário ainda está em fase licitatória. Como existem prazos legais a se seguir, é um processo burocrático que tende a se estender um pouco. O mais importante é que a licitação já está marcada e tudo será resolvido o mais rápido possível”, declarou.
Prefeito Carlos Augusto participa do XII Fórum de Planejamento e Orçamento de Rio das Ostras
Administração Pública apresentou o desempenho financeiro da administração pública do terceiro quadrimestre do ano de 2008 em todas as áreas
O prefeito Carlos Augusto Balthazar participou, na noite da última segunda-feira, dia 5, do XII Fórum Municipal de Planejamento e Orçamento de Rio das Ostras realizado na Câmara Municipal. O evento foi uma audiência pública que teve como finalidade de informar a exceção orçamentária de despesa e receita do município no terceiro quadrimestre do ano de 2008.
Durante a apresentação, a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, explicou os percentuais constitucionais de gastos e o que está em execução nas secretarias de governo, autarquias – Fundação de Cultura e Ipasro – e Câmara Municipal. Além disso, mostrou também.o montante da arrecadação municipal, o repasse dos royalties que, devido a crise mundial, teve uma queda de mais de 30%., e algumas das ações desenvolvidas pela administração municipal em todas as áreas.
Após a apresentação, a comunidade que participou teve a oportunidade de fazer perguntas sobre os mais variados temas. O prefeito Carlos Augusto e os secretários de governo esclareceram as dúvidas da população.
Finalizando a audiência, o prefeito agradeceu a participação da comunidade que tem contribuído com o governo na aplicação de recursos. “É muito importante que tenhamos uma sociedade organizada e participativa para que, juntos, possamos continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento do município. Essas audiências servem para que a comunidade conheça a transparência dos atos da nossa administração”, declarou.
O Fórum é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal que obriga os municípios a apresentarem ao Poder Legislativo e à comunidade o desempenho orçamentário da administração pública quadrimestralmente.
Também participaram do XII Fórum de Planejamento e Orçamento de Rio das Ostras, o vice-prefeito Wilton Benedito e os secretários de Comunicação Social, Luiz Fernando Mello; de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max de Almeida; de Fazenda, João Gonçalves; de Turismo, Alan Machado; de Bem-Estar Social, Márcia Almeida; a chefe do Gabinete, Ângela Toffano do Amaral; e o presidente do Ipasro, Samuel Mendes.
Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras terá muitas novidades em 2009
Abertura dos trabalhos será dia 12 e professores terão uma participação fundamental na dinâmica a ser aplicada esse ano
A Secretaria de Planejamento marcou para o próximo dia 12 de março a abertura dos trabalhos do Orçamento Participativo Jovem – OP Jovem – no ano de 2009. O evento será na Câmara Municipal, a partir das 18h, e a grande novidade deste ano será a participação efetiva dos professores e profissionais da educação.
De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a metodologia a ser aplicada visa garantir uma participação integrada de toda a escola. “Tanto os profissionais de educação como os professores farão um trabalho em conjunto para elaboração de um documento que contenha um plano de aula ou um projeto para os alunos com temas voltados para o orçamento público e a educação fiscal”, declarou.
Outra novidade para esse ano é com relação a um prêmio que será dado para a escola que tiver a maior participação proporcional dos alunos. Todas as instituições de ensino estão sendo convidadas, por meio da assessoria jovem da Secretaria de Planejamento e dos conselheiros do próprio OP Jovem. “Temos no município escolas com grande número de alunos e outras nem tanto. Dessa forma, achamos justo que o prêmio, que será material de lazer e entretenimento para os alunos, seja dado aquelas instituições que tiverem proporcionalmente, é claro, a maior participação”, explicou Rosemarie.
Será criado um concurso de desenho para os alunos do 1º ao 5º ano para escolher o mascote do OP Jovem. Para os estudantes do 6º ao 9º ano e do ensino médio haverá uma premiação por participação nos trabalhos apresentados e desenvolvidos. “Essa é uma forma de inserirmos todos, desde cedo, nas questões ligadas a cidadania”, completou Rosemarie lembrando que esse ano será criado um calendário para os sábados letivos com atividades culturais e de lazer.
Orçamento Participativo Jovem – É a forma encontrada pela administração pública de ouvir os jovens e adolescentes na construção de políticas públicas. O objetivo é trabalhar as demandas que foram solicitadas, além de dar continuidade as opiniões dos jovens.
Prefeitura de Rio das Ostras incentiva a formação técnica e universitária
Carlos Augusto lança novo benefício, o 'Auxílio Educação' , ainda neste mês
Uma das prioridades da Prefeitura de Rio das Ostras é estimular a formação profissional dos moradores. “Promovemos programas para garantir o acesso e a permanência dos riostrenses nas instituições de ensino e o desenvolvimento do estudante. Agora estamos lançando o Auxílio Educação, que vai beneficiar quem faz cursos técnicos e universitários na cidade”, explica o prefeito Carlos Augusto.
Com o Auxílio Educação, os alunos vão ter um desconto de R$ 100 na mensalidade de cursos técnicos e de R$ 200 nos universitários, valores que serão repassados pela Prefeitura diretamente às instituições com sede em Rio das Ostras.
O novo benefício, que será lançado este mês, integra o Programa de Apoio à Formação Acadêmica, que inclui parcerias com instituições de ensino, garantindo descontos de até 50% nas mensalidades, estágio remunerado, entre outros incentivos. Para quem estiver interessado em se cadastrar para um desses projetos, as inscrições estarão abertas nos próximos dias.
Para facilitar o ingresso dos alunos nas universidades, a Prefeitura também está oferecendo curso pré-vestibular gratuito, com duração de um ano. “Em Rio das Ostras, todos que buscam o desenvolvimento profissional e acadêmico têm oportunidade de estudar e se preparar para o mercado de trabalho”, enfatiza Carlos Augusto.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!