Em Rio das Ostras crianças aprendem desde cedo a cuidar da saúde da boca
Este ano o Projeto Sorridente incorpora-se ao calendário letivo da rede municipal
A edição 2009 do Projeto Sorridente, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, começou na terça-feira, dia 3, na Escola Municipal Ondina Pinto Marcondes, no Praia Âncora. A Prefeitura incrementou a iniciativa, que passa a integrar o calendário letivo da rede municipal e a contar com participação mais efetiva dos pais e professores. Até o final do ano, todas as escolas da rede municipal vão participar do Sorridente, atendendo a cerca de 15 mil estudantes.
O Sorridente é voltado para orientação de Saúde Bucal a alunos de
Apoio de pais e educadores - Com as visitações da equipe previstas no calendário letivo da rede, foi possível montar um cronograma fixo, permitindo uma maior integração entre o trabalho da Secretaria de Saúde e os conteúdos desenvolvidos pela Secretaria de Educação. Os técnicos da área de Saúde Bucal terão encontros de conscientização com os pais e professores e o Sorridente também conta agora com supervisão técnica diária. Participam do projeto dentistas e técnicos de higiene dental (THD).
“Estamos buscando uma maior integração dos pais e professores com o projeto para garantir um bom trabalho preventivo. A criança deve cuidar da saúde bucal em sua rotina diária, em casa e na escola; assim, vamos reduzir o índice de cáries no município”, explica a coordenadora do Programa de Saúde Bucal Germana D´Assunção.
Os alunos participam de palestra informativa e recebem o kit de higiene, depois seguem para a escovação – sob orientação dos THDs – e aplicação de flúor. A linguagem e técnicas de orientação são direcionadas à faixa etária dos alunos. Para mostrar aos pequeninos a importância do cuidado com a boca, os técnicos utilizam atividades lúdicas, como teatro e desenhos animados.
Cristian Lucas, de 6 anos, mostra que aprendeu a lição: “a gente tem que escovar os dentes todos os dias, não pode comer doce todo dia e também não pode emprestar a escova para ninguém”, diz o aluno da Escola Ondina Pinto Marcondes
Carnaval movimenta economia de Rio das Ostras
Aumento foi de 30% em relação a 2008, estimativa é que tenham sido injetados R$ 30 milhões por dia na economia local
O carnaval movimentou a economia de Rio das Ostras. Mais de 200 mil turistas e veranistas deixaram na cidade cerca de R$ 30 milhões por dia, de acordo com a estimativa da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. O aumento, segundo o secretário da pasta, Alan Machado, é de 30% em relação ao ano passado. Para o secretário, o bom tempo depois de um longo período de chuvas associado a tradição dos desfiles dos blocos contribuiu para que o carnaval de Rio das Ostras tivesse um dos maiores públicos da Região dos Lagos.
“Agora estamos nos programando para os outros eventos que movimentam a economia da cidade, como o Ostracycle e o Festival de Jazz e Blues”, disse o secretário.
Segundo estimativa da Secretaria de Turismo, a taxa de ocupação atingiu aproximadamente 95% neste feriado. Parte dessa preferência está relacionada a escolha dos metropolitanos, que elegeram Rio das Ostras como o terceiro destino preferido da Região dos Lagos.
Segundo levantamento da Federação do Comércio do Estado do Rio (Fecomércio-RJ), 55,9% dos turistas optaram pela Região dos Lagos para passar o carnaval. Desses, 7,3% escolheram Rio das Ostras no feriado. O município superou a procura por Búzios, que teve 6,3% da preferência. Na frente ficou Cabo Frio, com 14,2%, e Saquarema, com 8,1%.
Casa da Mulher de Rio das Ostras promove reflexões e debates em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher de Rio das Ostras, a Casa da Mulher, da Secretaria de Bem-Estar Social, realizará reflexões e bate-papos sobre assuntos do universo feminino no próximo dia 10. Advogadas, assistente social e psicóloga debaterão a importância histórica do dia 8 de março, além de questões relativas ao relacionamento afetivo e uuto-estima. A programação, que terá início a partir das 15 horas, ainda contará com sorteio de brindes. Na ocasião, será apresentada a nova diretora da Casa da Mulher, a advogada Vera Lúcia Bomfim, e mostrado um balanço das conquistas do Centro de Referência.
A Casa da Mulher fica na rua Jandira Moraes Pimentel, 44, Centro
Rio das Ostras é exemplo de agricultura sustentável
Embrapa escolhe Projeto de Incentivo ao plantio do município para figurar no programa Globo Ecologia, da Tv Globo
“O incentivo do município de Rio das Ostras à produção agrícola familiar é um exemplo para o Brasil”. Essa declaração foi feita pelo chefe geral da Embrapa – Arroz e Feijão, Pedro Arraes, durante as gravações do programa de televisão Globo Ecologia nesta semana, na localidade de Cantagalo, em Rio das Ostras. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) indicou o Programa de Incentivo ao Plantio de feijão do município como referência de iniciativa de apoio à agricultura familiar, com respeito ao meio ambiente.Segundo Pedro Arraes, o programa de incentivo ao plantio de feijão de Rio das Ostras é pioneiro no País e se baseia no que ele chama de “subsídio do bem”.
“O município oferece ao produtor as condições de trabalho: dá apoio técnico e variedades de feijão adaptadas, o que propicia a produção limpa, sem que o agricultor precise lançar mão de defensivos tóxicos”, diz o representante da Embrapa. E completa: “o Brasil está precisando de mais iniciativas como essa, que valorizam a produção, o trabalho”.
“O reconhecimento e respaldo da Embrapa ao nosso programa de incentivo ao plantio confirma que estamos no caminho certo da agricultura sustentável, com respeito ao meio ambiente”, disse Max de Almeida.
Parceria de sucesso - O Projeto de Incentivo ao Plantio faz parte do Programa Renda no Campo, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e é uma parceria da Prefeitura com os agricultores. A administração municipal oferece todo apoio técnico e insumos e os produtores revertem parte do que foi investido em feijão.
A iniciativa começou em 2005, atingindo uma produtividade de 680 quilos por hectare. Em 2006, esse número subiu para 1074 e no ano seguinte, para 1,1 tonelada. Em
“Nossa perspectiva é melhorar essa produtividade em 2009, atendendo uma média de 120 produtores. Para 2010, planejamos dividir o plantio entre o período de seca e de chuvas, o que deve aumentar a produção”, explica Francisco Augusto Nogueira, Diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Prefeito Carlos Augusto participa do XII Fórum de Planejamento e Orçamento de Rio das Ostras
Administração Pública apresentou o desempenho financeiro da administração pública do terceiro quadrimestre do ano de 2008 em todas as áreas
O prefeito Carlos Augusto Balthazar participou, na noite da última segunda-feira, dia 5, do XII Fórum Municipal de Planejamento e Orçamento de Rio das Ostras realizado na Câmara Municipal. O evento foi uma audiência pública que teve como finalidade de informar a exceção orçamentária de despesa e receita do município no terceiro quadrimestre do ano de 2008.
Durante a apresentação, a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, explicou os percentuais constitucionais de gastos e o que está em execução nas secretarias de governo, autarquias – Fundação de Cultura e Ipasro – e Câmara Municipal. Além disso, mostrou também.o montante da arrecadação municipal, o repasse dos royalties que, devido a crise mundial, teve uma queda de mais de 30%., e algumas das ações desenvolvidas pela administração municipal em todas as áreas.
Também participaram do XII Fórum de Planejamento e Orçamento de Rio das Ostras, o vice-prefeito Wilton Benedito e os secretários de Comunicação Social, Luiz Fernando Mello; de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max de Almeida; de Fazenda, João Gonçalves; de Turismo, Alan Machado; de Bem-Estar Social, Márcia Almeida; a chefe do Gabinete, Ângela Toffano do Amaral; e o presidente do Ipasro, Samuel Mendes.
Alunos das escolas de ginástica artística e de skate devem renovar matrícula
Os alunos matriculados nas aulas de ginástica artística, ritmica e trampolim e na escola de skate da Secretaria de Esporte e Lazer precisam fazer a renovação de matrícula para o ano de 2009 para garantirem suas vagas.
Os alunos devem comparecer ao setor de inscrições, no Estádio Municipal Julieta Carvalho Vianna, na Rua Francisco Ivanilson de Barros, bairro Operário, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com atestado médico e declaração Escolar do ano letivo de 2009. Os alunos da Escola de Skate também podem fazer a renovação da matrícula na própria sede do projeto, na Praça de Skate,no bairro São Cristóvão.
Projeto de Rio das Ostras é destaque em Boletim da Federação Internacional de Educação Física
“Natação no Mar” é referenciado como ação de sucesso no meio esportivo
Rio das Ostras mais uma vez é destaque internacional. O projeto Natação no Mar, criado em 2005 e desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer, sob a coordenação da professora Isabel Thomas, foi citado no Boletim Especial 2009 da Federação Internacional de Educação Física como uma ação comprovada de melhoria na qualidade de vida dos alunos participantes.
A equipe de professores do Projeto Natação no Mar desenvolveu um estudo, base para a publicação no boletim internacional, explicando os objetivos, a metodologia aplicada nas aulas, os exercícios, o processo de adaptação do aluno ao mar, os procedimentos de segurança e as atividades complementares passadas para os participantes.
De acordo com a professora Isabel Thomas, o estudo mostrou a capacidade transformadora do esporte. “A nossa proposta é ensinar a nadar no mar e em lagoas, aperfeiçoar técnicas de natação e salvamento, transmitindo noções gerais sobre meio-ambiente, ecologia, alimentação e responsabilidade social. O importante é saber que o processo é um sucesso e está sendo reconhecido internacionalmente”, declarou.
NATAÇÃO NO MAR - A Escola de Natação no Mar de Rio das Ostras, pioneira no Brasil, foi fundada pela Prefeitura em 2005 e atende atualmente 320 pessoas entre 6 e 80 anos. As aulas acontecem duas vezes por semana, de manhã e à tarde, na Praia do Cemitério. O objetivo é ensinar as técnicas de travessia em mar aberto, dando noções de marés, correntes marítimas e orientação com a finalidade de tornar os atletas aptos a praticarem o esporte com muita segurança.
Rio das Ostras promove Campeonato de Aquathlon e Travessias Aquáticas
Inscrições para as duas competições já estão abertas
A Secretaria de Esporte e Lazer promove no próximo dia
As competições serão realizadas na Praia do Centro, a partir das 9h. A Travessia consiste em uma prova de 1.000m. No Aquathlon o atleta tem que correr
Os interessados em participar devem ter mais de 12 anos e levar um documento de identidade para a inscrição. Caso o atleta seja menor de idade, será necessária a presença de um responsável.
Mais informações podem ser obtidas com o professor Anilzo pelo telefone (22)7836-2404.
Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras abre inscrições para o Projeto Criança no Esporte
Escola de Desporto também terá novas turmas em 2009
Os jovens riostrenses que quiserem ingressar numa escolinha de futebol ou aprender outras modalidades esportivas como futebol society, vôlei, basquete handebol ou futsal terão mais uma oportunidade. A Secretaria de Esporte e Lazer abriu inscrições para o Projeto Criança no Esporte e para a Escola de Desporto.
Os interessados devem ter entre 6 e 17 anos e procurar o setor de inscrições da Secretaria no Estádio Municipal Julieta Carvalho Vianna, na Rua Francisco Ivanilson de Barros, bairro Operário, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, acompanhado de um responsável.No ato da matrícula o candidato deve apresentar duas fotos 3X4, certidão de nascimento ou carteira de identidade, declaração escolar do ano letivo de 2009, atestado médico e comprovante de residência.
O Projeto Criança no Esporte é voltado para o futebol e a Escola de Desporto mantém aulas de futebol society, futsal, vôlei, basquete e handebol.
Rio das Ostras terá semana dedicada à saúde da Mulher
De
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras programou uma semana de atividades de integração e promoção de saúde para marcar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. As unidades oferecem ao público feminino, de
Na programação estão palestras sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis; exposição de materiais educativos; apresentação de filmes – com direito a pipoca – e debates sobre temas de interesse das mulheres, além de atividades de estética e saúde. O programa inclui café da manhã e sorteio de brindes e orientação jurídica com apoio de profissionais da Casa da Mulher, da Secretaria de Bem-Estar Social.
Elas poderão ainda realizar exames preventivos, nos postos de Nova Cidade e Praia Âncora – onde também será lançado o grupo terapêutico “De Mulher para Mulher”. A programação inclui as unidades de Nova Esperança, Recanto, Jardim Mariléa, Cidade Praiana, Mar do Norte, Boca da Barra, Operário e Rocha Leão.
“Nosso objetivo é que a mulher seja feliz e com saúde. Vamos abrir as portas das unidades para que elas possam ser atendidas de forma especial, tirar dúvidas, conhecer seus direitos e receber apoio”, explica Andréa Vianna, coordenadora do Programa Saúde da Mulher.
Semana da Mulher
09/03
P.S. Rocha Leão: discussão com Adolescentes da Escola Municipal de Rocha Leão sobre Cuidados com a Saúde e DST
10/03
P.S. Âncora: a partir de 8h - exposição de materiais educativos sobre saúde da mulher, coleta de exames de papanicolau (agendamento com senha), criação do Grupo "De Mulher para Mulher", Cine-Pipoca, sorteio de brindes.
P.S. Recanto: a partir de 9h - café da manhã, palestra sobre câncer de mama e atividades de orientação.
P. S. Operário: a partir de 9h - palestra sobre Menopausa e Sexualidade
C.S. Nova Cidade: a partir de 14h - palestra sobre câncer de mama, coleta de exame de Papanicolau (agendamento com senha), orientações de saúde.
11/03
P.S. Boca da Barra: a partir de 8h30 – café da manhã, palestra sobre cencer de mama, dinâmica e sorteio de brindes
P.S. Mar do Norte: a partir de 14h – atividades diversas para as mulheres e Cine-pipoca (filme “Se eu fosse você”)
12/03
P.S. Jardim Mariléa: a partir de 9h – atividades de saúde, estética e beleza
P.S. Cidade Praiana: a partir de 13h30 - palestra de câncer de colo de útero, e de mama; sorteio de brindes e lanches.
13/03
P.S. Nova Esperança: a partir de 8h – café da manhã, palestra sobre saúde da mulher: "Preventivo Ginecológico, sua importância". Divulgação dos serviços e outras atividades
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!