NOTICIAS NACIONAIS/INTERNACIONAIS | Rio das Ostras Jornal

NOTICIAS NACIONAIS/INTERNACIONAIS

Rodrigo Santoro estaria de namorada nova 

Rio - Os sites internacionais só falavam de um assunto ontem: o possível namoro de Rodrigo Santoro (à esq.) e da atriz Natalie Portman (‘Star Wars’). A notícia foi publicada no site da revista americana ‘In Touch’, citando ainda um amigo da atriz que descreve Rodrigo como ‘a very sweet guy’ (um rapaz muito doce). Nos sites, Santoro é apresentado pelos filmes ‘300’,

‘As Panteras — Detonando’ e ‘Che’, que ainda não estreou no Brasil. Rodrigo e Natalie teriam se conhecido no Festival de Cannes, em maio do ano passado: a atriz era uma das juradas da premiação e ele teve os filmes ‘Leonera’ e ‘Che’ disputando a Palma de Ouro. Santoro está no sítio do pai, Francesco, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e retorna ao Rio amanhã. Ele tem convite para assistir ao Desfile das Campeãs no sábado, no camarote da Brahma.

Transatlântico com brasileiros fica à deriva no Uruguai 

Buenos Aires - O navio Costa Romântica está à deriva no Uruguai com 1.479 passageiros, entre eles 338 brasileiros. 

A embarcação faria uma parada em Punta Del Este, mas segundo a assessoria de imprensa da empresa Costa Cruzeiros, um "pequeno foco" de incêndio em um dos geradores, por volta das 22h desta quarta-feira, teria provocado o problema.

Segundo um passageiro, em entrevista a Globonews, o fogo foi intenso e a tripulação demorou um tempo para controlar o incêndio. Ele ainda afirmou a embarcação terá que ser rebocada e há possibilidades de haver feridos. Os passageiros aguardam para serem retirados.  O transatlântico está a 7 milhas nauticas da costa de Punta Del Este, o equivalente a 13 km do litoral. O Costa Romântica partiu do Rio na última sexta-feira com destino a Buenos Aires. O El País afirma ainda que dois técnicos uruguaios estão a caminho do navio para avaliar os danos. O luxuoso navio tem capacidade para 1.697 passageiros, 13 andares, boate, cassino, shopping e oferece serviços de salão de beleza, spa e academia.  Nota oficial A Costa Cruzeiros informa que o fogo teria sido controlado sem deixar feridos, mas a fumaça deixou os passageiros em pânico. Na nota, a empresa diz que o episódio causou blackout devido à interrupção de energia elétrica. Imediatamente o capitão do navio teria informado aos passageiros o que havia acontecido e adotou "rigorosas medidas de segurança, bem como implantou os devidos processos de assistência a bordo". Segundo a empresa, o navio encontra-se ancorado e não à deriva, conforme foi anunciado, a poucas milhas da costa uruguaia para avaliação dos danos e reparos necessários e não há previsão ainda de quando e qual será o procedimento para o prosseguimento da viagem.

Projovem encerra prazo hoje 
Rio - Hoje é o último dia para se inscrever na seleção que vai contratarprofessores temporários para o ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens). 
São oferecidas 229 vagas para preenchimento imediato, distribuídas por 16 municípios. Outras 23 oportunidades são para formação de cadastro de reserva. Os professores classificados receberão vencimentos de R$ 1.100, para jornada de 30 horas semanais, no turno da noite. No período de 16 de março a 3 de abril, a Fesp (Fundação Escola de Serviço Público), que organiza a seleção, vai ministrar um curso de formação para os convocados.  Durante o curso, que tem o objetivo de capacitar os candidatos aprovados na avaliação de títulos, será concedida bolsa-auxílio de R$ 800. Os interessados nas vagas têm somente até as 16h de hoje para entregar os documentos relativos aos títulos (Avenida Carlos Peixoto 54, térreo, Botafogo). A documentação deve estar em envelope fechado, tamanho ofício, com formulário apresentado como modelo no anexo IV do edital, colado na parte externa. Também é possível enviar via Sedex (CEP 22290-090).
Câmera em perícia é vetada 
Procuradoria Federal defende que uso do equipamento viola a privacidade dos segurados da Previdência Social 
Rio - A segurança de médicos peritos em agências do INSS na Cidade do Rio pode estar ameaçada. A Justiça suspendeu liminar que garantia a instalação de câmeras e detectores de metais nas salas, alegando perda de privacidade dos segurados. A liminar foi concedida em ação civil pública proposta pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro e estabeleceu prazo de 90 dias para o cumprimento da decisão. O objetivo era filmar e armazenar imagens do trabalho dos médicos nas agências.  A iniciativa partiu da PFE (Procuradoria Federal Especializada), que propôs a suspensão da liminar abrangendo 23 agências da Previdência, onde atuam médicos peritos no Município do Rio. O principal argumento da procuradoria é que as câmeras expõem a privacidade dos segurados. Além disso, a decisão implica dispensa de licitação, contratações emergenciais e remanejamento orçamentário, o que prejudicaria outros serviços. SEGURADOS APROVAM O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) concordou com os argumentos apresentados pela procuradoria e suspendeu a liminar. “Embora sejam destinadas à proteção dos médicos peritos, notadamente sob o aspecto da segurança, dependem de procedimento administrativo de licitação, para o que é necessária, também, a disponibilidade de recursos orçamentários”, destacou a decisão, em referência às instalações. O casal de aposentados Gilberto Pereira, 71 anos, e Isamar Pereira, 6, não considera as câmeras nas salas de perícia um problema para segurados. “Não vejo nenhum tipo de agressão nesse mecanismo. Hoje em dia, existem câmeras em shoppings, metrô, em tudo quanto é lugar. Não me sinto constrangido nem invadido por isso. Tudo o que for contribuir para a segurança é válido”, afirmou Gilberto.  Sindicato dos Médicos protesta O presidente do Sinmed-RJ (Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro), Jorge Darze, lamentou a suspensão da liminar: “Isso vai colocar em risco a vida dos médicos. Se alguma coisa grave vier a acontecer com esses peritos, vamos responsabilizar o governo. É um grave retrocesso. Essa decisão demonstra que o juiz não sabia o que estava acontecendo”. Segundo Darze, o aumento da violência contra peritos foi o que estimulou um novo projeto de segurança. “Desde o ano passado, esses profissionais vêm sendo vítimas de atos de violência. Diante da omissão do governo federal, resolvemos pedir a instalação de câmeras e portas giratórias que travam quando alguém está com algum metal”, conta Darze.  Outra providência pedida pelo sindicato à Justiça foi a presença de vigilantes armados. “Por enquanto, não foi autorizada”, acrescenta.
Viciados em 'torpedos', jovens japoneses usam celular até no banho
Comportamento foi apontado por estudo do Ministério da Educação.  7% dos alunos do ensino fundamental trocam cem mensagens ao dia.

As mensagens de texto via celular ocupam um papel importante na vida dos jovens japoneses, que enviam e recebem “torpedos” enquanto comem, estão na escola e até tomam banho. A facilidade de acesso à ferramenta é um agravante: a porcentagem de alunos que têm telefones celulares no Japão é de 25% para aqueles com idades entre 11 e 12 anos, 46% de 13 a 14 anos e 96% dos estudantes com 16 e 17 anos.  De acordo com um estudo do Ministério da Educação realizado com 10 mil jovens e divulgado nesta quarta-feira (25), um em cada cinco estudantes do ensino fundamental envia ou recebe cerca de 50 mensagens de texto em seus celulares diariamente. Nesse mesmo grupo, 7% dizem fazer o mesmo mais de cem vezes ao dia.  Cerca de 25% dos alunos do ensino fundamental usam seus celulares no horário da refeição e 10% deles admitem acessar o aparelho inclusive quando estão no banho. Entre os estudantes do colegial, 18% fazem uso do eletrônico quando em aula.  “Alguns jovens estão usando os e-mails de seus telefones celulares exageradamente, e os pais não estão cientes dos riscos”, afirmou Hiroyuki Mantani, do ministério da educação. 

 A força dessa tecnologia é tanta entre os jovens no Japão, que existe inclusive a “regra dos 30 minutos”. Segundo ela, a criança que não responder um e-mail de seus amigos nesse período entrará na mira das brincadeirinhas maldosas do grupo. 

Em maio do ano passado, o governo japonês iniciou uma campanha para alertar os pais e escolas a limitar o uso desses aparelhos entre as crianças. O objetivo anunciado na época era fazer com que os menores só usassem seus celulares quando realmente necessário e fossem proibidos de acessar informações 
“prejudiciais”, que tivessem influência negativa sobre eles. 

Botafogo vence o Fluminense e fica com a vaga na final da Taça Guanabara

Gol único de Fahel, de cabeça, classifica o Alvinegro para enfrentar o Resende, no próximo domingo, no Maracanã

A quarta-feira foi de cinzas para o Fluminense e de muita festa para o Botafogo. O Alvinegro comemorou o seu carnaval de forma atrasada com a vitória por 1 a 0, sobre o Tricolor, no Maracanã, e se classificou para a final daTaça Guanabara. Na disputa pelo título do primeiro turno, o Botafogo enfrentará o Resende, domingo, às 16h (horário de Brasília), também no Maracanã.

 

No duelo dos treinadores, Ney Franco levou a melhor sobre René Simões. O esquema 3-6-1 utilizado pelo time alvinegro, com três volantes de marcação, bloqueou a subida dos laterais tricolores. O meio-de-campo ficou muito congestionado e Thiago Neves e Conca não tinham espaço no gramado.

Grêmio pressiona o tempo todo, perde um caminhão de gols e fica no zero
Tricolor estreia com derrapada na Libertadores ao empatar por 0 a 0 com o Universidad de Chile no Olímpico. Gaúchos poderiam ter goleado
Vencer é pouco. O Grêmio poderia ter goleado o Universidad de Chile na noite desta quarta-feira, no Olímpico. A estreia do Tricolor na Libertadores da América foi um massacre do início ao fim do jogo. E uma tremenda injustiça. Com mil e uma chances de gol e dois pênaltis reclamados, o time de Celso Roth não conseguiu balançar a rede adversária. Ficou em um 0 a 0 com gosto de castigo.  O resultado não é nada bom. O Grêmio larga com uma derrapada, divide a segunda colocação do Grupo 7 com o próprio Universidad e agora parte para dois jogos fora de casa, impedido de ficar sem pontos nas viagens. O primeiro é o Boyacá Chicó, da Colômbia, no dia 11. Depois, o Aurora, da Bolívia, dia 25.  Antes, tem Campeonato Gaúcho. Na sexta-feira, provavelmente com reservas, o Tricolor recebe o Veranópolis pela semifinal do primeiro turno.

Com dois expulsos, Cruzeiro leva gol nos acréscimos e fica no empate: 1 a 1

Wellington Paulista e Fabrício recebem cartão vermelho contra o Deportivo Quito e complicam partida fácil no Equador. Ramires faz o gol dos mineiros

O Cruzeiro voltou a terminar uma partida pela Libertadores sem seus 11 jogadores. E ia vencendo mais uma vez apesar de duas expulsões, até levar o gol de empate do Deportivo Quito aos 46 minutos do segundo tempo. Com o resultado por 1 a 1 no Equador, o time mineiro vai a quatro pontos no Grupo 5, contra dois do adversário. Universitario de Sucre (um ponto) e Estudiantes (zero) se enfrentam nesta quinta-feira, completando a segunda rodada. 

 

Ramires marcou o gol dos visitantes no estádio Olímpico Atahualpa, em uma partida que parecia fácil. O Cruzeiro dominou amplamente o primeiro tempo, mas acabou recuando depois que Wellington Paulista e Fabrício receberam o cartão vermelho, assim como Luis Checa, do time equatoriano. São três expulsões em dois jogos na competição - na estreia contra o Estudiantes, o atacante Kléber foi para o chuveiro mais cedo.  

O próximo compromisso pela Libertadores será na quarta-feira, na Bolívia, contra o Universitario de Sucre. Antes, vem o jogo contra o Ituiutaba pelo Campeonato Mineiro, às 16h de domingo. O Deportivo Quito joga apenas no dia 10 de março (terça-feira), contra o Estudiantes, novamente no Equador. 

Confira a classificação e a tabela de jogos da Libertadores 

Deputado é afastado da função de padre por defender uso da camisinha
Luiz Couto também é contra a discriminação dos homossexuais.  Proibição veio após declarações dele terem sido publicadas em um jornal.
Na Paraíba, o deputado federal petista Luiz Couto, que também é padre, foi suspenso das funções de sacerdote. Ele é contra a discriminação de homossexuais e defende o uso de preservativos.  A polêmica começou depois que as declarações do padre e deputado federal do PT, Luiz Couto, foram parar em um jornal do estado. O religioso defende o uso de preservativos, é contra o celibato dos padres e contra a discriminação de homossexuais.O arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, não gostou da entrevista e suspendeu as funções do padre, que está proibido de celebrar missa, batizados e casamentos.  “Lamentavelmente, declarações sumárias e ambíguas a respeito do uso de preservativos, união de homossexuais são posições diametralmente contrárias à orientação oficial do Vaticano. Isso é intolerável”, disse o arcebispo.O padre e parlamentar afirma que falou como político e não como religioso. E disse que ainda não foi notificado oficialmente sobre a decisão.  “Eu vou continuar celebrando, posso celebrar na minha casa, com meus amigos, ou seja, o direito de celebrar, a ordem que eu recebi tem um caráter indelével, que ninguém pode tirar. Isso não significa nenhum combate aquilo que a Igreja tem na sua doutrina", afirma o padre e deputado.  A proibição é válida apenas para as 75 paróquias subordinadas ao arcebispo dom Aldo Pagotto. Para celebrar em outras igrejas, Couto poderá pedir permissão antes.  O arcebispo explica: o padre deputado pode voltar a exercer a função de sacerdote, desde que se retrate publicamente. 

Governo de SP tem mais de 3,5 mil vagas em cursos de qualificação

Vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com chegada. Os pré-requisitos são ter entre 20 e 59 anos e estar desempregado.

O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, tem abertas no Estado de São Paulo mais de 3,5 mil vagas em cursos gratuitos.

 

As aulas serão ministradas em Escolas Técnicas (ETECs), do Centro Paula Souza. As inscrições vão até o 

preenchimento de todas as turmas.  

Os pré-requisitos são ter entre 20 e 59 anos e estar desempregado. O nível de escolaridade varia de acordo com o curso.  Para se inscrever, o candidato deve fazer cadastro em um dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), onde será necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho.

 

Em seguida o cidadão será encaminhado para realizar a matrícula na instituição de ensino. Os endereços dos postos estão no site www.emprego.sp.gov.br/pat. Nos municípios onde não há PAT o candidato deve ir diretamente até o local dos cursos.  As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada do interessado.  O objetivo do Programa Estadual de Qualificação Profissional é qualificar o trabalhador para aumentar suas chances de ocupação, atendendo às demandas do mercado de trabalho de cada região.

 

Os cursos têm matérias de habilidades específicas (aulas teóricas e práticas sobre a profissão) e habilidades gerais, com reforço do ensino básico. O material didático contém apostilas impressas e DVDs que são exibidos em sala de aula.  Entre 2008 e 2010 o PEQ pretende beneficiar 180 mil pessoas em todo o estado. 

Confira as vagas: Centro Paula Souza - ETEC (interior e litoral)  Centro Paula Souza - ETEC (capital) 

 

Maior besouro do mundo faz viagem clandestina da Amazônia para a Suíça
Inseto se escondeu dentro de uma mala e acabou na Europa.  Animal mede 14 cm de comprimento e pesa 25 gramas.
Ao chegar em Genebra, na Suíça, uma viajante que havia vindo do Brasil teve uma enorme surpresa ao desfazer as malas: um besouro gigante da Amazônia havia se escondido entre suas coisas e viajou com ela para a Europa.

A viajante colocou o inseto ainda vivo dentro de um vidro com álcool e chamou uma empresa de dedetização, temendo uma invasão de animais gigantes em sua casa. Um dos funcionários da empresa enviou o bicho ao Museu de História Natural de Genebra, onde foi imediatamente identificado.

 

Tratava-se de um Titanus giganteus, o maior besouro do mundo. O exemplar que chegou à Suíça mede 14,5 cm de comprimento e pesa 25 gramas, mas besouros dessa espécie podem atingir até 22 cm de comprimento e pesar 70 gramas, sendo considerados os maiores insetos do planeta em volume. O museu divulgou o caso no dia 5 deste mês.

Segundo o entomólogo Giulio Cuccodoro, que trabalha no museu, a espécie é voadora, e faz um ruído que lembra um helicóptero. Apesar de não picar, o besouro pode beliscar com força usando suas poderosas mandíbulas.

A hipótese levantada por Cuccodoro para a viagem clandestina é a de que o inseto tenha sido atraído pela luz e caído dentro da mala da viajante. O besouro passará a integrar a coleção do museu junto com outros quatro indivíduos da mesma espécie.

Saiba como protestar contra o desmatamento da floresta com o Globo Amazônia   

Veja mais fotos do besouro gigante  

Milhares de pessoas passaram a noite comemorando o título do Salgueiro

Segundo diretoria da escola, 8 mil pessoas estiveram no local. Quadra da agremiação amanheceu bastante suja.

Terminou por volta das 3h desta quinta-feira (26) a festa na quadra do Salgueiro, na Zona Norte do Rio, pela conquista do título de campeã do Grupo Especial. Depois da comemoração, que segundo a diretoria da escola reuniu 8 mil pessoas, a  quadra amanheceu vazia e bastante suja.

 Durante a madrugada, a festa continuou do lado de fora da quadra, na Rua Silva Teles, na Tijuca.

 

Na noite de quarta-feira (25), um caminhão com mais 3 mil caixas de cerveja chegou à quadra do Salgueiro para a comemoração. No total, foram 6 mil caixas de bebida.  Este foi o nono título da vermelha e branca, que foi fundada em 1953 e não era campeã desde 1993. O intérprete da escola, Quinho, resumiu bem o sentimento generalizado:  "É uma vitória incontestável e uma emoção inenarrável.

 

Renato Lage, carnavalesco do Salgueiro, também falou sobre a conquista do título. “A nossa idéia é fazer com que esse circulo não camufle os problemas para o ano que vem ganharmos o bicampeonato”, disse ele, que tem cinco títulos na carreira e lembrou da mulher, Márcia Lage, carnavalesca da Império Serrano. A escola ficou em último lugar no carnaval no grupo principal: "Estou vivendo dois extremos hoje: a alegria e a tristeza. Mas não foi ela que foi rebaixada. Ela fez o trabalho dela."

Chegada do troféu

A chegada do troféu à quadra por volta de 18h15 fez a festa ganhar novo ritmo. A presidente da escola, Regina Duran foi saudada pelos salgueirenses do alto do seu camarote, com o samba-enredo campeão. A rainha da bateria, Viviane Araújo, também esteve no local.

 

“Não foi à toa que saímos da Avenida aos gritos de ‘É campeã’. Procurei fazer o melhor e o Salgueiro mereceu.”

 

A CET-Rio informou que as Ruas Silva Teles e Agotinho Menezes, entre as ruas Maxwell e a Barão de Mesquita, ficaram fechadas para a comemoração da escola.

Pé-quente

Em sua estreia na Sapucaí, na ala da diretoria do Salgueiro, o ator Paulo Vilhena acompanhou o final da apuração direto da Apoteose.  "Não estou nem acreditando. Agora quero desfilar todo ano. Uma vez na família, para sempre nela", disse ele, comemorando o título na quadra.O também ator Eri Johnson era outro empolgado. 

"Tenho uma história com a escola. E a arquibancada gritando 'é campeão' foi muito emocionante", disse, que atribuiu a vitória à presidente da escola.

Mestre Marcão levemente insatisfeito

Levemente insatisfeito por não ter conseguido nota 10 de todos os jurados, mestre Marcão não escondeu a emoção ao dedicar a vitória da escola ao mestre Louro, que morreu em março de 2008.

Tenho 44 anos na comunidade do Salgueiro e 23 na bateria. Foi o mestre Louro quem me deu esta oportunidade”, disse ele.Sobre a nota 9,8 que levou de um dos jurados, ele resumiu: “Ninguém ganhou os 40 pontos. Foi uma disputa equilibrada”, falou, se esquecendo da Viradouro, que recebeu quatro notas 10.

 

Apuração

A apuração terminou no final da tarde dequarta-feira (25). A escola somou 399 pontos, contra 398 pontos da Beija-Flor, que ficou em segundo, e 397,9 da Portela, a terceira colocada. A Império Serrano ficou na última colocação, com 390,7, e vai desfilar no grupo de Acesso A no ano que vem.  Confira as notas da apuração no Rio

Promotoria suíça confirma que confissão de Paula não é válida

Justiça do país só considera declarações feitas perante promotor público.

O porta-voz do Ministério Público da Suíça, Rainer Angst, confirmou nesta quinta-feira (26) que a confissão da brasileira Paula Oliveira feita à polícia no dia 13 de fevereiro - dizendo que ela não foi atacada por um grupo de neonazistas - não pode ser utilizada como prova no inquérito aberto contra ela.

A informação tinha sido dada na quarta-feira à BBC Brasil pelo advogado de Paula, Roger Müller. 

"Realmente, como disse o advogado dela de forma resumida, a Justiça suíça só considera válida uma confissão feita perante um promotor público, o que não aconteceu", explicou Angst.  A confissão de Paula foi feita apenas à polícia de Zurique. Segundo o advogado dela, Paula deve prestar novo depoimento à Promotoria ainda nesta semana.  Angst lembrou, no entanto, que o eventual depoimento de Paula não será o único elemento a ser considerado no processo.

"Ela é livre para falar o que quiser, mas as afirmações desta mulher até o momento foram contraditórias. Primeiramente, ela disse ter sido atacada, que estava grávida e que foi ferida por três neonazistas. Depois, ela afirmou que nada disso era verdade."  "Vamos ter de avaliar se o que ela falar no interrogatório coincide com as outras provas que já temos", explicou Angst, referindo-se aos resultados de exames laboratoriais e ginecológicos que indicaram que Paula não estava grávida e que ela mesma poderia ter feito os ferimentos em seu corpo.  "O que queremos é reunir todas as provas e afirmações e tentar chegar a uma conclusão sobre o que aconteceu e quais foram os motivos por trás disso." 

Atenuante

Questionado se a promotoria pode pedir uma avaliação psiquiátrica de Paula, Angst disse que esta é uma possibilidade. 

O porta-voz também explicou que, nos tribunais suíços, uma confissão pode amenizar a pena do acusado, mas não soube dizer se no caso de Paula a confissão seria uma atenuante.  "Neste momento não sabemos nem se ela receberá alguma punição", afirmou Angst, ressaltando que é muito cedo para fazer qualquer previsão do desfecho do caso "que não seja pura especulação".   

GM anuncia perda de US$ 30,9 bilhões em 2008

Montadora havia registrado baixa de US$ 9,6 bilhões no último trimestre. No Brasil, 300 funcionários da empresa entram em licença remunerada.

A General Motors informou nesta quinta-feira (26) que perdeu US$ 30,9 bilhões em 2008, após registrar números vermelhos de US$ 9,6 bilhões no último trimestre do ano. Em 2007, a maior fabricante americana de automóveis teve perdas de US$ 43,3 bilhões.

 

A crise mundial de vendas no setor se traduziu em uma drástica redução dos lucros da GM.

 

“O ano de 2008 foi extremamente difícil para o mercado automobilístico nos Estados Unidos e no resto do mundo, especialmente no segundo semestre. Estas condições criaram um ambiente muito difícil para a GM e outros fabricantes”, disse por meio de um comunicado Rick Wagoner, presidente-executivo da empresa.

 

A divulgação do resultado da montadora aconteceu no mesmo dia em que Wagoner deve se encontrar com membros da força-tarefa dirigida pelo secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e pelo conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Summers.  A GM pediu um total de até US$ 30 bilhões em ajuda do governo norte-americano para sobreviver à queda nas vendas.

 

Licença remunerada A unidade brasileira da montadora norte-americana General Motors (GM) dará, a partir desta quinta, licença remunerada a 300 funcionários efetivos da produção da fábrica de São Caetano do Sul (SP), para retorno no fim de março. Segundo a empresa, a decisão foi anunciada na última sexta-feira (20).

Ainda nesta quinta vencem os contratos de cerca de 600 pessoas de um grupo de 1.633 trabalhadores temporários que estão em licença desde o mês passado.  O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano realiza nesta quinta, nos portões da fábrica, manifestação para reivindicar a renovação dos contratos. Na última sexta-feira (20), em reunião com sindicalistas, executivos do setor de Recursos Humanos informaram que a empresa deve dispensar a maioria dos temporários.

 

“Disseram que o mercado de carros ainda não reagiu o suficiente para manter esse pessoal”, disse o vice-presidente do sindicato, Francisco Nunes. Segundo ele, no máximo 30 pessoas contratadas para a área de manutenção deverão permanecer.  Além dos 600 contratos que vencem nesta quinta-feira, a partir da próxima segunda-feira (2) vencem em média 50 contratos ao dia, até totalizar os 1.633 funcionários que foram selecionados para atuar no terceiro turno de trabalho criado no ano passado, mas suspenso em janeiro. 

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade