
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença em São Paulo nesta semana para a entrega de equipamentos de radioterapia de última geração, um avanço significativo no combate ao câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia, realizada no Hospital Santa Marcelina, na zona leste da capital paulista, reforça o compromisso do governo federal com a saúde pública.
O evento não se limitou à capital paulista, com entregas simultâneas de aceleradores lineares em Fortaleza (CE) e Sinop (MT), além da assinatura para a compra de 20 tomógrafos, sinalizando uma ampla estratégia nacional de descentralização do tratamento oncológico. A iniciativa visa ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera para pacientes em diversas regiões do Brasil, incluindo o interior do Rio de Janeiro, como Rio das Ostras e Macaé, na Região dos Lagos e Norte Fluminense.
Radioterapia: avanço tecnológico no combate ao câncer
Durante seu discurso, o presidente Lula destacou a importância de democratizar o acesso a tratamentos de ponta. Ele comparou o novo aparelho entregue no Hospital Santa Marcelina, um acelerador linear, à tecnologia que utilizou em seu próprio tratamento. "O que está acontecendo hoje é um sonho que acalentamos há muito tempo, que o povo trabalhador tivesse acesso às coisas que todo mundo tem. A máquina que fará radioterapia aqui na zona leste é mais moderna do que aquela que eu fiz minhas 15 sessões em Brasília, que terminei agora pouco", afirmou.
O acelerador linear é considerado uma das opções mais modernas para o tratamento de pacientes com câncer, permitindo maior precisão e eficácia. No Hospital Santa Marcelina, a expectativa é um aumento de 30% nos atendimentos, além de uma drástica redução no tempo de início do tratamento, que deve cair de 45 para apenas 10 dias. Essa agilidade é crucial para o sucesso terapêutico e a qualidade de vida dos pacientes.
Investimento e expansão para todo o Brasil
A entrega em São Paulo faz parte de um pacote maior de 105 aparelhos contratados nos últimos três anos e distribuídos para todos os estados. Desde 2023, o governo federal já contratou 155 aceleradores lineares, com a previsão de entregar 70 equipamentos até 2026, dos quais 44 já foram inaugurados. Essa expansão visa cobrir vazios assistenciais e diminuir a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros.
Além da entrega de equipamentos, o Hospital Santa Marcelina firmou novos convênios com o Ministério da Saúde, garantindo um aporte de R$ 166,7 milhões, destinados principalmente ao atendimento de pacientes oncológicos. A instituição também recebeu a certificação como Hospital de Ensino Nível 1, um reconhecimento de seu papel fundamental na pesquisa e formação de profissionais de saúde.
Descentralização e acesso ampliado
A estratégia de descentralização da radioterapia foi evidenciada pelas entregas simultâneas em Fortaleza (CE), no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) - Hospital Haroldo Juaçaba, e em Sinop (MT), no Hospital Santo Antônio. Este último passará a ser um polo regional de saúde, reduzindo a necessidade de pacientes viajarem longas distâncias para receber tratamento.
O presidente Lula também mencionou o programa "Aqui Tem Mais Especialistas", que leva atendimento médico e odontológico gratuito por meio de vans e carretas para mais perto da população. "O que a gente quer fazer de verdade é dar ao povo brasileiro o respeito que ele tem de ter", completou o presidente, reforçando a visão de um SUS mais acessível e humano para todos os brasileiros, incluindo os moradores da Costa do Sol e do Interior do RJ.
O Rio das Ostras Jornal acompanha as iniciativas que visam fortalecer a saúde pública em todo o país.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!