Defesa Civil de Rio das Ostras monitora áreas de risco após fortes chuvas | Rio das Ostras Jornal

Defesa Civil de Rio das Ostras monitora áreas de risco após fortes chuvas

Passagem de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul deixa Município em alerta máximo

Uma forte chuva atingiu Rio das Ostras no início da noite desta quarta-feira, dia 4. Em apenas duas horas, choveu aproximadamente 91 milímetros, volume equivalente à metade do esperado para todo o mês de fevereiro. Somente no mês de janeiro, o acumulado chegou a 253 milímetros, acima da média histórica. Já nos três primeiros dias de fevereiro, já haviam sido registrados 60 milímetros, o que deixou rios e lagoas saturados e causou, inclusive, o rompimento natural da Lagoa de Iriry, na última terça-feira, dia 3. 

De acordo com o alerta meteorológico emitido pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), recebido nesta quinta-feira, dia 5, o céu permanece nublado a encoberto, com previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em todo o Estado, a qualquer momento do dia. A temperatura máxima prevista é de 34°C na Região Norte, com ventos fracos a moderados, variando de Noroeste a Sudoeste. 

Para minimizar os principais impactos, a Defesa Civil, o SAAE e equipes da Prefeitura atuaram de forma ininterrupta, durante 24 horas, com o uso de máquinas, caminhões, limpeza de sistemas de drenagem, monitoramento das bacias hidrográficas e ações diretas nas vias públicas. O coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, explicou que o grande volume de chuva causou transtornos em diversas áreas do Município. 

“Desde o primeiro momento, nossas equipes estiveram de prontidão para atender às demandas provocadas pelas chuvas. O acumulado em apenas duas horas foi muito elevado e deixou o solo encharcado, por isso qualquer precipitação mais intensa gera impactos significativos”, explicou. 

Em caso de mudança no cenário, a Defesa Civil irá atualizar as informações e emitir novos alertas por meio das equipes de monitoramento do Cemaden-RJ. 

ALERTA - Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), a previsão é de tempo instável até domingo, dia 8. Há possibilidade de pancadas de chuva forte a muito forte, acompanhadas de granizo, raios e rajadas de vento, que podem variar de moderadas (18,5 a 51,9 km/h) a muito fortes (60 a 85 km/h), em Rio das Ostras e Região. 

EMERGÊNCIA - Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, que funciona 24 horas, pelos telefones (22) 2760-8394 (também WhatsApp) ou 199. Para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o número é 192, e para o Corpo de Bombeiros, 193.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade