Saúde de Rio das Ostras credencia Equipe de Consultório na Rua | Rio das Ostras Jornal

Saúde de Rio das Ostras credencia Equipe de Consultório na Rua

Foto: Divulgação

Rio das Ostras consolidou um avanço estratégico na garantia do direito à saúde, oficializando o credenciamento da Equipe de Consultório na Rua (eCR) para atuação no Município. Esta iniciativa integra a Atenção Primária e representa um marco no fortalecimento do cuidado às populações em situação de alta vulnerabilidade social em Rio das Ostras.

Nesta fase inicial, a equipe, que será formada por um psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e médico de família e comunidade, concentra-se no Planejamento Estratégico e Diagnóstico Situacional.

O foco prioritário é a territorialização, o mapeamento detalhado dos fluxos, movimentos e locais de permanência da População em Situação de Rua (PSR). Este levantamento é fundamental para garantir uma abordagem assertiva e a criação de vínculo, elementos essenciais para a eficácia do cuidado in loco.

Para assegurar a integralidade da assistência, a Secretaria reforça a atuação intersetorial. Uma reunião de alinhamento foi realizada com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com o objetivo de consolidar o "Cuidado em Rede", integrando Saúde e Assistência Social. A parceria entre as Secretarias baseia-se em experiências exitosas de ações conjuntas realizadas ao longo de 2025, otimizando recursos e ampliando o suporte social aos usuários.

A eCR inverte a lógica passiva de atendimento. Trata-se de uma estratégia itinerante que leva equipes multiprofissionais ao encontro das pessoas em situação de rua, derrubando barreiras de acesso. Todo o trabalho é fundamentado na política de Redução de Danos. Esta abordagem respeita o contexto de vida do indivíduo, focando na minimização de riscos e na construção conjunta de projetos terapêuticos singulares.

A equipe atua como porta de entrada e ordenadora do cuidado, realizando desde a atenção primária até a articulação com serviços de maior complexidade. Quando necessário, o usuário é direcionado à Rede de Urgência e Emergência (RUE) ou à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), especificamente aos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

Com carga horária mínima de 30 horas semanais, a equipe opera com horários flexíveis, adaptados à realidade da rua (incluindo períodos noturnos e dias variados), realizando o atendimento onde a pessoa em situação de rua esteja, como praças, viadutos ou sob marquises.

CONSULTÓRIO NA RUA - A estratégia Consultório na Rua visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. 

 Ressalta-se que a responsabilidade pela atenção à saúde da população em situação de rua como de qualquer outro cidadão é de todo e qualquer profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo que ele não seja componente de uma equipe de Consultório na Rua (eCR). Desta forma, em municípios ou áreas em que não haja eCR, a atenção deverá ser prestada pelas demais modalidades de equipes da Atenção Básica.

 A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade