Macaé inicia vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir de 10/12 | Rio das Ostras Jornal

Macaé inicia vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir de 10/12

Foto: Divulgação

Confira os locais do imunizante além da Casa da Vacina

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa Municipal de Imunização, inicia nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, a aplicação da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir de 28 semanas de gestação. A ação segue recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e tem como objetivo ampliar a proteção dos recém-nascidos contra formas graves da doença.

O imunizante VSR A e B (recombinante), inativado, é composto por dose única, sendo administrada a cada gestação. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas, sem necessidade de intervalo entre elas. Não há limite máximo de idade gestacional — apenas as gestantes em trabalho de parto não devem receber a dose.

O principal objetivo da vacina VSR é proteger os bebês, principalmente os menores de 6 meses, que têm maior risco de desenvolver formas graves da infecção pelo vírus sincicial respiratório. A proteção ocorre por meio da transferência de anticorpos da mãe para o bebê via placenta.

A coordenadora do Programa de Imunização, Lorrainy Fagundes explica que a vacinação materna assegura proteção ao bebê por meio da transferência de anticorpos via placenta, oferecendo segurança nos primeiros seis meses de vida, período de maior risco para infecções graves, como bronquiolite e outras doenças respiratórias causadas pelo vírus.

Para receber a dose, é necessário apresentar o cartão da gestante e o CPF, documentos que garantem o registro correto da imunização e conferência da idade gestacional.

Imunização

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2024, foram notificados 179.465 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) hospitalizados no país. Desses, 48% tiveram identificação de vírus respiratórios.

Entre eles, 27.037 casos foram atribuídos ao VSR, representando 31% do total de SRAG com vírus identificado. A faixa etária mais afetada é a de crianças menores de 2 anos (22.940 casos), especialmente bebês com menos de 6 meses, que somam 15.702 registros.

Para Lorrainy, os números reforçam a relevância da imunização materna como estratégia para reduzir internações e complicações associadas ao VSR. Além da vacina VSR, é fundamental manter atualizadas as demais vacinas recomendadas durante a gestação: COVID-19, Hepatite B, dTpa e Influenza.

As gestantes podem se vacinar nos seguintes locais:

* Casa da Vacina

Rua Compositor Benedito Lacerda, 267 – Imbetiba (próximo ao Forte Marechal Hermes)

* Sala de Vacina do Pronto-Socorro do Aeroporto

Rua Professor Valdir Celem, 127-163 – Parque Aeroporto

* UBS Novo Cavaleiros

Endereço: Rua Vênus, 49

* UBS Lagomar

Endereço: Av. Dr. Pery Gonçalves Santos, 784

* ESF Barra Brasília

Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, 940

* ESF Malvinas B

Endereço: Rua Maria José Mahon Santos, s/n

* ESF Trapiche - após as 12 horas do dia 10/12.

Rua Comandante Gerson, s/nº – Trapiche

Consulte os horários de atendimento de cada unidade no site: https://macae.rj.gov.br/orgaosmunicipais/unidades/tipo/saude.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade