Rio das Ostras, uma cidade de Marias, Joões e Silvas: IBGE lança nova edição do Nomes do Brasil | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras, uma cidade de Marias, Joões e Silvas: IBGE lança nova edição do Nomes do Brasil

Foto: Angel Morote

Cerca de 13 pessoas a cada 100 possuem o sobrenome Silva na cidade. Site lançado hoje, dia 4, pelo IBGE traz os nomes mais frequentes no Brasil, atualizados pelo Censo Demográfico 2022

A cidade de Rio das Ostras já conhece os nomes mais comuns de seus moradores: entre as mulheres, Maria; entre os homens, João. Já o sobrenome mais utilizado é Silva. As informações foram divulgadas hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da publicação Nomes no Brasil com o levantamento de nomes mais frequentes no País, atualizados pelo Censo Demográfico 2022. Apesar de pouco expressivos, após 2010, nomes como Davi, Bernardo, Laura, Helena e Heitor começaram a ser mais adotados. A consulta por nome pode ser feita no site https://censo2022.ibge.gov.br/nomes.

No ranking geral do município estão nas primeiras colocações: Maria (3,78%), Ana (2,11%), João (1,49%), José (1,24%) e Carlos (0,99%). Já nos sobrenomes, Silva aparece em primeiro para 21 mil pessoas. Logo em seguida estão: Santos com 11,4 mil, Souza (8,5 mil), Oliveira (7,9 mil), Pereira (4,3 mil).

Por sexo, cerca de 5,8 mil mulheres se chamam Maria e 2,3 mil homens, João. Para elas, aparecem ainda no top 10: Ana (3,2 mil), Julia (652 pessoas), Juliana (579), Mariana (532), Marcia (528), Fernanda (515), Alice (510), Adriana (488) e Patrícia (486). Para eles, José (1,9 mil), Carlos (1,5 mil), Pedro (1,3 mil), Paulo (1,2 mil), Luiz (1,2 mil), Lucas (1,1 mil), Gabriel (1,1 mil), Marcos (1 mil) e Antônio (862).

Na cidade, entre 2010 e 2019, começam a aparecer no ranking dos dez primeiros nomes como Miguel (idade média de 9 anos), Davi (idade média de 9 anos), Bernardo (idade média 7 anos) e Enzo (idade média 7 anos). Já a partir de 2020 aparecem: Laura (idade média de 7 anos) e Helena (idade média de 5 anos).

NO ESTADO

No ranking geral do Estado estão nas primeiras colocações: Maria (4,64%), Ana (2,16%), José (1,57%), João (1,48%) e Carlos (1,07%). Já nos sobrenomes, Silva aparece em primeiro para 2,5 milhões de pessoas. Logo em seguida estão: Santos com 1,3 milhão, Oliveira (925 mil), Souza (864 mil), Ferreira (466 mil).

Contrariando o primeiro lugar do Estado com o nome José, em alguns municípios o principal nome masculino é João. Entre elas estão: Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Silva Jardim, Macaé, Carapebus, São Francisco do Itabapoana, São João de Meriti, Niterói, Petrópolis, Maricá, Rio Bonito e Cachoeira de Macacu.

SITE

O site organiza as informações por gênero, período de nascimento da pessoa e letra inicial. Rankings de nomes e sobrenomes também podem ser gerados de acordo com o local selecionado pelo usuário: Brasil, unidades da federação ou municípios. Ao clicar em cada nome registrado, é possível saber o número total de pessoas registradas e a concentração de registros por localidade, além de uma linha do tempo mostrando a frequência de registros por década. O IBGE também oferece o cálculo da idade mediana para cada um dos nomes próprios. Ao mesmo tempo, é possível navegar pelo mapa e descobrir os nomes e sobrenomes mais comuns nos respectivos países.

O novo site também conta com uma aba dedicada a fatos e curiosidades sobre o estudo dos nomes próprios, a Onomástica, em que o usuário pode explorar diversos aspectos que ressaltam a dinâmica cultural refletida em nomes e sobrenomes, assim como compreender melhor o que o sistema de nomeação e os nomes utilizados podem revelar sobre uma sociedade, especialmente quando analisados ou comparados ao longo do tempo e espaços territoriais.

A PESQUISA

O projeto Nomes no Brasil tem por base as listas de moradores dos domicílios em 1º de agosto de 2022, data de referência do Censo 2022. Foram registrados, em dois campos distintos, o nome e o sobrenome completo de todos os moradores do domicílio informados pelo entrevistado na data de referência. Ressalta-se que, para fins de divulgação, do campo ‘nome’ considerou-se apenas o primeiro nome informado e, para o campo ‘sobrenome’ foi feita uma frequência dos sobrenomes, não importando a ordem em que foram registrados.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade