As inscrições online para o evento gratuito estão abertas ao público.
Como tema ‘20 anos do Decreto 5.626/2005 - A Educação de
Surdos no Município de Macaé/RJ’, a Secretaria Municipal de Educação, por meio
da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão e da Coordenação de Educação
Bilíngue de Surdos, realizará o ‘I Seminário de Educação Bilíngue de Surdos’,
no próximo dia 27 (quinta-feira), às 9h, no Auditório Cláudio Ulpiano, Cidade
Universitária. Esse decreto federal garante a surdos acesso à comunicação e à
educação inclusiva em instituições de ensino em todos os níveis.
As inscrições para o seminário devem ser feitas, até o
horário de credenciamento (das 9h às 9h30), por meio do link https://docs.google.com/forms/d/1KsZr9iy2zbh_liZjy6QkYwcz0DqJigDN2Qia_72ntCA/edit,
onde há tradução desta matéria em Libras. Haverá emissão de certificado aos
participantes. O público-alvo do seminário são professores, gestores,
pedagogos, membros das equipes da Secretaria Municipal de Educação, comunidade
de surdos e sociedade civil. O evento é gratuito e aberto ao público.
A coordenadora de Diversidade e Inclusão, Maria Nelita Araujo, destaca a
importância do Decreto 5.626/2005, que regulamenta a educação de surdos em
escolas bilíngues.
“Faremos uma linha histórica da educação de surdos em Macaé, desde a transição
da escola especial até o modelo inclusivo atual. Macaé comemora os 20 anos da
legislação de amparo de direitos, com muito orgulho do trabalho que vem
realizando”, disse.
“O objetivo do evento é trazer reflexão e diálogo sobre a educação bilíngue de
surdos, suas metodologias, estratégias e materiais didáticos. O foco principal
deste primeiro simpósio é tratar a importância do ensino de Língua Portuguesa
como segunda língua (L2), refletir sobre como está sendo feito e como precisa
ser feito para que haja sucesso, com melhor aproveitamento e aprendizado pelos
alunos surdos. A Mesa 1 abordará a história da educação de surdos em Macaé,
desde a escola especial até as escolas inclusivas. Já a Mesa 2 dará enfoque às
metodologias para o ensino de Língua Portuguesa apropriado aos surdos”,
salienta o coordenador de Educação Bilíngue de Surdos de Macaé, Wellington
Marques.
Ele informou que durante o evento serão apresentados os prontos principais de
uma minuta que deverá se tornar um projeto de lei para a educação bilíngue de
surdos no município. O coordenador frisa ainda que ex-alunos da Rede Municipal
de Ensino e do Instituto Federal Fluminense (IFF/Macaé) darão depoimentos sobre
suas experiências nos moldes em que a educação foi oferecida a eles.
O ‘I Seminário de Educação Bilíngue de Surdos’ recebe a colaboração do Núcleo
de Educação Bilíngue de Surdos e apoio institucional do IFF/Macaé; da Comissão
Permanente Acessível e Inclusiva (CPAI) do Centro Multidisciplinar Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé) e do CFCG.
Programação
Das 9h às 9h30 - Credenciamento e das 9h30 às 10h20 - Cerimônia de Abertura com
a participação do secretário Municipal de Educação, Mathias Mendes; do
secretário executivo de Educação Básica, Adalmir Cardoso; da secretária
municipal de Ensino Superior, Iza Vicente; da superintendente Pedagógica,
Balade Ayala; da coordenadora de Diversidade e Inclusão, Nelita Araujo; do
supervisor de Ensino, Marcus Vinícius, da representante do CPAI – CM UFRJ/Macaé,
Cherrine Pires; da Diretora IFF/Macaé, Aurea Yuki; do Presidente do Centro de
Surdos de Macaé (Cesma), Dalbi Macedo, e do coordenador de Educação Bilíngue de
Surdos, Wellington Marques.
Das 10h20 às 12h - Mesa 1, com o tema ‘Panorama da Educação de Surdos na Rede
Municipal Ensino de Macaé’. Palestra ‘Transição da Escola Especial de surdos ao
modelo de Educação Inclusiva’, ministrada pela coordenadora de Diversidade e
Inclusão, Maria Nelita Araujo; palestra ‘A Educação Infantil e Ensino
Fundamental I’, com a professora de Libras Verônica Rodrigues, e palestra
‘Ensino Fundamental II e a atuação do Professor Tradutor Intérprete de Libras’,
com a Mestra Tradutora e Intérprete de Libra, Cristiane Dantas.
Das12h às 13h30 - Intervalo
Das 13h30 às 16h – Mesa 2, com o tema ‘Alfabetização e o Ensino – Libras como
língua de instrução L1 e Língua Portuguesa (L2) escrita’. Palestra ‘Desafios da
Alfabetização de surdos nos anos iniciais’, ministrada pela professora Isabel
Cristina Meirellis; ‘Desafios do Ensino de LP no Ensino Fundamental II (L2) em
sala Regular’, com a professora de Língua Portuguesa Especialista em
Neuropsicopedagogia, Patrícia Soares; ‘Sala Bilíngue no Ensino Médio Técnico
Integrado do IFF/Macaé, com o Mestre Tradutor Intérprete de Libras, Felipe Giraud;
‘Experiências surdas na educação de Macaé’, por ex-alunos surdos das escolas
públicas locais e ‘Minuta – Proposta de Lei Municipal para a Educação Bilingue
de Surdos de Macaé’, com o professor Especialista Tradutor Intérprete de
Libras, Wellington Marques.

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