Funcionário público é preso em flagrante por lavagem de dinheiro em Macaé | Rio das Ostras Jornal

Funcionário público é preso em flagrante por lavagem de dinheiro em Macaé

PF apreendeu 14.200 reais e 600 dólares. Divulgação / PF

Com ele, foram apreendidos uma grande quantidade de dinheiro em espécie e pistola; operação da PF cumpriu outros cinco mandados de busca e apreensão

Rio - A Polícia Federal (PF) prendeu um funcionário público em flagrante por lavagem de dinheiro, em Macaé, Norte Fluminense, na manhã desta terça-feira (18). Durante as buscas em sua residência foram apreendidos também R$ 14.200, 600 dólares e uma pistola registrada.

Segundo a PF, a prisão faz parte da Operação Hybris, que tem como objetivo apurar os crimes de corrupção passiva e fraude em licitações e contratos públicos da área de saúde, assinados pela Prefeitura de Carapebus, também na região Norte do estado.

Ainda de acordo com a corporação, os agentes da delegacia de Macaé (DPF/MCE) cumpriram seis mandados de busca e apreensão na ação de hoje, sendo cinco deles em Casimiro de Abreu e um em Macaé.

As investigações apontam que, em novembro de 2020, um servidor público do setor de licitações da Prefeitura de Carapebeus, na região Norte do Rio, buscou obter vantagem ilegal a empresários que possuíam contratos e que participavam de licitações abertas pelo município.

Há indícios de que, em dezembro de 2020, houve modificações de planilhas de preços para direcionar as licitações aos representantes dessas empresas a quem o servidor investigado havia solicitado propina, o que compromete a competitividade da disputa.

A análise de dados financeiros dos envolvidos também indicou movimentações incompatíveis com a renda declarada de pessoa ligada ao servidor, com pequenos recebimentos em espécie e transferências entre contas, totalizando 300.000 reais entre janeiro e julho de 2024.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e fraude à licitação, e as investigações seguem em andamento “até porque outros fatos foram revelados durante o cumprimento dessa medida”, explica o delegado da PF Luiz Carlos Junior.

A operação foi deflagrada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF).

O Dia

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade