Defesa Civil de Rio das Ostras entra em Estado de Atenção devido à passagem de ciclone extratropical | Rio das Ostras Jornal

Defesa Civil de Rio das Ostras entra em Estado de Atenção devido à passagem de ciclone extratropical

Defesa Civil de Rio das Ostras reforça ações preventivas e orienta 
moradores sobre riscos de ventos fortes e ressaca no fim de semana.

Órgão mobiliza equipes e alerta população para riscos de ventos fortes, chuvas e ressaca no mar durante o fim de semana

A Defesa Civil de Rio das Ostras declarou Estado de Atenção a partir das 18h desta sexta-feira, 7, até as 21h de domingo, 9, em razão do risco moderado de chuvas e ventos fortes provocados pela passagem de um ciclone extratropical. O órgão está em comunicação com as secretarias municipais e organiza uma mobilização preventiva para garantir resposta rápida e integrada durante todo o fim de semana.

De acordo com as previsões meteorológicas, a partir da noite desta sexta-feira o município poderá registrar chuva moderada, ventos acima de 70 km/h e ressaca no mar, com ondas superiores a 3 metros de altura.

O coordenador da Defesa Civil, Edimilson Silva Martins, explicou que a combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação de um ciclone extratropical vindo da Região Sul do país cria condições favoráveis para tempestades severas e rajadas de vento intensas.

“Nesta sexta-feira, participamos de uma reunião com as Defesas Civis de todo o Estado para o alinhamento das ações preventivas diante das condições meteorológicas previstas. É fundamental que a população siga as orientações da Defesa Civil”, destacou o coordenador.

Durante o período de instabilidade, a Defesa Civil orienta que os moradores evitem áreas arborizadas, não estacionem veículos sob árvores e recolham objetos soltos em varandas e quintais. Em caso de tempestades com raios, recomenda-se não permanecer em áreas abertas, não tocar em estruturas metálicas ou na água e evitar atravessar locais alagados. Caso um fio energizado caia sobre o veículo, o motorista deve permanecer dentro do carro e acionar o Corpo de Bombeiros.

Com o mar agitado, a população deve evitar o banho, atividades náuticas e permanência em mirantes ou locais próximos à orla. Também é desaconselhada a navegação e o socorro de vítimas sem plenas condições de segurança.

A Defesa Civil reforça que a atenção e a prevenção são fundamentais para reduzir riscos e preservar vidas.

Em caso de emergência, os contatos disponíveis são:
Defesa Civil: (22) 2760-8394 (também WhatsApp) ou 199
SAMU: 192
Corpo de Bombeiros: 193

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade