Alckmin diz que escolha de Marco Rubio como porta-voz dos EUA não prejudica Brasil nas negociações | Rio das Ostras Jornal

Alckmin diz que escolha de Marco Rubio como porta-voz dos EUA não prejudica Brasil nas negociações

(Agência bRasil)

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou neste domingo (12) que a escolha do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, como principal porta-voz nas negociações sobre a redução de tarifas não representa prejuízo para o Brasil.

Marco Rubio chegou a desmarcar reuniões com autoridades brasileiras para se encontrar com o deputado Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos e defende a imposição de tarifas e outras sanções em função do julgamento por tentativa de golpe do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Interessante para você

Questionado sobre o impasse, Alckmin disse que “não acredita” que isso trará algum desafio ao governo brasileiro.

“Porque a orientação do presidente Trump foi muito clara: nós queremos fazer um diálogo e ter entendimento. E o Brasil sempre defendeu isso. O diálogo e a negociação. Podemos fazer um avanço importante. E já avançamos bastante”, declarou o presidente em exercício.

Alckmin citou avanços concretos nas negociações, como a retirada da celulose das tarifas, a manutenção da madeira serrada e macia com tarifa de 10%, e a redução de impostos sobre armários, sofás e móveis, que caíram de 50% para 25%. “O que nós precisamos é avançar mais depressa”, completou.

Sobre a ligação entre o presidente Lula e Donald Trump na última segunda-feira (6), Alckmin contou que o petista solicitou que, enquanto os países negociam, a sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros fosse suspensa.

 “O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi que enquanto a gente negocia, suspenda os 40% [de sobretaxa]. Esse foi o pleito. E aí a gente passa a um ganha-ganha”, explicou.

Alckmin ressaltou ainda o potencial de parceria entre Brasil e Estados Unidos: “Nós temos 4.000 empresas americanas no Brasil trabalhando, ganhando dinheiro, gerando emprego. O Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo, é o sétimo país mais populoso do mundo, é o quinto e maior em extensão territorial. Então, tem muita oportunidade de parceria aqui”, concluiu.

JP

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade