Prefeitura do Rio inaugura academia para formar guardas municipais que trabalharão armados | Rio das Ostras Jornal

Prefeitura do Rio inaugura academia para formar guardas municipais que trabalharão armados

Academia da Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio 
foi inaugurada nesta terça (2. )Érica Martin/Agência O Dia

Primeira turma, com 282 alunos, tem previsão para começar a atuar nas ruas em janeiro do ano que vem

Rio – A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (2), a Academia de Formação de Agentes da Divisão de Elite da Guarda Municipal, também chamada de Força Municipal. O espaço, de 3.600 m², está situado na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Irajá, na Zona Norte, de onde sairão guardas treinados e preparados para trabalharem armados pelas ruas da cidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Equipada com estrutura de treinamentos prático e teórico, ambos obrigatórios para a formação, a academia conta com 12 salas de aula, cinco dojôs, vestiários, refeitórios e um estande de tiro de última geração. A primeira turma, composta por 282 alunos, passará por uma carga de 440 horas com instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da PRF. Dentre as disciplinas aplicadas no curso, estão armamento, munição e tiro; técnicas de abordagem e de defesa policial; e gerenciamento de crises a treinamento com câmeras corporais.

O planejamento é que os agentes se formem na primeira semana de novembro. Já o patrulhamento armado nas ruas está previsto para começar em janeiro do ano que vem.

“Eu sempre defendi a criação de uma divisão de elite bem treinada, equipada, bem remunerada e armada para apoiar o papel do estado na segurança pública. Com foco nas áreas com maior incidência de roubos e furtos”, afirmou Eduardo Paes no discurso de inauguração.

De acordo com a Prefeitura, o trabalho de “enfrentamento de delitos urbanos, especialmente roubos e furtos” dos agentes se dará de modo preventivo e ostensivo em áreas de grande circulação, como vias públicas, praças e estações de transporte coletivo.

Desta forma, eles não participarão de ocorrências encaminhadas pelo 190 ou 1746; operações de combate ao crime organizado; investigações criminais; e fiscalizações de ordem pública ou controle de multidões.

Ainda segundo a administração municipal, o modelo de gestão dos agentes é baseado em um sistema de gerenciamento policial de dados, desenvolvido pela Polícia de Nova York. A partir de relatórios, o prefeito se reunirá regularmente com a cúpula da Divisão de Elite da corporação e com gestores municipais para debater problemas prioritários e definir estratégias de controle.

 “Estamos estabelecendo um novo modelo de formação das guardas municipais, trazendo a expertise e a experiência da PRF e da Senasp para o treinamento dos alunos”, disse o ministro Ricardo Lewandowski.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade