Jovens pesquisadores do Rio de Janeiro serão diplomados como membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências | Rio das Ostras Jornal

Jovens pesquisadores do Rio de Janeiro serão diplomados como membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências


Solenidade acontecerá em 16 de setembro na sede da entidade

Para valorizar e reconhecer jovens cientistas que vêm se destacando no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realiza a cerimônia de diplomação de seus novos membros afiliados da região. O evento acontece em 16 de setembro, a partir das 14h, no Auditório da ABC, no centro do Rio de Janeiro. A solenidade poderá ser acompanhada pela imprensa mediante credenciamento.

A diplomação como membro afiliado da ABC é uma distinção a jovens pesquisadores com até 40 anos que se destacam por suas trajetórias e projetos científicos. Os candidatos são indicados e eleitos pelos membros titulares da Academia e permanecem por cinco anos como integrantes da entidade.

Durante a cerimônia, os novos afiliados Diana Sasaki Nobrega (UERJ, Ciências Matemáticas), Luiz Eduardo Baggio Savio (UFRJ, Ciências da Saúde), Mariana Lima Boroni Martins (INCA, Ciências Biomédicas), Tatiana Maron Gutierrez (Fiocruz, Ciências Biomédicas) e Vanessa do Nascimento (UFF, Ciências Químicas) irão falar sobre seus atuais projetos de pesquisa e responderão a questionamentos do público.

A abertura da cerimônia terá a participação da vice-presidente regional da ABC, Patrícia Bozza, e da diretora da ABC, Débora Foguel. Haverá ainda uma palestra magna de Thereza Christina Barja Fidalgo (UERJ), membro titular da Academia. Confira a programação completa aqui.

Conheça os novos afiliados da ABC – Região Rio de Janeiro:

Diana Sasaki Nóbrega (UERJ) – Professora da UERJ, atua em matemática combinatória, com foco em problemas de teoria dos grafos aplicados a desafios reais, como rotas de transporte e alocação de professores. É formada em matemática pela UFRJ, com mestrado e doutorado na Coppe/UFRJ e estágio no Laboratório G-SCOP (França), além de pós-doutorado na UFRJ e na Universidade Paris-Dauphine. Além da pesquisa, se dedica à formação de professores e à divulgação científica, motivada pela paixão por ensinar.

Luiz Eduardo Baggio Savio (UFRJ) – Professor do Instituto de Biofísica da UFRJ, pesquisa mecanismos de sinalização imunológica em doenças inflamatórias e infecciosas que afetam o sistema nervoso central, como zika e Covid. Formado em Ciências Biológicas pela PUC-RS, com mestrado em Bioquímica pela UFRGS e doutorado em Imunologia na UFRJ, incluindo estágio na Escola de Medicina de Harvard, investiga alvos terapêuticos para reduzir danos e sequelas dessas doenças. Seu trabalho busca inovações que melhorem a qualidade de vida dos pacientes e ampliar o impacto social da ciência no Brasil.

Mariana Lima Boroni Martins (Inca) – Pesquisadora do Instituto Nacional de Câncer (Inca), atua com bioinformática aplicada à oncologia, analisando grandes volumes de dados moleculares para desenvolver terapias personalizadas e apoiar a medicina de precisão. Formada em Bioquímica pela UFV, com mestrado na mesma instituição, doutorado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG e pós-doutorado na Universidade Ludwig-Maximilians de Munique (Alemanha), também realizou estágio no National Institutes of Health (EUA). Sua trajetória é marcada pela experiência pessoal de ter superado um câncer na adolescência, que a inspirou a dedicar sua carreira à pesquisa sobre a doença.

Tatiana Maron Gutierrez (Fiocruz) – Biomédica e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), investiga inflamações neurológicas e busca estratégias de neuroproteção contra doenças infecciosas e disfunções cerebrais agudas, incluindo o uso de células-tronco. Formada em Biomedicina pela UFRJ, com mestrado e doutorado na mesma instituição, realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Toronto (Canadá) e pós-doutorado na Fiocruz, em parceria com a Universidade de Utah (EUA). Sua trajetória inclui pesquisas em doenças pulmonares e, mais recentemente, em processos neurodegenerativos e seus impactos no comportamento e na cognição.

Vanessa Nascimento (UFF) – Química e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisa compostos de selênio e suas aplicações no desenvolvimento de novos tratamentos para tuberculose, doença de chagas e esporotricose. Natural do Rio Grande do Sul, formou-se em Química Industrial pela UFSM, fez mestrado e doutorado na UFSC, com período de doutorado-sanduíche na Universidade de Perúgia (Itália). À frente do laboratório SupraSelen, também atua na divulgação científica e na formação de alunos, conciliando carreira e maternidade com a missão de transformar vidas por meio da ciência.

SERVIÇO
Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC – Regional Rio de Janeiro
Data: 16 de setembro, às 14h
Local: Auditório da Academia Brasileira de Ciências
Endereço: Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º andar, Rio de Janeiro-RJ

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade