3º Encontro Mentalidades Matemáticas reúne 250 profissionais da educação no Rio de Janeiro | Rio das Ostras Jornal

3º Encontro Mentalidades Matemáticas reúne 250 profissionais da educação no Rio de Janeiro

Jack Dieckmann, diretor do Centro de Pesquisas 
Youcubed da Universidade de Stanford

De sexta (19) a domingo (22), professores, gestores e pesquisadores vão discutir estratégias para o ensino da Matemática; Jack Dieckmann (Stanford) participa do evento

Inteligência artificial no ensino da Matemática e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em sala de aula são temas do 3º Encontro Mentalidades Matemáticas (EMM). Realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, o evento reunirá, de sexta-feira (19) a domingo (21), 250 professores, gestores e pesquisadores para discutir o ensino e a aprendizagem da Matemática no país.
 

Promovido pelo Instituto Sidarta, o Encontro tem como objetivos fortalecer a comunidade que pesquisa a abordagem Mentalidades Matemáticas (MM), promover a produção de conhecimento baseada na prática e disseminar a cultura de troca e de investigação na comunidade de praticantes de MM. Desenvolvida pela professora da Universidade de Stanford Jo Boaler, a abordagem propõe estratégias inovadoras para tornar a Matemática mais acessível, inclusiva e significativa para todos os estudantes.

“Na era da inteligência artificial, assegurar que cada jovem brasileiro tenha acesso à matemática é um chamado urgente. Este encontro celebra e fortalece a comunidade de educadores que, nos cantos mais distantes do país, já transformam a sala de aula em espaço de possibilidades. Unidos, podemos acelerar essa mudança e garantir que todos tenham as ferramentas necessárias para sonhar, criar e liderar o futuro”, afirma Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

Entre os destaques da programação, está a mesa-redonda que contará com a participação de Jack Dieckmann, diretor do Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford. Dieckmann acompanha a aplicação da abordagem Mentalidades Matemáticas no Brasil pelo Instituto Sidarta. Em nove anos, o programa formou 10 mil docentes — por meio de materiais didáticos, livros e cursos — alcançando mais de 1,6 milhão de estudantes em quase 30 cidades, como Vespasiano (MG), Teresina (PI) e São Paulo (SP). O Rio de Janeiro e mais de 10 cidades de Mato Grosso do Sul estão em processo de implementação.

Entre os resultados mais expressivos no Brasil, está o Curso de Férias de dez dias, em Cotia (SP), para alunos de escolas públicas de 4º e 5º anos, responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).

Nesta edição, o Encontro contará com oficinas, minicursos e grupos de trabalho em que serão apresentados relatos de experiência e resultados de pesquisas. Haverá ainda a exibição do documentário “Counted Out” (“Excluídos pela Matemática”, em tradução livre), dirigido por Vicki Abeles. A obra provoca reflexões sobre a importância da matemática na sociedade e os desafios enfrentados na educação da disciplina. As atividades estão divididas em dois locais. Na sexta-feira (19), vão ocorrer no Colégio Pedro II, na Tijuca, e no fim de semana serão na Escola Eleva, em Botafogo. Confira aqui a programação.

 O 3º Encontro Mentalidades Matemáticas é uma realização do Instituto Sidarta e do Colégio Pedro II, com apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Escola ElevaIMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e Firjan.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade